Glossário Astrológico- Mangala Dosha

Mangala Dosha

Já escrevemos anteriormente sobre o mangala dosha ou «aflição de Marte»  que afeta os relacionamentos, de acordo com a Astrologia Jyotish. Mas, devido à  forte presença deste conceito neste sistema de astrologia, não podíamos deixar de o considerar neste glossário.

O mangala Dosha ocorre quando Marte está colocado na 1ª, 4ª, 7ª, 8ª ou 12ª casa a partir do Ascendente. Os astrólogos do Sul da Índia também consideram que a presença de Marte na 2ª casa causa este dosha ou aflição. Segundo a tradição, esta aflição prejudica a vida familiar e doméstica, causando problemas nos planos físico, mental e financeiro, podendo mesmo causar a morte do cônjuge ou  desentendimentos com este nos primeiros anos do casamento. Porém, não existe um consenso total entre a comunidade astrológica sobre esta aflição de Marte e há muitas configurações que cancelam esta aflição. Segundo a tradição, se o casamento acontecer depois de o nativo completar 28 anos, o dosha não se manifestará.  Parece que estas pessoas não se sentem atraídas por parceiros que têm o mesmo dosha no horóscopo mas a solução para este não se manifestar pode passar por casarem com alguém nessas condições.

A primeira coisa a notar quando falamos desta aflição é que ela é muito comum, atendendo a que pode acontecer quando Marte está colocado em 6 casas do horóscopo o que faz com que metade da população tenha o dosha no horóscopo. As pessoas com este dosha são designadas por manglik e têm a energia de Fogo de Marte dentro de si, o que lhes dá grande energia e também, provavelmente, a impetuosidade e agressividade de Marte. Isto causa uma diferença energética entre os parceiros de casamento, sendo prejudicial para o parceiro da pessoa que tem o dosha. Mas, como sempre dizemos, há que ver o horóscopo como um todo e, se é verdade que a aspeto entre Marte e outros maléficos como Rahu ou  Saturno pode ser indicador de uma grande aflição de Marte, é também preciso ver se há planetas benéficos em aspeto com Marte, especialmente Júpiter,  capazes de cancelar o dosha.

Consideramos particularmente importante referir aqui a abordagem de V. Choudhry, que tem uma interpretação da astrologia Jyotish que vai para além de alguns velhos mitos . Esta abordagem chama-se «Abordagem Sistémica da Astrologia Jyotish» e já temos falado amplamente desta ao longo de muitos artigos neste site. Segundo esta abordagem, é preciso repensar o conceito de mangala dosha e ir além da superstição em que a tradição o transformou.  Assim, esta abordagem considera que a posição de Marte nas casas referidas só torna o nativo manglik quando Marte tem o estatuto de funcional maléfico na carta natal. Assim, apenas para os Ascendentes Touro, Virgem e Escorpião é que a posição de Marte nestas casas torna a pessoa manglik, se Marte estiver colocado perto do ponto mais efetivo da casa (este é o grau, em cada signo, que é o mesmo onde está o Ascendente) e ainda se o dispositor de Marte  for fraco.

Ainda segundo esta abordagem, o aspeto  de 120º de Júpiter quando este é funcional benéfico na carta ou o aspeto de 3ª casa de  Saturno quando é funcional benéfico na carta  podem cancelar em grande parte os maus efeitos desta aflição.

Esta abordagem vai amais longe ainda, ao considerar que não é apenas Marte que pode causar aflição no casamento e nos relacionamentos mas também qualquer planeta funcional maléfico que esteja em conjunção com os planetas  e casas que significam harmonia no casamento.

Assim, antes de mais é necessário conhecer a natureza funcional dos planetas para cada signo Ascendente. Pode ler artigos aprofundados sobre os planetas benéficos, maléficos e neutros para cada signo Ascendente no nosso outro site atuavidanosastros.com.

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2018

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.