Ketu nos Signos- Parte 3

Ketu nos signos parte 3

Publicamos a descrição dos efeitos da colocação de Ketu nos signos Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

Ketu no Signo Sagitário

Quando Ketu está colocado no signo Sagitário adota os ensinamentos dos mestres e gurus, desenvolvendo uma formação ligada aos valores filosóficos e religiosos. Mas os professores e mestres podem ensinar ideias pouco coerentes.  Quando Júpiter está forte no horóscopo o nativo pode desenvolver uma carreira ligada ao sacerdócio ou transmissão de doutrinas ideológicas; pode ser um mestre de cerimónias efetuando um conjunto de rituais, etc.. Estas pessoas trazem do passado uma longa prática no exercício destes rituais e ideias. Porém, no presente, embora possam repetir esse modelo de ação, não sentem qualquer apego por isso. Assim, tendem a   relativizar a «verdade» tanto da Filosofia como da Religião.

Os nativos com Ketu no signo Sagitário tendem a repetir experiências passadas nas quais conviveram com a realidade de ser professor, guru, sacerdote, mestre e  na atualidade podem fazer o mesmo dando-se com pessoas deste meio. A crença na unidade de todo o ser,  no dharma que acredita em fazer o bem e em procurar a verdade pode parecer vazia para estas pessoas que, no fundo, duvidam de que assim seja.

Porém, Ketu está bem colocado no signo de Sagitário e dá aos nativos franqueza na expressão e grande ambição em atingir objetivos espirituais. Ketu aumenta a intuição dos nativos, quando está colocado em Sagitário. Quando Júpiter é forte, são respeitadores dos valores tradicionais e podem alcançar grande reputação como líderes espirituais.

Quando Ketu está colocado no signo Sagitário pode desenvolver rejeição pelo conhecimento religioso e filosófico estabelecido mas promove a investigação nestas áreas, procurando provas que fundamentem ou ajudem a rejeitar objetivamente as ideias e crenças.  Ketu pode levar a pessoa a tornar-se um cientista da realidade que está além do planeta, como a Astronomia. Leva também o nativo a desafiar todo o conhecimento convencionalmente aceite sem crítica. Estas pessoas rejeitam os dogmas e toda a passividade na receção do saber. Porém, quando Ketu recebe o aspeto de Júpiter ou está em conjunção com este, nesse caso Ketu desempenhará funções mais tradicionais embora possa fazê-lo de forma original e crítica.

Segundo os autores clássicos, a presença de Ketu no signo Sagitário pode indicar o início do desenvolvimento espiritual do nativo. As mesma fontes referem que estas pessoas podem fazer viagens de longa distância para fins espirituais. As mesmas fontes referem que, tendo embora inclinação  para a aprendizagem espiritual,  o nativo pode enganar o mestre ou guru.. Mas é em geral franco e amante da verdade. Pode ter algum problema com o pai. É muito independente e inteligente, pensando de forma clara. Pode ser um bom comunicador e alcançar sucesso na vida. Os menos desenvolvidos espiritualmente podem usar os talentos como oradores para enganar os outros e manipulá-los, sendo egoístas e irritáveis.  Podem ter problemas  de saúde  que afetam as ancas e coxas.

Ketu no Signo Capricórnio

Quando Ketu está colocado no signo Capricórnio os resultados dependem da globalidade do horóscopo e da força do regente de Capricórnio (e dos aspetos, se houver algum, que Ketu recebe). Mas, em geral, Ketu mostra, neste signo, falta de interesse ou consideração pelas estruturas hierarquizadas , pelas regras instituídas. Apenas quando Saturno é forte e o mapa globalmente o permite, é que Ketu neste signo adquire a postura de executivo, gestor, autoridade hierárquica respeitável. Mas pode revelar incoerência e uma liderança frágil pois Ketu no signo Capricórnio revela por um lado, maestria nas funções de liderança mas, por outro, um desinteresse total por esses papeis.  Porque o passado tende a repetir-se, estas pessoas ascendem facilmente  a posições de topo e de liderança mas sentem-se separadas e desligadas dessas experiências. Assim, atividades de tipo burocrático , de regulação e de legislação são fáceis de realizar para estas pessoas mas não são  nenhuma causa de interesse para elas.

Os nativos com Ketu no signo Capricórnio não revelam ambição, não sentem entusiasmo nem vontade para subir na escala social nem se esforçam por isso embora aconteça, com frequência, que tenham mães ambiciosas que procuram  encaminhar os filhos para procurarem atingir altos níveis de sucesso e ficam desapontadas pela falta de ambição destes.  Esta falta de adaptação ao lado prático da «luta pela vida» e por uma boa posição social torna-se problemática para estes nativos. A postura destes em relação aos outros membros da sociedade é em geral igualitária, não tanto por real convicção mas porque não veem razão para lutar por um estatuto mais elevado nem por uma organização hierarquizada em classes sociais.

Nos nativos que têm um desenvolvimento espiritual significativo a posição de Ketu no signo Capricórnio pode ser útil para os que têm cargos políticos ou desempenham posições sociais relevantes, permitindo que o façam de forma imparcial e sem tentar obter benefícios para si próprios à custa do bem estar coletivo.

Quando Saturno está forte no horóscopo, o nativo tende a ser responsável , imparcial e justo e preocupado com o serviço social porque tem uma relação de amizade por Saturno e tende a assumir as qualidades positivas deste. Porém, mantém-se a tendência para mudar de emprego com frequência. Podem ser bons professores, padres ou conselheiros. Têm, no entanto,  tendência para serem rígidos e muito disciplinados.

A posição de Ketu no signo Capricórnio pode indicar problemas com o pai e afastamento da família devido a desentendimento com o pai.  Pode haver perda da herança paterna. A vida profissional é uma área que sofrerá muitas transformações ao longo da vida e pode ser uma fonte de preocupação devido à sua instabilidade. Há também um considerável stress mental. Algumas pessoas com esta posição mostram total desconsideração pelas regras sociais e podem ter comportamentos e atitudes que são considerados desrespeitosos.

Quando está colocado no signo Capricórnio Ketu revela que o nativo tem capacidades naturais, trazidas do passado, para ser disciplinado, responsável, organizado.  Porém, representando a libertação em relação aos assuntos da casa e do signo em que está situado, Ketu em Capricórnio não quer ser um líder, embora tenha todos os atributos de um líder. Pode, porém, ser levado pelas circunstâncias a ser um líder e um vencedor, um organizador da sociedade, um legislador, etc.. Porém, para que isso seja possível de forma positiva, Ketu no signo Capricórnio tem que ter o apoio do seu dispositor, Saturno, por aspeto ou conjunção e pressupondo que Saturno está forte na natividade. Caso contrário, Ketu produz altos e baixos com mudanças bruscas que podem ser traumáticas e trazer perda de reputação.

Quando Ketu está no signo Capricórnio e na 10ª casa, o indivíduo  será um líder carismático e respeitado se Saturno e /ou Marte, o regente do Ascendente, estiverem fortes e em apeto com Ketu o nativo terá grande sucesso. Na verdade, Ketu no signo Capricórnio e na 10ª casa em conjunção com Saturno ou recebendo o aspeto de Marte  regente do Ascendente, exaltado em Capricórnio, forma um Raj Yoga e o nativo é um líder nato que, apesar de poder lutar bastante pelo sucesso, subirá muito e  terá grande poder (quando o Ascendente é Carneiro).

Ketu em Capricórnio sem aspetos benéficos a apoiá-lo pode ser uma posição difícil, não apenas em termos de imagem social e profissional e de status do nativo mas também em termos afetivos . Os clássicos referem que o nativo não sabe gozar a vida mesmo quando tem sucesso mundano e não tem o dom de atrair o amor para a sua vida devido á sua disposição mutável. Segundo a tradição, Ketu em Capricórnio  indica um passado em que a pessoa foi extremamente ambiciosa e egoísta, em que o desejo de alcançar poder e domínio sobre os outros dominou a sua vida. No presente deverá desenvolver a consciência nutridora e de afeto simbolizada por Rahu em Caranguejo. Mas ainda  existem resíduos fortes do orgulho e da imagem que teve no passado e o nativo tem dificuldade em superar a atitude de autoridade e a distância que criou entre si e os outros no passado. Estas pessoas têm ainda fortes convicções e opiniões e uma atitude de «terem sempre razão»  que terão que lutar para transformar. Ketu com a criação de insatisfação perante todas as honrarias mundanas acaba por  conduzir à rejeição de um modelo de vida em que o trabalho e a luta para vencer a todo o custo, para obter reconhecimento e status que dominou  no passado a vida destas pessoas, se mantenha. Ketu colocará o nativo perante experiências que o levarão a desenvolver as qualidades do signo de Caranguejo nesta vida.

Ketu no Signo Aquário

Quando Ketu está colocado no signo Aquário a relação do nativo com comunidades alargadas, redes sociais de natureza económica e/ou distributiva, ideologias e grupos que as partilham é dispersada e fragmentada.  Mas se Saturno estiver bastante forte e numa casa kendra, o nativo poderá ter excelentes capacidades de estabelecer ordem e coesão no seio de redes comunitárias e de atuação no mercado económico de investimentos. Na verdade, estes nativos adquiriram a maestria em todas estas áreas no passado e, por isso, serão bem- sucedidos nestas atividades, simplesmente o papel de Ketu é desligá-los dessas experiências para que desenvolvam as capacidades representadas pela posição de Rahu por isso nesta vida não sentem entusiasmo por desempenhar esses papeis. Podem facilmente exercer funções  reguladoras na sociedade e no mercado económico, podem ser ativistas humanitários de grande escala  ou investidores capazes de trazer enorme quantidade de rendimentos mas o foco do seu desenvolvimento e progresso não está aí nesta vida.

Deste modo os nativos com Ketu no signo Aquário podem ser confusos a delinear os seus objetivos e estes mudam com frequência. Do mesmo modo, as ligações com outros são fugazes e não duradouras. O mesmo acontece com os ganhos que podem ocorrer mas, rapidamente, são separados do nativo, por escolha deste ou devido às circunstâncias.

A presença de ketu no signo Aquário revela que, no passado, o nativo lidou com funções em que foi um governante, legislador, regulador da  vida em sociedade e lidou com a comunidade alargada, com a distribuição dos rendimentos  a nível alargado, social e /ou político e , nesta vida, a pessoa pode ser atraída para meios semelhantes e cargos semelhantes que permitam o progresso civilizacional e social , em que pode sentir desejo de ter algum tipo de ativismo humanista, social, ou científico e tentar fazer avançar a ciência para melhorar as condições da vida humana. Mas, na vida atual, tudo isso já não consegue trazer verdadeira satisfação, embora estes indivíduos possam fazer tudo isso de forma fácil pois trazem as competências associadas para esta vida.  Os movimentos de mudança social, de procura de justiça e igualdade de condições para todos, sem ter em conta a origem social nem outras categorias de diferenciação já não causam entusiasmo nestas pessoas porque já se dedicaram a tudo isso e talvez tenham memórias de violência e traumas associados com esses movimentos de mudança. Assim, na vida atual evitam ligar-se a movimentos da massa social e desligam-se da política, bem como da pertença a associações ou grupos de qualquer espécie.

Estas pessoas podem encontrar-se em meios em que a ligação com os temas de vidas passadas se faz  através da ficção, podendo ser excelentes escritores explorando modos de vida alternativos em alguma parte do universo, evitando a todo o custo envolver-se em atividades semelhantes na vida real.  Alternativamente, podem ser filósofos desenvolvendo conceitos abstratos e ideias que não têm direta relação com a realidade social em que vivem.

A posição de Ketu no signo Aquário revela nativos instruídos e inteligentes, filosóficos mas não necessariamente ligados à realidade prática. Sofrem com instabilidade nos rendimentos e  não fazem amigos com facilidade. A relação com crianças também é difícil. Também podem ser enganados por aqueles que se dizem seus amigos.

Estes  nativos podem ser teimosos e são muito independentes na tomada de decisões. São conhecedores do saber tradicional e podem mesmo ter acesso a saber reservado. Mas têm em geral pouca felicidade no casamento.

Quando Ketu está colocado no signo Aquário o nativo é inclinado a procurar a espiritualidade e abandonar o plano material. Assim, Ketu afasta o nativo das redes com outras pessoas e faz do nativo um solitário. Afasta-o da pertença a grupos e organizações. Na verdade, quando estas pessoas tentam repetir os mesmo modelos que trazem do passado e tentam colaborar com outros em atividades que  procuram trazer progresso e melhoria social, dão-se mal, porque encontram a oposição dos outros à sua ação, acabando por preferir trabalhar sozinhos. Podem chegar longe embora , no início, possam ser desacreditados e desautorizados pela comunidade que põe em causa as suas descobertas, reflexões, etc. Assim, estes nativos, que têm grande poder de intuição e inovação, quando aparecem com novas ideias ou  descobertas, estas não são levadas a sério pela comunidade sendo necessária persistência para se manter no mesmo caminho. Posteriormente, a semente que lançam para a comunidade acaba por frutificar em alguns grupos mais progressistas que  acabam por legitimar o trabalho do nativo. Mas este não trabalha para receber honrarias ou dinheiro, trabalha para o bem geral. Por vezes o seu trabalho e valor  são apenas reconhecidos depois de terem morrido.

Estas pessoas alcançam sucesso mas apenas por si mesmas e não com a ajuda de quaisquer outros.  Rahu na 5ª casa promove  o pensamento individual e a criatividade individual como forças transformadoras.

Ketu no Signo Peixes

Ketu no signo Peixes indica separação entre o nativo e temas da vida espiritual como meditação, aptidões psíquicas como clarividência e telepatia. Também indica desinteresse por viagens de longa distância, pelos sonhos e os seus significados e dificuldade em visualizar ou imaginar.

Porém, quando Júpiter, o regente de Peixes, é forte no horóscopo, o nativo pode ser desenvolvido psiquicamente . Mas a meditação e experiências de isolamento que foram muito desenvolvias no passado, não devem ser o foco de desenvolvimento nesta vida, e o nativo acaba por desvalorizar essas práticas na vida atual, orientando-se para a dimensão significada pelo signo Virgem.

O karma passado destas pessoas , que tiveram forte ligação com o plano espiritual, com a prática da oração e da meditação, pode envolvê-las novamente , fazendo com que  voltem a contactar com ambientes e seres que vêm do passado: asilos, prisões, mosteiros e hospitais, padres e guias espirituais mas estas pessoas devem seguir nesta vida um caminho que se liga com a existência concreta e lidar com pessoas que podem ser criminosos, servos e explorados, exploradores, mas também médicos ou ativistas , defensores dos oprimidos, etc. Precisam de se expor à vida pública e ao serviço a seres concretos e não levar a sua vida isolados a meditar e a orar ou a usar a imaginação ou a fantasia para criar realidades alternativas.

Os nativos com Ketu no signo Peixes podem ter uma intuição profundamente desenvolvida e «ver» os seres que povoam todo o mundo imaginário: elfos e fadas, seres espirituais e muitas outras realidades subtis. Mas, nesta vida, precisam de desenvolver o pensamento analítico racional e analisar factos e realidades à luz do pensamento científico.  Têm também, no entanto, a perceção inata de interconexão entre todos os seres.

Quando Ketu está colocado no signo Peixes o nativo pode sentir-se perdido no mundo imaginário dos sonhos.  Pode ter uma mente que tem dificuldade em se focar para tomar decisões ou fazer escolhas. Mas, quando Ketu está colocado no signo Peixes na 1ª, 8ª ou 12ª casa, o nativo terá uma inclinação espiritual , forte intuição, etc.

Mas, atendendo à posição de Rahu no signo Virgem, estes nativos terão também que desenvolver o pensamento analítico e racional e desenvolver uma mente prática. Assim, Ketu cria obstáculos a que a espiritualidade possa ser sentida de imediato na casa ocupada por Ketu. A pessoa não sente, na verdade, inclinação espiritual para lidar dessa forma com os assuntos significados por Ketu , tendendo mesmo a não ter consciência clara desses assuntos. Isto não acontecerá, no entanto, se houver outros planetas em conjunção com Ketu ou em aspeto para Ketu .Quando esses aspetos estão ausentes, Ketu separa o nativo da intuição, espiritualidade e imaginação em relação aos assuntos da casa ocupada pelo signo Peixes e ketu. O nativo terá que usar a lógica e a análise racional, o pensamento prático para se desenvolver na vida presente.

A posição de Ketu no signo Peixes e na 12ª casa faz do nativo um ser com capacidades psíquicas extraordinárias, dotando-o  de grande intuição, telepatia e clarividência. Neste caso, pode ter uma vida profundamente espiritual. O mesmo acontece se Ketu estiver colocado na 1ª casa, que representa a síntese global da vida.

Os nativos com Ketu no signo Peixes podem ser demasiado sonhadores e instáveis emocionalmente. Podem ser algo indulgentes e depender de outros, se o horóscopo não for muto forte e, dessa forma, não alcançarem grandes realizações no plano prático devido a falta de interesse pelas matérias do dia -a- dia. Podem ser criativos e imaginativos. Podem  preferir o celibato a casar.

Pode haver problemas nos pés. A vida conjugal, se o nativo casar, não será feliz. Pode ter que lutar bastante para alcançar ganhos mas também pode receber riqueza súbita. Estas pessoas têm pouco sentido prático e gostam de vaguear pelo que podem movimentar-se bastante, podendo viver longe do local onde nasceram. Esta irrequietude deve-se à tentativa para encontrar paz mental.

Ketu no signo Peixes indica infidelidade e engano no amor, não havendo, ao longo da vida, estabilidade nesta área. Também indica a possibilidade de, no passado, estas pessoas terem interiorizado crenças de forma indiscriminada e tendo aceitado muitas superstições como verdades absolutas. Nesta vida devem usar o pensamento racional e crítico de Virgem , onde se encontra Rahu, para se libertarem de tudo isso. No passado podem ter confiado sem hesitar nos sonhos ou imagens obtidas presumidamente pela intuição ou «visões» que acreditaram terem natureza espiritual e essas crenças não fundamentadas terão tipo resultados negativos. Nesta vida precisam de usar as faculdades discriminativas da mente e o pensamento crítico para se libertarem do «falso saber» e aprenderem a reconhecer a verdade através das armadilhas que parecem espirituais mas são pura ilusão. Estas pessoas podem também ter sido enganadas por muitos devido à sua acrítica compaixão mas, nesta vida, precisam de aprender a desligar-se do excessivo impacto do sofrimento dos outros sobre a sua própria ação e determinação de objetivos de vida. Nesta vida, o escapismo e o «sonhar acordado» não são para estas pessoas, que precisam de ter objetivos definidos claros para se orientarem no caminho da perfeição, aprendendo a ajudar os outros sem se afundar a si próprios. No passado o excesso emocional fez estas pessoas afundarem-se muitas vezes num mar de incerteza e angústia. Nesta vida o conhecimento e a razão  devem ser os guias preferenciais, sem que isso signifique esquecer a espiritualidade. Mas precisam de aprender a distinguir espiritual de emocional. A profunda compreensão da dor- sua e dos outros- pode aumentar a sua sabedoria mas não deve subjugar o seu discernimento nem a sua ação.

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2018

Relacionado

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.