Glossário Astrológico- Mercúrio

Planeta Mercúrio

 

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol (está a cerca de 36 milhões de km do Sol  quando está no ponto mais distante  da sua órbita e a cerca de 29 milhões quando está no mais próximo).  Metade do planeta tem uma temperatura elevada de cerca de 360º enquanto a outra metade é muito fria, com temperaturas negativas, pois apenas uma parte da superfície de Mercúrio fica virada para o Sol ao longo da sua órbita, que leva cerca de 88 dias   a completar uma volta completa à volta do Sol.

Estas características físicas explicam também porque Mercúrio está associado à «dualidade» sobretudo no plano da linguagem (que remete para segundos sentidos, mentira, etc, mas também para a dualidade de caráter que pode indicar desonestidade quando está fraco no horóscopo). A sua natureza é neutra, podendo assumir características masculinas se estiver conjunto com um planeta masculino ou femininas se estiver conjunto com um planeta feminino.

É o planeta karaka (significador), segundo o clássico Uttara Kalamrita de : educação,  matemática, astronomia ,conhecimento, discurso, escrita, infância, cor verde, comércio, pele, eunuco, adoração de Vishnu, direção este, versado nos épicos e escritos sagrados, gramática, tio materno, yantras, autocontrolo, umbigo, criança, humildade, forte ao nascer do Sol.  Quando está forte no horóscopo, Mercúrio favorece todos estes significados.

Também representa os tios maternos. Na assembleia dos planetas é o príncipe real, embora seja de algum modo considerado um herdeiro ilegítimo. O temperamento é volátil e versátil; a sua qualidade primária ou Guna é Rajas; a sua casta é Vaishya (comerciante); a sua natureza  é neutra, isto é, é benéfica desde que associado com planetas benéficos e torna-se maléfico se estiver associado com planetas maléficos.

A sua compleição é verde relva. Representa a Terra como um dos 5 elementos. Tem a regência dos signos Gémeos e Virgem  e fica exaltado no signo Virgem (15º) sendo o único planeta que fica exaltado no próprio signo. Tem detrimento (queda)  no signo Sagitário. Fica debilitado no signo Peixes. O seu elemento é a Terra. Mercúrio é considerado como atraente fisicamente e como tendo o dom fácil do discurso subtil , com duplo sentido e com sentido de humor pois é dotado dos 3 humores da tradição: bile, fleuma e aéreo.

Mercúrio está também associado com a brincadeira. Representa o sabor misto. Representa a classe dos comerciantes mas também as atividades financeiras e as tecnologias da informação. Representa a lógica e a comunicação verbal e todos os meios de transmissão e propagação da informação, desde a escrita aos meios mais tecnológicos da informação.

Segundo a mitologia, Mercúrio nasceu da união da Lua (vista como deus masculino) e Tara, a esposa de Júpiter. A Lua raptou Tara e refugiou-se num abrigo até que os deuses apelaram para a sua sensatez e a Lua devolveu Tara a Júpiter mas esta carregava  o filho da Lua. Este teve um parto difícil  mas a criança era muito bela. Tara acabou por contar a Júpiter que a criança- Mercúrio- era filho da Lua. Júpiter ,num gesto magnânimo, aceitou a criança.

Mercúrio é amigo do Sol e de Vénus, neutro em relação a Júpiter, Marte e Saturno e os nodos e é  inimigo da Lua.

Também Poderá Gostar de Ler

Deixe um comentário a sua opinião conta