Glossário Astrológico- Maheshwara

Maheshwara

O conceito Maheswara é usado no sistema Jaimini de astrologia. O seu significado insere-se na metafísica religiosa da Índia, na compreensão da Trindade Brahma, Vishnu e Maheswara, sendo o primeiro o criador, o segundo o protetor e o 3º o destruidor ou libertador.  Este conceito é usado na interpretação de alguns dasas do sistema Jaimini como o Sthira dasa e Shoola dasa , entre outros.

Porém, para se poderem usar, estes 3 aspetos devem ser calculados na carta natal. Há mais do que um método para escolher o Maheshwara, apresentamos um deles. Para o encontrar temos de ter em consideração que, em cada horóscopo existem 11 Rudras, que correspondem aos regentes da 8ª casa a partir de um signo, excluindo-se aquele onde se encontra colocado o planeta Júpiter. Desses 8 Rudras, aquele que fica colocado na 8ª casa a partir do signo que contém o planeta Atmakaraka é o mais importante, recebendo a designação de «libertador» ou Maheswara. Enquanto os outros Rudras têm por função destruir o corpo o Maheswara tem por função libertar a alma do ciclo dos renascimentos, levando-a para o plano mais alto no nível espiritual. Maheswara corresponde à divindade Shiva.

Porém, o Maheswara poderá ter de ser encontrado de outro modo, se o planeta que rege a 8ª casa a partir do Atmakaraka estiver  colocado no próprio signo ou no signo de exaltação. Neste caso, o sistema considera que o planeta perde a sua capacidade destruidora e deve procurar-se outro planeta para ser o Maheswara. Faz-se assim: vê-se qual dos planetas é mais forte, o regente da 8ª casa a partir do Maheswara ou o regente da 12ª casa a partir do Maheswara. Aquele dentre estes que for mais forte torna-se o Maheswara, por delegação daquele que o deveria ser de modo natural.

Quando Rahu ou Ketu estão colocados na 1ª ou 8ª casa a partir do Atmakaraka, o Maheswara será o planeta que rege a 6ª casa contada a partir  do Sol.

Na escolha do planeta Maheswara, há uma regra de exceção que diz que, se o planeta que rege a 8ª casa estiver colocado na 8ª casa no próprio signo, então torna-se o Brahma no horóscopo e será preciso contar 8 ou 12 casas a partir da posição deste para encontrar o Maheswara no horóscopo.

Para os que tiverem o software gratuito de Astrologia Jyotish Jaganatha Hora não será necessário fazer contas pois o programa apresenta os planetas que são Brahma, Vishnu e Maheswara.

Brahma no horóscopo significa o desejo mais fundo que move o indivíduo encarnado para criar e a casa/signo indica a área em que esse desejo profundo poderá preencher-se e concretizar-se;.

O grande investigador da Astrologia Jyotish, B. V. Raman sintetizou os aspetos que, na sua experiências, deram bons resultados em relação ao Maheswara: assim, se o planeta Atmakaraka estiver em conjunção com Rahu ou Ketu ou, em alternativa, se um dos nodos estiver colocado na 8ª casa a partir do Atmakaraka, deve ser escolhido o 6º planeta a partir do Sol como Maheswara; se dois planetas estiverem em competição pela posição de Atmakaraka, deve escolher-se o mais forte.

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2018

2 Thoughts to “Glossário Astrológico- Maheshwara”

  1. heffeder

    como se acha no programa J.Hora a localização do Maheswara, não encontrei na listagem de planetas e Lagnas Especiais ?

    1. Ao abrir o programa mas informações básicas, se clicar , no lado direito em cima da informação básica sobre as posições planetárias, etc., com o botão direito do rato, abre um novo menu onde se inclui o Maheshwara, Rudra, etc.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.