Glossário Astrológico- Lilith

O conceito de que falamos hoje, usado essencialmente na Astrologia Ocidental, refere-se a Lilith, cujo significado mitológico é bastante forte. É conhecida como a «Lua Negra», ou o satélite invisível da Terra. Também há um asteroide com este nome.

Lilith, na antiga mitologia, terá sido criada de sedimentos terrestres para ser a primeira mulher de Adão. Mas, tendo recusado  uma atitude subserviente em relação a Adão, por não admitir ser inferior a este, fugiu e transformou-se num demónio feminino, tendo acasalado com um ser da classe demónica e tido filhos deste. Segundo o mesmo mito, 3 anjos terão aparecido a Lilith ordenando-lhe que voltasse para Adão. Perante a recusa desta, os anjos terão morto os seus filhos e isso originou uma resposta de vingança por parte de Lilith, que , com forte ódio a Adão e à sua descendência, tudo fez para matar os filhos e netos deste.

É claro que este mito tem diversos níveis de leitura, sendo que o mais básico se refere à recusa feminina de ser inferior ao homem e a uma exigência de igualdade dos dois sexos. E, tal como o mito de Adão e Eva de que falamos noutro lugar , Lilith é também aqui  considerada uma causa ativa do mal, pelo inconformismo e desejo de querer ser mais do que as normas e comodismo convencionais lhe permitiam. Quando isso lhe foi recusado, a sua natureza transformou-se em ódio e desejo de vingança.

Segundo os astrólogos que dão relevância a este conceito-  que indica uma área na qual cada ser humano é capaz de sucumbir ao mal no horóscopo- o ponto onde se encontra esta «Lua Negra»  representa a área em que somos capazes de desenvolver esse lado sombrio e escuro e podemos tonar-nos tão vingativos que nos esquecemos de qual é o nosso verdadeiro ser.

Assim, nesta conceção, o signo onde se encontra Lilith no horóscopo mostra o modo como esta energia se exprime em nós. A casa mostra a área de vida afetada por este potencial  «efeito Lilith». E, se houver planetas envolvidos (numa orbe de um ou dois graus) em aspeto com Lilith os significados destes revelam também parte deste potencial de desenvolver «o mal» quando não aceitamos nem nos conformamos que as circunstâncias, nessa área, sejam contrárias às que desejamos.

Assim, Lilith no horóscopo simboliza aquela área na qual não conseguimos perdoar quando algo nos é tirado ou recusado e procuramos vingança; simboliza a incapacidade de perdoar, manifestada na máxima «olho por olho». Também representa a energia sexual  que, em sentido profundo e positivo é criativa mas  que, representada por Lilith, se torna destrutiva porque é  mobilizada pelo desejo de vingança e  pelo ódio.

No horóscopo, Lilith é um ponto matematicamente calculado que se situa no meio entre a Terra e a posição da Lua.  Qualquer software de astrologia calcula a posição de Lilith no horóscopo. O aspeto positivo que a análise da posição de Lilith no horóscopo pode mostrar é quais as  áreas da nossa vida em que  estamos ainda envolvidos numa perspetiva sobre nós próprios na qual os outros surgem como antagonistas e inimigos e  em que a nossa energia é tendencialmente mais «escura». Este conhecimento acompanhado de consciência pode ajudar-nos a despertar para o perdão- de nós próprios e dos outros- e, desse modo, ajudar-nos a dar um passo em frente no desenvolvimento espiritual. Enquanto não tivermos essa abertura para perdoar, Lilith mostrará as tendências destrutivas que existem potencialmente no nosso ser e causam feridas profundas que nos impedem de ser verdadeiramente felizes.

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2018

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.