Glossário Astrológico- Retorno Lunar

Glossário Astrológico- Retorno Lunar
Falamos hoje do conceito «retorno lunar», que pode ser visto de diferentes modos: como o retorno mensal da Lua à posição por signo, grau , minutos e segundos que ocupava no momento do nascimento ou como a progressão da Lua até à posição de nascimento , que acontece por volta dos 27 anos de idade.
A Lua representa a mente subjetiva e emocional. Assim, pode levantar-se uma carta mensal do retorno lunar: nesta carta, a Lua estará na mesma posição em que estava no instante do nascimento mas os restantes planetas e casas não estarão. O Ascendente e as casas- incluindo a casa em que «cai» a Lua neste retorno mensal, em conjunto com os aspetos que a Lua recebe dos restantes planetas mostram , para o período seguinte de um mês, como atuarão as energias planetárias na mente subjetiva e nas emoções. Mostra o impacto emocional das energias planetárias para a pessoa nesse período de um mês.
Para levantar esta carta do «retorno lunar» tem-se em conta a longitude e latitude do local atual de residência e não o local de nascimento. O Ascendente assim encontrado, bem como as casas e aspetos dos planetas em interação revelarão a expressão da personalidade ao longo desse mês e o modo como sentirá o impacto das energias planetárias do seu horóscopo. Revela as área em que a pessoa irá aplicar as suas energias nesse período, de forma preferencial . Esta carta ajuda aperceber em que tipo de atividades a pessoa se sentirá mais confortável e alcançará mais bem estar, e quais as que serão potencialmente mais desafiadoras em termos emocionais.
Quando a Lua está posicionada na 1ª casa do retorno lunar se receber aspetos maléficos pode haver falta de energia e motivação ou até algum problema de saúde. Mas, se a Lua está forte, há entusiasmo e energia para fazer as coisas e a pessoa sente que está no controlo da sua vida.
Quando a Lua está na 2ª casa do retorno lunar e não recebe aspetos maléficos, pode haver tendência para comer demais e usufruir dos prazeres sensoriais, sendo necessária alguma disciplina. Pode haver tendência para gastar mais dinheiro em atividades que dão prazer.
Quando a Lua está colocada na 3ª casa do retorno lunar a mente está muito ativa e novas ideias podem surgir de forma criativa. Há grande vontade de interagir e comunicar. Se tem uma atividade de escrita, neste período esta é facilitada. É um bom período para fazer pequenas viagens e deslocações , para visitar amigos, frequentar um workshop, etc.
Quando a Lua está colocada sem aflições na 4ª casa pode indicar uma transação imobiliária, compra ou venda de carro, terras, etc. Mas também pode indicar que a pessoa ficará mais tempo em casa, por ex., por ter algum problema momentâneo de saúde ou por ter de cuidar de algum familiar próximo. Pode também ter de passar mais tempo no trabalho. Pode haver o sentimento de estar preso a circunstâncias das quais não se pode fugir. Deslocações neste período podem trazer alguma frustração.
Quando a Lua está colocada na 5ª casa do retorno lunar a criatividade de todos os tipos é favorecida. É um período para sentir alegria de viver, engravidar, se for esse o desejo, para se divertir, praticar desporto, tentar a sorte ao jogo (se o resto do horóscopo permitir a sorte).
Quando a Lua está colocada na 6ª casa na carta do retorno lunar o foco principal é no trabalho e nos deveres e responsabilidades em relação aos dependentes. Pode haver alguma tensão com colegas e colaboradores e pode ser um período em que se sente emocionalmente esgotado(a) em relação ao trabalho, sobretudo se sente que o seu mérito é pouco reconhecido nesta área.
Quando a Lua está colocada na 7ª casa na carta do retorno lunar é um bom período para socializar em termos pessoais. Pode conhecer novas pessoas ou interagir mais com os amigos e parceiro de vida. É um excelente período para se colocar no lugar do outro e tentar perceber alguns problemas que possam existir no relacionamento.
Quando a Lua está colocada na 8ª casa da carta do retorno lunar o dinheiro pode estar em evidência- ou porque recebe contas inesperadas ou porque recebe algum dinheiro de herança ou indemnização. Mas conte mais com as despesas inesperadas.
Quando a Lua está colocada na 9ª casa da carta do retorno lunar todas as atividades de caráter filosófico ou espiritual são favorecidas, bem como todas as atividades de natureza expansiva. As viagens de longa distância podem ser uma fonte de descoberta e de prazer neste período. A relação com o pai ou com alguma figura de autoridade pode ser muito relevante.
Quando a Lua está colocada na 10ª casa da carta do retorno lunar é um excelente período para alcançar reconhecimento profissional e melhorar a sua posição no trabalho, contanto que não haja aflições à Lua. Os assuntos da carreira e da profissão terão agora a sua especial atenção. Se a Lua estiver forte, o seu mérito é notado nesta altura e permite sentir satisfação pessoal nesta área.
Quando a Lua está colocada na 11ª casa na carta de retorno lunar este é um período favorável para interagir com grupos alargados e organizações, para usar a influência do seu círculo de amigos, para melhorar o seu impacto social e profissional ou, de alguma outra forma, melhorar os rendimentos. Se tem tido uma atividade exemplar, é também um bom período para obter recompensas e prémios de desempenho.
Quando a Lua está colocada na 12ª casa na carta de retorno lunar a tendência é para sentir isolamento, ausência de ligação afetiva com os que lhe são próximos. Para os que têm uma natureza mais social, há frequentemente um forte sentimento de solidão. É , no entanto, um bom período para meditar, refletir, fazer atividades em privado, ficar em contacto com as próprias necessidades emocionais e sentir essas necessidades para poder depois corrigir algumas coisas na sua vida.

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2018

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.