Conjunção Sol Lua na 10ª Casa Signo Capricórnio

conjunção sol Lua na 10ª casa signo capricórnio

Descrevemos  neste artigo os efeitos gerais da conjunção Sol Lua na 10ª casa e no signo Capricórnio. Para melhor compreensão também falamos dos efeitos da Lua na mesma casa e signo.

Para saber os efeitos da colocação do Sol na 10ª casa leia o artigo aqui.

A Lua na 10ª casa encontra segurança no desempenho de papeis de cuidador e protetor mas num nível de grande visibilidade pública, em funções de liderança. Os seus níveis de emoção elevam-se quando está perante as grandes massas do público. O nativo é muito sensível às necessidades das massas e da sociedade.

Estes indivíduos sentem-se à vontade a exercer funções de líderes sociais com excelente reputação, desejando manter a sua posição social. Sentem necessidade de contribuir  para a ordem social e gostam de elaborar  regras para organizar a vida social. Levam a sério as responsabilidades sociais dos cargos que exercem.

A mãe destas pessoas é em geral alguém que preza acima de tudo a posição social e o status da família.  Os nativos com a Lua na 10ª casa sentem igualmente grande interesse pela posse de propriedades e terras; podem também estar bastante ligados à vida da comunidade e ter papeis importantes na educação ou ensino. Podem trabalhar a terra  e/ou viver da exploração do mar. A, mãe esteve envolvida, na infância do nativo ,em atividades de liderança e organização social  e passou esse exemplo para os filhos.

Os nativos com a Lua na 10ª casa sentem necessidade de reforçar a segurança da comunidade e isso leva-os e integrar as forças sociais de proteção ou envolver-se em atividades governativas a nível local. A necessidade de proteger e assegurar a manutenção dos líderes leva ao desenvolvimento de atos de patriotismo, de assessoria nos papeis legislativos e executivos ao mais alto nível. Identificam-se com os líderes e governantes, com as pessoas que ocupam o topo da hierarquia social a quem cabe a missão de manter a ordem e organização social.  São também respeitadores da lei e dos costumes e mantêm uma atitude respeitosa perante as elites governativas. Esse respeito é aprendido cedo, pois os pais, em geral ,são figuras conhecidas e respeitadas na comunidade. São também,  em geral figuras públicas e podem mesmo ser membros do governo local.  A família destas pessoas vive deste modo a sua vida sob os olhares do público pelo que os nativos aprendem cedo a comportar-se segundo as regras convencionadas.

A segurança emocional dos nativos com a Lua na 10ª casa pode estar ligada ao desempenho de papéis e funções sociais ou ao exercício de um determinado cargo ou profissão. Identificam-se com os deveres profissionais e precisam de ocupar posições de liderança nesses cargos para atingir o equilíbrio emocional. Precisam de ser populares, de ter grande visibilidade e reconhecimento por parte do público.  Estas pessoas são muitas vezes ícones do público e representam, nos papeis que desempenham, a sensibilidade do público. São estimadas tanto como figuras do governo ou das instituições  como intervenientes culturais, defensores dos valores da comunidade.  A dignidade do cargo e da posição social que ocupam alimentam o seu sentimento de segurança. Gostam de atingir o topo da carreira em que se encontram e ver reconhecido pela comunidade o valor dos seus esforços e do seu trabalho para a sociedade. Muitos aspetos da sua vida diária são expostos perante o público e pode-se dizer que vivem mais para corresponder aos olhares de aprovação desse público do que para simples usufruto pessoal. Por isso gostam de se ocupar de funções de caráter social ou legislativo geral.

A colocação da Lua na 10ª casa indica que o nativo terá reconhecimento profissional. Quando rege o Ascendente, ou a 10ª ou 7ª casa, a Lua na 10ª casa indica grande visibilidade em papeis de liderança na vida profissional.  Estas pessoas têm um sentido de hierarquia social forte e a necessidade de defender a  sua posição social  e status e aceitam a autoridade dos líderes sociais como legítima. Veem-se como ícones, líderes e membros do topo da hierarquia social. Podem atingir a popularidade máxima e serem acolhidos como «uma figura do povo» isto é, reconhecida e estimada por todos com afeto. Recebem igualmente o respeito incontestado por parte do público. Assim, tanto podem tornar-se ator/atriz famosos como um «político do povo». Com esta posição da Lua as pessoas em geral não conseguem ter uma vida privada, a sua vida estará sempre sob os olhares do público. A mãe do nativo também tem um destino público. Esta posição da Lua assegura porém boa reputação  e status por cumprimento de serviço público.

A Lua na 10ª casa favorece a ascensão a papeis de liderança e o relacionamento com pessoas de posição social elevada. Também pode indicar uma ligação forte do nativo aos costumes e modos de ser populares da comunidade e isso torna a pessoa  socialmente popular.  Esta sente-se reconhecida pois é popular e conhecida e estimada por todos. Quando a Lua está forte a popularidade pode  atravessar fronteiras e chegar ao plano internacional.

A Lua na 10ª casa interioriza a hierarquia social e os comportamentos sociais das classes, a estrutura do governo. Reflete ainda a ordem social e as leis vigentes. A pessoa torna-se um líder. Mas, apesar de ser uma figura pública, este nativo tem poucos verdadeiros amigos. E esta posição dá honra e visibilidade pública mas reduz os ganhos e rendimentos (a 10ª casa é a 12ª a partir da 11ª).

A natureza refletora da Lua desempenha os cargos de liderança de acordo com as estruturas hierárquicas existentes. Não tem um estatuto criador a menos que esteja em conjunção com o Sol na 10ª casa. Quando tem cargos de poder, exerce-os no respeito pelas leis e delega muitas vezes em outros uma parte do poder para evitar a excessiva concentração em si. O seu estilo é parental e protetor, não autoritário. Só quando está em conjunção com o Sol ou Marte é que o seu estilo pode ser de autoridade. Assim, a Lua na 10ª casa é mais vocacionada para cargos de liderança intermédia e, quando desempenha institucionalmente cargos de topo, a sua função é mais simbólica do que real no exercício do governo. A identificação com papeis respeitáveis e a  dignidade pública podem ajudar estas pessoas a trazer para o público alguma causa em que acreditam e, se isso acontece, são identificados a partir dessa causa  que é em geral uma causa querida do público pois a Lua na 10ª casa assume em si as expetativas das massas.  O excesso de sucesso na carreira diminui, porém, a possibilidade de uma vida familiar preenchida pois a pessoa é absorvida por deveres e responsabilidades públicos.

Numa natividade masculina a mãe é a figura que representa os papéis de liderança e dá à criança a noção da sua responsabilidade social. Quando o cônjuge é feminino, o nativo sente ser seu dever manter o casamento e as responsabilidades públicas que este implica, mesmo quando não é feliz. Numa natividade feminina a mãe serve igualmente de modelo para os papéis de liderança, por uma mãe que habitualmente tem deveres sociais públicos e que prefere preparar a criança para desenvolver uma postura digna e educada em termos sociais. havendo pouco apoio personalizado e emocional.

Nos papeis sociais que são chamados a desempenhar, estas pessoas têm excelentes resultados na prestação de cuidados, segurança, vida familiar, relação com as mães e filhos.  As profissões comerciais, atividades de  aconselhamento ou relacionadas com a água podem alcançar bons frutos e  poderão obter grande visibilidade na carreira e tornarem-se conhecidos (as) por todos.

A presença da Lua na 10ª casa gera alguns problemas na relação com irmãos (a 3ª é a 6ª a partir da 10ª). O trabalho em pequenas equipas, a escrita e comunicação, gestão administrativa, vendas, publicidade e marketing, organização e calendarização dos processos de comunicação, encontros e palestras podem ser sentidos como fardos e, em alguns casos, como gerando a exploração do nativo. No período dasa do regente da 3ª casa a pessoa sente que dá mais do que é devido nestas áreas, a menos que exista algum planeta benéfico colocado na 3ªcasa. Pode sentir-se escravizada pelas suas funções públicas, sentir falta de liberdade e cansaço mental durante estes períodos.

Deste modo, sendo uma figura pública que precisa de trabalhar com um grupo de outras pessoas, pode haver stress adicional pois os colaboradores e membros da  equipa são frequentemente a origem de desentendimentos, podendo mesmo chegar à traição. Comportamentos de exploração em relação ao nativo são comuns por parte destas pessoas bem como dos irmãos e primos. Todos os dependentes tendem a abusar da generosidade do nativo .Todas estas pessoas desapontam e frustram as expetativas que o nativo deposita nelas, podendo chegar à traição.

A Lua na 10ª casa deseja ganhar poder para ajudar os que não têm privilégios na sociedade. Estas pessoas preocupam-se com a justiça social e procuram equilibrar a justiça fazendo-a chegar a todos. Procuram fazer isto de forma não violenta, diplomática, assinando acordos, fazendo cessar os antagonismos através de um espírito de compromisso. A forma como exercem a autoridade segue o estilo parental, adotando um estilo delicado de aconselhamento e acordo. A Lua procura nutrir os outros e, quando está na 10ª casa, faz isso de forma pública (podem gerir centros de enfermagem,  praticar medicina, estender aos mais pobres os cuidados de saúde, etc..). A mãe é o modelo de autoridade , disciplinando e ensinando a cumprir as regras sociais mas há também uma boa relação com o pai. Estas pessoas sentem apego pela autoridade, pela necessidade de obedecer a regras e têm com o pai uma relação bastante emocional.  As pessoas com a Lua na 10ª casa  estão continuamente a interagir com os outros pois esta posição faz com que o  seu estilo de vida implique ter pouco ou nenhum tempo para a sua vida privada. Pelo aspeto que a Lua lança para a casa que rege, os nativos também gostam muito de estar em casa, embora tenham pouco tempo para isso.

O parceiro de vida é alguém que gosta de estar em casa e cuida do lar e é o abrigo seguro depois de um dia de trabalho cansativo, tendo um estilo parental e nutridor. Seja homem ou mulher, é o parceiro que trata da casa e resolve os problemas que surgem na família no dia-a-dia.

Segundo os clássicos, a colocação da Lua na 10ª casa dá potencial fama, muitas responsabilidades, mudanças na carreira, necessidade de ser objetivo nos juízos. O nativo é inspirador para os outros e recebe admiração e elogios destes. É devotado ao pai e á família deste. É inteligente, tranquilo e calmo. Provavelmente tem uma carreira na administração pública, de quem recebe riqueza e  reconhecimento.  Contenta-se, no entanto, com pequenos ganhos. Pode receber dinheiro de mulheres pertencentes a família altamente posicionada. É sóbrio e nobre, piedoso, recebe ajuda quendo precisa dos amigos e relações. É ambicioso e atinge altas posições. A profissão mudará várias vezes sendo flutuante. É cumpridor do dever e será feliz.

Para saber os efeitos da colocação do Sol no signo Capricórnio, leia o artigo aqui.

A Lua no signo Capricórnio precisa de estrutura, de organização, precisa de ter uma missão para cumprir;  gosta de estar no topo de uma organização para cumprir deveres sociais.

Mas, ao estar no signo duro de Saturno, que coloca muitos deveres à pessoa para realizar, o nativo sente-se constantemente esmagado pelo peso de tanto trabalho e responsabilidades. Não tem tempo para se divertir nem relaxar sendo viciado no trabalho. Sente necessidade de servir os outros. Estes indivíduos são duros negociadores e chefes ou diretores, são muito organizados e eficientes , desde que Saturno esteja bem colocado. Se Saturno estiver colocado numa casa dusthana a vida pode ser um fardo pesado e esmagador sem que a pessoa consiga dar conta do recado ao mesmo tempo que se sente obrigada a ser eficiente e a prestar serviço. Estas pessoas sentem-se impulsionadas para atingir o topo da carreira e de status na sociedade. Ao mesmo tempo, sentem-se desconfiados em relação às suas capacidades, a menos que Saturno esteja bem posicionado e forte. Quando isso acontece os nativos são excelentes gestores e organizadores. São também frugais nas necessidades e muito poupados. Podem ser excessivos na poupança e são levados a comprar tudo mais barato, com medo de perder a segurança financeira e o status conquistado, até ao ponto de seres miserabilistas.

A Lua no signo Capricórnio precisa de aplicar regras para se sentir em segurança. As relações pessoais com os outros, incluindo o cônjuge, (a Lua no signo Capricórnio ocupa a 7ª casa a partir de Caranguejo) são mediadas por contratos, formalizadas por acordos, negociações,  pela igualdade. Seja qual for a situação, estas pessoas acreditam que , negociando, fazendo um acordo ou contrato, todas as diferenças podem ser dirimidas. Embora não sejam muito espontâneas, procuram estabelecer relacionamentos com os outros em termos pessoais eu-tu para se sentirem em segurança.  O seu estilo é o de um administrador que aplica regras e leis,  confiando que os relacionamentos decorrerão de forma positiva  desde que ambas as partes cumpram esse acordo. Apesar disso, a ligação emocional com o cônjuge pode ser bastante forte e duradoura.  A disposição emocional da Lua no signo Capricórnio torna-se estável, conservadora, respeitadora dos costumes tradicionais.

Os resultados da posição da Lua no signo Capricórnio podem ser diferentes de acordo com a casa ocupada.  Por ex., quando colocada na 8ª casa, não apenas a mãe pode ter uma comportamento instável  com muitos segredos  como  a vida do nativo costuma ser mais curta do que a média.  Se a Lua estiver colocada na 6ª casa, outra casa dusthana, pode haver problemas de saúde, como epilepsia e, emocionalmente, o nativo tende a ser demasiado rígido, o que também tem efeitos negativos na saúde.

A Lua no signo Capricórnio deseja alcançar posição social numa vida estruturada e regulada. Aprende cedo o seu «papel» e conforma-se com este, de acordo com o seu lugar na hierarquia social. Não deseja mudar nada, apenas deseja ver a ordem estabelecida funcionar conforme o  esperado. O que dá segurança a estas pessoas é a certeza de que a ordem social funciona e que todos obedecem às regras estabelecidas. A desordem social horroriza-os pois aprendem que cada um tem o seu lugar e deve ocupá-lo na estrutura social. Aprendem por isso a  reconhecer os comportamentos «normais» e procuram manter a mesma regularidade de comportamento. Mas a forma como veem a organização social não é a de uma única escala de cidadãos: é antes uma rígida hierarquia em que os privilégios são diferentes de nível para nível. Cada um deve observar os rituais e protocolos próprios da sua posição social assim nivelada e, apesar de terem preocupação com a justiça social, a sua noção disso é bastante limitada, pois aceitam naturalmente a divisão social em classes diferenciadas. Acreditam, porém, que cada um pode elevar-se acima da sua posição de partida através do trabalho e do esforço. Mas tudo isto depende também do estado de Saturno, regente de Capricórnio no horóscopo. Quando está bem colocado, o nativo envolve-se com empenho em tarefas para fazer cumprir a lei e a ordem social, podendo trabalhar muito para isso. Se Saturno estiver no próprio signo ou exaltado estas pessoas podem atingir posições de topo na administração pública. Dedicam-se ao bem-estar da sociedade como um todo, zelando pela estrutura da sociedade mais do que pelo bem- estar dos indivíduos. Quando Saturno está exaltado e a Lua está colocada na 10ª casa o nativo alcança muito sucesso numa carreira pública.

Quando a Lua está colocada no signo Capricórnio o longo trânsito de 7 anos e meio de Saturno (Sade Satti) pode ser difícil de experienciar, com o nativo a ser separado dos seres próximos e a ter de assumir pesados deveres profissionais.

A relação com o pai pode ser problemática pois há uma relação de 8ª casa com o signo Leão. O pai pode ser visto como autocrático  e instável, mantendo um ritmo irregular de relacionamento, acusado de esconder bens da família, etc.

Os nativos com a Lua no signo Capricórnio são pragmáticos e são poupados , vivendo dos próprios recursos. Não gostam de emprestar dinheiro ou outros bens e também não os pedem a outros. São ordeiros e gostam da «normalidade». Não desejam ser criativos, preferem seguir as regras existentes. São convencionais mas confiáveis.

As mulheres em posição de autoridade e as mulheres da família são benéficas para estas pessoas. As mulheres com esta posição da Lua são independentes e autónomas, orientadas para seguir uma carreira e atingir altas posições na sociedade.

Os parceiros de vida são descritos pelo signo Caranguejo: amáveis e carinhosos, gostam de estar em casa e de se dedicar ao lar. São protetores e patriotas .Podem ser professores, oficiais da marinha, proprietários de terras e casas, defendem a pátria, os costumes, a comunidade.  Preferem as rotinas do lar a uma vida pública agitada.(a menos que vejam aí uma oportunidade para aumentar a segurança familiar, situação em que podem aceitar desempenhar cargos públicos). Estas pessoas gostam de estar em casa com o parceiro e  de serem mimadas por este . A relação com a mãe na infância foi essencialmente disciplinada e com pouco afeto pelo que, quando o parceiro é mulher, estas pessoas procuram alguém que se comporte como uma mãe. Homens e mulheres sentem-se confortados pela energia feminina que os ajuda a descomprimir,

Quando experimentam o dasa do Sol (6 anos) estas pessoas podem passar por dramáticas mudanças na sua identidade e vida pessoal.. Para estas pessoas é melhor que não haja planetas colocados no signo Gémeos, devido á relação de 6ª casa com este signo. Os planetas aí colocados representam inimigos e dificuldades: os jovens , irmãos e primos, profissionais da comunicação, publicação e edição  escrita,  produção de musica e filmes, são objeto de stress para estas pessoas.

Pode haver predisposição para doenças do pulmão, para ferimentos causados por irmãos, colegas de trabalho, etc.

O signo Escorpião é badakha para estas pessoas pelo que o período dasa de Marte pode ser difícil e trazer contínuos obstáculos.

Os homens com a Lua no signo Capricórnio são em geral magros mas isto pode mudar ,em especial quando a Lua está conjunta com Marte, o que lhes dá um corpo pesado. Os ossos são largos e a estrutura óssea é proeminente. A cabeça é grande, têm sobrancelhas espessas, pescoço longo, cabeço áspero. Falam devagar e de forma ponderada e podem parecer aborrecidos a pessoas com pensamento rápido. São trabalhadores árduos e cumprem zelosamente as obrigações. Não pedem dinheiro emprestado nem emprestam a outros. Não gostam de saberes «ocultos» aceitando apenas o conhecimento material dos factos observáveis. Rejeitam toda a metafísica. São em geral contabilistas ou empresários. são devotados aos filhos. em geral, ou casam cedo e ficam viúvos ou há uma diferença considerável de idade entre os cônjuges. Têm confiança em si próprios embora subam na vida de forma lenta e não alcancem muita riqueza.. Afirmam  de forma direta a sua opinião, o que gostam e o que não gostam. Têm boa saúde e vivem até idade avançada. Mas sofrem muitas vezes de doença senil, embora fisicamente mantenham a força. Pode sofrer de reumatismo, especialmente nos tornozelos e pés.

No período dasa da Lua assiste-se em geral a crescimento em todas as áreas. Quando a pessoa não tem filhos, neste período pode ter um ou mais, tanto biológicos como adotados. Há também aumento de posses e bens como propriedades e terras.

Conjunção Sol Lua na 10ª Casa Signo Capricórnio

Quando o Sol e a Lua estão em conjunção na 10ª casa e o Sol está num signo benéfico, a pessoa está completamente focada na carreira e em alcançar o topo na profissão e no status social. Deseja brilhar para os outros, fazer alguma coisa que marque a sociedade e lhe traga fama, sucesso, reconhecimento.  Isto é ainda mais evidente se a conjunção se dá na 10ª casa para o Ascendente Carneiro pois ,nesse caso, a conjunção forma um Raj Yoga que pode catapultar o nativo para uma enorme visibilidade social tornando-o num ícone para as massas. Com o Sol e a Lua na 10ª casa a pessoa deseja a todo o custo alcançar a celebridade e será colocada em circunstâncias tais que dificilmente terá uma vida privada, vivendo a partir de uma imagem pública e conformando-se a papéis relacionados com as funções públicas que tiver de desempenhar. É claro que o alcance da concretização dos desejos pessoais deve medir-se pela posição do dispositor da 10ª casa e do seu estado funcional no horóscopo, bem como a partir da regência das casas pelo Sol e pela Lua. Ou seja, os nativos com esta conjunção na 10ª casa terão sempre o desejo e a ambição de serem célebres, famosos e ricos mas a mera presença da conjunção na 10ª casa não garante isso por si só.

Por ex,  para o Ascendente Peixes (em que o sol rege a 6ª casa), o dispositor da 10ª casa (neste exemplo seria Júpiter que também rege o Ascendente) estiver debilitado na 11ª casa, no signo Capricórnio, o facto de a Lua ter a regência da 5ª casa pode ser muito insuficiente para garantir o sucesso pois o mais provável será que o nativo tenha dificuldade em realizar os desejos e ambições e que obstáculos impeçam os ganhos e a acumulação de riqueza. Mas, como tanto a 6ª casa como a 10ª são casas upachaya ou de crescimento, após muitas lutas o nativo consegue melhorar a sua posição social e a carreira mas talvez não a ponto de alcançar o sucesso desejado pois Júpiter não consegue garantir nem apoiar isso. Um outro exemplo disto é o Ascendente Capricórnio em que o Sol tem a regência da 8ª casa e a 10ª casa é ocupada pelo signo em que o Sol fica debilitado. embora a debilitação do Sol aqui até possa considerar-se algo benigna pois pode atenuar a força do Sol para criar obstáculos na carreira, temos muitas dúvidas de que os sonhos de grande fama e celebridade destas pessoas se concretizem, embora o nativo possa conseguir obter influência e poder recorrendo a meios secretos ou à manipulação de segredos dos outros mas isso provavelmente não lhe asseguraria  visibilidade e reputação pública.

Quando a Conjunção Sol Lua se dá no signo Capricórnio pode permitir grande sucesso e realização pessoais das ambições para o Ascendente Carneiro, aqui sobretudo devido á influência da Lua que está em aspeto com o seu próprio signo e que dá grande determinação e autonomia para vencer na vida com disciplina. Este é o caso em que a pessoa só pensa verdadeiramente na carreira e em atingir o topo desta, riqueza, reconhecimento e elevado status. Esta conjunção produz uma pessoa viciada em trabalho que sente ter uma missão a cumprir e aceita assumir um número pesado de serviço social pois considera que é esse o seu dever. Se Saturno estiver forte, o seu sucesso pode ser muito elevado embora a vida pessoal possa sofrer bastante por falta de tempo para viver a esse nível.  Para o Ascendente Leão, no entanto, a Lua (regente da 12ª casa) colocada na 10ª não ajuda o sucesso nem a visibilidade do nativo embora este possa sentir-se esmagado pelo peso dos deveres e responsabilidades que são sentidas como um sacrifício demasiado alto que a pessoa tem de fazer. Para  o Ascendente Gémeos esta posição pode igualmente revelar muitos obstáculos à acumulação de riqueza, aos desejos e iniciativas  e aos ganhos. Para o Ascendente Caranguejo a conjunção entre o Sol e a Lua  no signo Capricórnio mostram que as parcerias, incluindo a conjugal, podem ser úteis para a realização dos desejos e ambições mas, neste caso, a pessoa foca-se mais no parceiro do que na carreira em termos independentes, pelo que o desejo de sucesso profissional pode estar subordinado ao desejo de sucesso no casamento.

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2018

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.