Glossário Astrológico- Mudda Dasha

mudda dasha

O conceito de Mudda dasha refere-se a um processo usado pela Astrologia Jyotish na vertente Tajaka ou Varshaphala  e consiste na compressão do vimsottari dasa para o período de um ano. Trata-se de aplicar uma versão proporcional reduzida dos períodos dasa a um ano apenas.  Como é explicado por um dos autores da Jyotish que escreveu aprofundadamente sobre o sistema Varshapala, Dr. K. S. Charak, o Mudda Dasha mostra os períodos planetários para o tempo exato de um retorno solar anual para a carta de retorno solar ou varshaphala.

O Mudda dasha mostra, em proporção para o período de um ano,  os períodos dasha do sistema vimsottari, cuja duração total é de 120 anos. Assim, o Mudda dasha efetua uma redução proporcional desse período de 120 anos, para o período de um único ano, fazendo uma correspondência entre os 120 anos e 360 dias.

Tal como acontece com o vimsottari dasa, também o Mudda dasha usa o Nakshatra da Lua  do momento do nascimento. Para calcular o Mudda dasha, os anos que a pessoa já completou são adicionados ao Nakshatra da Lua no tempo de nascimento. Ao total assim somado, subtraem-se 2 e o remanescente é dividido por 9.

Ignora-se o quociente e usa-se o «resto»  que corresponde ao período dasha ativo no início do ano do retorno solar pretendido. Hoje em dia qualquer software de Astrologia Jyotish calcula a carta do retorno solar ou varshaphala e apresenta o Mudda dasha pelo que não é necessário perder tempo a fazer os cálculos.

A duração dos períodos Mudda dasha  é calculada (o 1º dos períodos , tal como acontece com o vimsottari dasa , pode ter duração variada dependendo da posição da Lua no momento de nascimento, no signo e Nakshatra. Este primeiro período Mudda dasha marca a sequência dos períodos restantes) do seguinte modo:

partindo da duração normal de cada período planetário no Vimsottarui dasha, – Sol 6 anos, Lua 10, etc.,- faz-se a correspondência da sua duração para um único ano multiplicando o valor normal em anos para cada planeta por 3, mas considerando dias em vez de anos: Assim, por ex., o período da Lua, que dura 10 anos, multiplicado por 3 dará , para o Mudda dasha, 30 dias.

O  Mudda dasha também tem subperíodos- bukty ou antardasa- que são calculados do mesmo modo que os maha dasas.

O Mudda dasha , relacionado com a Astrologia Tajaka ou a carta do retorno solar anual é considerado por muitos como algo exterior à própria astrologia Jyotish,  sendo parte do sistema persa de astrologia embora tenha sido adotado por muitos astrólogos da Índia. Este sistema tem conceitos próprios e técnicas próprias de interpretação.

Para os que têm o software gratuito Jaganatha Hora instalado, é muito fácil obter a carta Tajaka, escolhendo no menu Tajaka. Poderão também aceder de imediato ao Mudda Dasha e a todos os conceitos necessários  para ler esta carta anual ou varshaphala. Obviamente que, para a poderem interpretar terão de aprender mais sobre o sistema Tajaka, por ex., lendo com cuidado  e estudando os princípios de interpretação dados pelo autor K. S. Charak, disponível na Internet para download gratuito em língua inglesa.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment