Ketu nos Signos- Parte 2

Ketu nos signos parte 2

Publicamos a descrição dos efeitos gerais da colocação de Ketu nos signos Leão, Virgem, Balança e Escorpião.

Ketu no Signo Leão

Quando Ketu está colocado no signo Leão está em signo inimigo. Assim, embora possa experienciar algum tipo de fama ou de papel central (no desporto, na moda, no cinema,  na política, etc.)  esta pode ser incoerente ou fruto de alguma ilusão. Por um lado, o nativo pode passar a imagem de grande autoconfiança  e a  sua vida pode passar-se no meio de papeis de grande visibilidade,  com a vida amorosa,  envolvimento em festas, jogo, etc., com visibilidade pública mas a idealização poética e muitas vezes ilusória  que estas pessoas tendem a produzir conduz a uma vida amorosa excêntrica e insatisfatória. O mesmo acontece quando têm papeis na política: o seu comportamento é inconsistente e rapidamente cansa o nativo que acaba por abandonar essas ligações.

Porém, quando o Sol é forte, pode haver uma dimensão artística capaz de alcançar grande sucesso, no mundo da moda, do cinema e teatro, no plano literário. Nestas áreas a fama pode surgir de forma vigorosa. e o nativo pode mostrar grande talento. Porém todo o sucesso e fama que alcançar será percecionado como não sendo realmente importante. Apesar disso, podem alcançar fama e sucesso com grande facilidade embora não vejam isso como algo importante nas suas vidas.

A presença de Ketu no signo Leão obscurece a luz solar e a sua inteligência superior, obscurece a criatividade  e a fé na capacidade de canalizar sabedoria divina através da expressão solar. Porém, Ketu no signo Leão indica maestria em tudo o que é criativo pois no passado o nativo atingiu esse saber. Na vida atual usa essas competências para alcançar o que pretende. Mas Ketu traz para a vida da pessoa experiências tão estranhas que a levam a afastar-se disso que deseja. Por ex., na vida amorosa pode fazer com que  se relacione com alguém que se torna perseguidor obsessivo, ou tenha comportamentos tão estranhos que transformam a atração em aversão.  E o mesmo acontece com os temas habituais significados pelo signo Leão: de cada vez que se envolve em experiências como a representação dramática, a política, o desporto, as coisas correm de tal modo que geram insatisfação e acabam por provocar o abandono por parte do nativo. Simbolicamente, isso acontece porque a pessoa revela ainda um forte apego aos ambientes da sua vida passada e Ketu obriga-o a desligar-se de tudo isso.

Ketu desliga a pessoa de tudo o que é a existência material  a menos que esteja em aspeto ou conjunção com outro planeta.

No signo Leão Ketu torna o nativo impulsivo e muitas vezes zangado, indeciso, cheio de dúvidas acerca de tudo e com medo de venenos , répteis, etc. É pouco social e pouco conversador.. Não se envolve verdadeiramente com o que se passa à sua volta.

A educação superior pode sofrer quebras ou não ser completada. A relação com os filhos pode ser difícil  e o mesmo acontece na relação com o pai. Estas pessoas têm talentos artísticos, administrativos e de gestão inatos. Podem também ser bastante egoístas, orgulhosas e ciumentas. Quando existem filhos, pode haver problemas com estes . A saúde dos filhos pode não ser boa ou pode acontecer que haja infelicidade a partir dos filhos. Quando há aspetos benéficos para Ketu no signo Leão, como o aspeto de Júpiter, o nativo pode ser bastante espiritual e/ou religioso. Apesar de poderem alcançar posições elevadas na vida, esta também trará flutuações.

A posição de Ketu no signo Leão pode indicar problemas de estômago e/ou na coluna. Sendo um signo de Fogo, o signo Leão com a presença de Ketu pode aumentar a agressividade do nativo e isso causa tensão que acaba por se fazer sentir em problemas no estômago.

Ketu no Signo Virgem

Quando está colocado no signo Virgem Ketu mostra uma área de vida em que o nativo aceita, sem fazer nada para os impedir, os conflitos e argumentações, litígios, divórcio, doença, abuso e exploração. A energia de Ketu é inerte, não tem poder para se transformar por isso, Ketu limita-se a «testemunhar» todas estas áreas que também podem incluir ambientes poluídos e maus tratos a pessoas e animais. Não reage e, passivamente, pactua com estas realidades, com as quais está familiarizado desde o passado. Algum apego a estas realidades explica a sua permanência, nesta vida,  nos mesmos ambientes e relacionamentos mas sem que haja um verdadeiro envolvimento da sua parte neles.

Os nativos com Ketu no signo Virgem trazem para esta vida competências muito apuradas de pensamento crítico e analítico e são excelentes argumentadores. Mas o exercício dessas competências não lhes traz satisfação por isso estas competências podem ser  ignoradas por estas pessoas por não as considerarem importantes.  Podem igualmente ser excelentes a fazer diagnósticos médicos, quando é essa a sua profissão mas, mais uma vez, o reconhecimento dessas capacidades não é valorizado por estas pessoas.

A análise dos efeitos de Ketu, tal como sucede com os de Rahu, deve considerar, em primeiro lugar, a posição por casa como mais importante e, seguidamente, deve atender à posição e força de Mercúrio , regente de Virgem e dispositor de Ketu e que indicará as áreas em que Ketu não terá interesse em argumentar, discutir, etc..

Porque Ketu representa o karma que o nativo traz do passado para esta vida, para se libertar dele, é frequente que estas pessoas lidem profissionalmente com pessoas de classes sociais não privilegiadas, ou com problemas de dependência de drogas ou álcool, ou mentalmente instáveis, exploradas ou abusadas ou, pelo contrário, com exploradores e abusadores, traficantes de pessoas, animais ou drogas, com pessoas que vivem em guerra ou zonas de conflito, etc.

Ao nível do pensamento, embora possam ter boas capacidades analíticas, tendem a perder-se no meio dos pormenores e podem ser pouco consistentes ao nível do verdadeiro saber. Podem ter sido pensadores muito capazes no passado e a ligação que ainda têm com isso pode levá-los a adotar papeis semelhantes nesta vida embora a insatisfação que sentirão ao repetir estas  experiências acabe por orientá-los para os significados representados por Rahu.

Ketu não está mal colocado no signo virgem, uma vez que a sua relação com Mercúrio não é  de inimizade. Quando Ketu está aqui colocado, o nativo pode procurar aplicar o perfecionismo do signo Virgem ao seu desenvolvimento espiritual. Mas pode, por vezes, confundir a conceptualização com a meditação, ficando-se por uma abordagem superficial da espiritualidade,

Virgem é um signo de terra, prático e associado ás rotinas do quotidiano, ao suporte da vida terrena que tem que alimentar o corpo e manter a saúde, ao mesmo tempo que se serve da lógica para resolver os problemas que criam obstáculos  à existência de todos os dias. Simboliza portanto a ligação entre o nativo e as recursos  necessários para manter a vida terrena através do seu esforço e do seu trabalho. Mas, justamente, Ketu  é a energia que quer cortar todas essas ligações por isso a sua posição no signo virgem não é a mais calma para a energia de Ketu. Ketu tem dificuldade em adotar uma postura de meditação. Assim, os nativos podem sentir-se confusos e sentir frustração por não sentir desejo de racionalizar mas também não lhes  ser fácil meditar. Assim, podem adotar uma postura muito crítica. Se, no entanto, Mercúrio estiver forte a pessoa pode ser genial em termos de inteligência analítica, amplificando as qualidades de Mercúrio. Pode ser brilhante na litigação de tribunal, na filosofia e na matemática.  Quando, pelo contrário, Mercúrio está debilitado, o pensamento destas pessoas pode ser muito confuso e sem atenção aos pormenores que escapam à análise

Ketu no Signo Balança

Quando Ketu está  colocado  no signo Balança separa o nativo dos relacionamentos, de contratos, negociações, acordos e alianças. Porém, se Vénus, o regente de Balança estiver forte no horóscopo, o nativo pode manifestar grandes competências a este nível e pode ser um excelente negociador, diplomata, etc. Simplesmente esta atividade, que o indivíduo dominou no passado está, nesta vida, estagnada em termos de desenvolvimento, ou seja, a energia aqui aplicada não tem potencial de transformação e não pode, por isso, trazer verdadeira satisfação. Sejam quais forem os sucessos a este nível, são percebidos como não importantes.

Assim, quando está colocado no signo Balança Ketu dá ao nativo facilidade para obter papeis ligados à negociação, mediação, parceria mas  este não sente qualquer entusiasmo por isso. Pode ser muito eficiente nisso mas Ketu separa-o da concretização do seu desejo, fazendo com que, obtido o que poderia satisfazer o seu desejo, o vazio e a insatisfação  sejam o único resultado.

O karma passado do nativo, ainda com «pontas agarradas» mergulha -o no ambiente dos negociadores , advogados, mediadores mas apenas para que este saiba que já não encontra nada aí que o possa preencher. Tendo-se dedicado a essa área antes, agora terá que se virar para si próprio e exprimir a sua singularidade, a coragem de ir para o desconhecido, etc., representados por Rahu no signo Carneiro.

Porque Ketu não pensa, o nativo pode ter ideias erradas acerca da justiça e da igualdade, quando está colocado no signo Balança.  Pode igualmente ser rude por não ter a consciência clara de como as suas ações afetam os outros. Também mostra pouca sensibilidade em relação à harmonia e revela indiferença perante as qualidades refinadas próprias de Vénus e do sino Balança. Pode ter falta de gosto para se vestir e cuidar e ter gestos rudes e deselegantes, o que faz com que não seja muito apreciado pelos outros.

No entanto, Ketu no signo Balança está razoavelmente colocado pois tem amizade com Vénus. E, se não estiver mal colocado por casa, pode indicar excelentes capacidades como organizador. Também gosta de conversar e pode trabalhar arduamente. Pode igualmente ser teimoso, irrita-se facilmente e, apesar da inclinação para a espiritualidade, nem sempre é honesto na forma como interage com os outros.

Ketu no signo Balança torna difícil o casamento. O nativo pode experienciar perdas causadas pelo parceiro e/ou perdas no exercício profissional. Esta posição de Ketu pode indicar problemas abdominais (intestinos, rins). Também pode indicar doenças de pele.  Pode haver impotência sexual.

Há muita insatisfação nos relacionamentos firmados por contrato quando Ketu está no signo balança e essa insatisfação faz-se sentir nas áreas significadas pela casa ocupada pelo signo Balança. Ketu impede a pessoa de se envolver nos assuntos relacionados com a casa/signo em que está colocado. Cria situações estranhas, não convencionais ou mesmo muito difíceis nesses assuntos para obrigar à mudança de orientação para os assuntos relacionados com esse signo. Por ex., quando está no signo Balança leva o nativo a ter parentes estranhos, pelo lado do cônjuge.

Quando Ketu está colocado no signo Balança, o nativo traz do passado um modelo de vida em que dependeu demasiado de outros, deixando-os decidir por si. Alimentou-se dos sucessos dos outros, em vez de construir o seu próprio caminho e isso causou a não individuação do self. Por isso, nesta vida, Ketu não permite que a pessoa repita o mesmo padrão de forma dinâmica, isto é, até pode repetir o mesmo padrão mas isso já não significa nada. E o sentimento desse vazio impele para começar a autonomizar-se e a tomar as rédeas da própria vida sem poder deixar essa tarefa para outros. Tendo, porém ,uma imagem frágil da sua identidade, pode facilmente ser afetado e magoado por outros.

No passado, estas pessoas foram refinadas e talentosas, podendo ter sido artistas ou, pelo menos , devem ter tido contacto muito próximo com a arte e  a beleza. Mas o conforto que alcançam nesta vida por esta via é manifestamente insuficiente. Podem ter dado tudo de si ao (s) parceiro(s) e ainda têm rasgos de ressentimento por a sua dedicação não ter sido totalmente apreciada e podem descarregar nos outros quando o stress  se torna demasiado elevado. Mas terão que aprender a encontrar harmonia e equilíbrio dentro de si, começando por se amar a si mesmos e afastar o ressentimento.  A insatisfação com todos os tipos de relacionamento permitirá a estas pessoas a interiorização e a introversão necessárias para se focarem em si próprias e nas necessidades internas do «eu». Este, por seu lado, deverá desenvolver-se através dos assuntos da casa e do signo em que está colocado Rahu.

Ketu no Signo Escorpião

Ketu no signo Escorpião está «em casa»  uma vez que é corregente do signo. Muitos consideram Ketu exaltado no signo Escorpião.

Quando está colocado no signo Escorpião, desde que não receba aspetos negativos de outros planetas, Ketu pode dar excelentes resultados, dando acesso fácil a conhecimento oculto, magia e mistério mas também a capacidade para enfrentar transformações profundas, mudanças súbitas e situações de emergência. Pode dar capacidades que fazem do nativo um excelente cirurgião ou ocultista.

Estas pessoas podem ser muito eficientes a gerir situações de emergência ou de catástrofe. Porém, tudo o que fazem nessa área não tem para elas qualquer ponta de entusiasmo ou verdadeira satisfação. Estão apenas a repetir padrões passados que ainda permanecem inertes e algo fantasmagóricos a pedir a libertação final. Quando, nesta vida, estas pessoas lidam com práticas de ocultismo, segredos, gestão de riqueza escondida, cura usando energias subtis, o que fazem é repetir o que estavam habituados a fazer no passado. Mas, nesta vida, estão destinados a separar-se de tudo isso. Assim, podem recusar a existência de conhecimento oculto e podem oferecer bastante resistência aos processos de mudança e transformação.  Porém, Ketu no signo Escorpião pode produzir excelentes investigadores. Também torna a personalidade complexa,  misteriosa e introvertida, sendo difícil de conhecer.

Ketu é um corregente kármico do signo de Escorpião, do mesmo modo que Rahu é o corregente kármico do signo Aquário. Estes dois signos mostram o karma mais pesado nesta vida.  Com Ketu no signo Escorpião os nativos rejeitam os segredos associados  ao signo Escorpião. Mas é necessário analisar o regente de Escorpião, Marte, para prever os efeitos desta posição de Ketu pois este comporta-se em boa parte como Marte- o nativo pode manipular pessoas, usar segredos para alcançar o que deseja .  Assim, quando Ketu está no signo Escorpião, e Marte está fraco, debilitado ou de algum modo aflito, o karma pesado que o nativo traz para esta vida pode conduzir a prisão, a acidentes, mesmo à morte do nativo. Também pode acontecer que tenha o seu corpo aberto para uma cirurgia que o salvará.

A conjunção entre Marte e Ketu  dá proteção aos assuntos significados por Escorpião e o nativo pode cultivar o conhecimento secreto sem o usar de forma manipulativa só para obter benesses para si próprio.

Quando Saturno lança aspeto para Ketu no signo Escorpião os efeitos podem ser mais maléficos do que quando temos Marte e Ketu associados. Na verdade, Saturno em aspeto, com Ketu no signo Escorpião pode produzir um nativo irrascível, agressivo e violento , capaz mesmo de matar alguém num momento de raiva.

Os nativos com Ketu no signo Escorpião podem revelar segredos ao mundo, para ajudar a desmascarar por ex., formas abusivas de o poder político interagir com o público; mas também podem ser terroristas  e criminosos que desejam impor o máximo de sofrimento ao maior número de pessoas para sentirem que estão no controlo. Assim, ao analisar a posição de Ketu , é preciso analisar bem todos os aspetos que Ketu recebe e Marte. A força ou fraqueza deste dirá se Ketu está a atuar de forma positiva ou negativa no horóscopo. Se Ketu estiver em Escorpião e colocado também na 8ª casa  (ou na 5ª ou na 12ª ) o nativo será dotado de uma poderosa intuição e capacidades psíquicas que pode usar para curar (quando Ketu atua de forma positiva) ou para destruir e matar quando a sua expressão é negativa.  Quando atua de forma negativa o nativo pode tornar-se um manipulador das forças subtis usando  o ocultismo e a magia para fazer mal ou criar bombas, armas com grande potencial de destruição para fazer mal a muitos.

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2018

Relacionado

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.