Glossário astrológico- Marte

 

Marte na Astrologia

escrevemos antes sobre Marte . Neste glossário lembramos, no entanto, algumas das suas características e significados mais proeminentes:

O planeta Marte é o 4º a partir do Sol e o primeiro a estar fora dos limites da Terra. Tem a regência, segundo a Astrologia antiga, dos signos Carneiro e Escorpião e, correspondentemente da 1ª e a 8ª casas do horóscopo. O seu signo de exaltação é Capricórnio e o signo de debilitação é Caranguejo.  O seu signo de detrimento (queda) é Balança. O seu género é masculino; é karaka (significador) da força e poder, dos irmãos, o temperamento é violento, zangado e impulsivo. O seu elemento é o Fogo ( natureza pitta) e é seco e quente; a sua qualidade primária ou Guna é Tamas (estabilidade , inércia  ignorância, apego à forma material); a sua casta é Kshatriya (guerreiro); a sua natureza é maléfica; no conjunto dos planetas e na sua hierarquia, Marte é o comandante dos exércitos na assembleia dos  9 planetas; no corpo rege o peito. A sua pedra ou gema é o coral Vermelho, a sua direção é o sul, o dia da semana é terça feira; a sua maturidade plena é aos 28 anos. Tal como o Sol, a sua posição mais poderosa é na 10ª casa.

Tal como explicámos em outro artigo, a mitologia védica revela que Marte é filho da Terra. Mas a tradição também identifica Marte com o filho do deus Shiva, Kartikea, deus da guerra e terá nascido sem a união com uma mulher. Kartikea  nasceu com 6 cabeças e foi alimentado pelas 6 deusas da constelação de Ktittika, ou as plêiades. Este mito atribui a Marte a vitória sobre um demónio chamado Taraka, considerado invencível e, com essa vitória, libertou os devas do subjugo de Taraka.  Esta vitória de Marte sobre o demónio demonstra, não apenas as suas qualidades guerreiras mas também qualidades de proteção. Através deste feito, Marte tornou-se o protetor do dharma ou propósito sagrado de  vida que cada ser recebe ao encarnar. Porém, o seu caráter guerreiro faz dele um ser marcial de cor vermelha.  Rege a coragem, a bravura, a autoconfiança.

Marte é um significador da força física, da natureza animal, representa também o gado, a propriedade de terras, o açafrão, o almíscar,  o metal mercúrio, cortes, queimaduras, contusões, raiva, ódio, natureza impulsiva e insensibilidade. As pessoas influenciadas pela sua energia  são  mal-humoradas e argumentativos; amantes de armas e explosivos; líderes; generais; soldados; e membros das forças  policiais. Também podem ter  excelentes capacidades técnicas e mecânicas e  podem tornar-se construtores, designers, engenheiros e cirurgiões.

A influência de Marte na saúde, quando atua de forma maléfica pode
causar eczema, erupções cutâneas, distúrbios do sangue e da bile, cortes, feridas, choques elétricos, ferimentos por tiros, facadas, queimaduras, contusões. No temperamento do nativo produz  raiva, ódio, distúrbios psíquicos, pobreza, infeções, , tuberculose, sede, hemorroidas, úlceras, febres, envenenamento, indica  cirurgias e doenças do estômago, fígado, pulmões, nariz e ouvidos.

Marte permanece, e geral, 1 mês e meio em cada signo, levando cerca de 18 meses para transitar todo o Zodíaco.

Quando é forte no horóscopo Marte ajuda na aquisição de propriedades e Terras, na obtenção de status elevado  e de uma profissão de influência. Marte é particularmente benéfico para os Ascendentes Caranguejo e Leão.

Para além dos irmãos Marte também significa soldados, guerra e violência, acidentes, assertividade e ambição, força, paixão e desejo, discussão e conflito. ambientes militares, engenheiros e cirurgiões, habilidades mecânicas,  líderes e comandantes.

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2018

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.