Carta Divisional D- 24 Chaturvimshamsha

 

Rapariga a consultar livros na biblioteca

Neste artigo descrevemos o significado e o uso da carta divisional D- 24 Chaturvimshamsha.

A carta divisional D-24 permite avaliar os efeitos da educação e instrução escolar. Revela o potencial para desenvolver competências, bem como os talentos naturais que permitem servir de base para a educação, tanto ao nível pessoal como a partir das raízes culturais e familiares.

Note-se que as casas 2, 3 e 4 revelam bastante sobre esta base inicial do desenvolvimento e educação do nativo, no seio da família e no interior de uma comunidade cultural com costumes próprios, uma língua determinada, etc.  A 4ª casa é, neste sentido o culminar deste potencial para ser elevado através da instrução , incluindo a escola, a interiorização dos padrões culturais e regras sociais associadas aos costumes da comunidade de pertença.

A divisional 24 baseia-se, tal como o seu nome indica, na divisão de um signo em 24 partes, cada uma com 1º e 15’. Estas começam a contar-se, segundo Parashara, a partir de Caranguejo para os signos femininos e de Leão para os signos masculinos.

Deste modo, basicamente, a D- 24 Chaturvimshamsha  dá informação sobre o processo de socialização pelo qual o indivíduo interioriza os padrões da sociedade e da cultura a que pertence, mostrando as raízes culturais deste. A 4ª casa também se relaciona com a terra e, por isso, tem um significado adicional em termos religiosos tradicionais na Índia: revela a capacidade de o indivíduo sintonizar e lidar com «os espíritos da Natureza».

O regente da divisional D-24 traz, durante os subperíodos (antardasa) dos vimsottari dasa, realizações académicas e intelectuais e também espirituais.

Na divisional D-24 (varga da aprendizagem  do conhecimento) e na D-10 (que revela a capacidade de se elevar na sociedade)  a 3ª casa  indica competências intelectuais de discurso e de  escrita. Segundo Narasimha Rao,  esta casa indica, nestas duas divisionais, o potencial para atingir uma posição  social a partir da atividade da escrita e das competências do nativo para escrever.

De acordo com este autor da Jyotish, na D-24 a 5ª casa indica, nesta divisional relacionada com a aprendizagem e o conhecimento, a inteligência. Esta casa mostra as coisas que, a partir do nativo, geram nos outros a representação dos seus talentos e da sua inteligência. Neste caso tais coisas referem-se a resultados escolares, exames, classificações académicas, etc., e estão na base do conceito do valor intelectual reconhecido pelos outros em relação ao nativo.

O Ascendente e a 5ª casa desta varga quando são fortes indicam que o nativo terá uma boa educação. Pelo contrário, planetas debilitados nestas casas ou estas casas fracas indicam problemas no processo académico de educação.

Alguma informação adicional sobre a educação relacionada com a carreira pode ser obtida vendo o estado do regente da 10ª casa, tanto na radix como na D-24 e a posição em que estão colocados ,  bem como os aspetos que recebem de outros planetas.

O estado dignificado de Júpiter, Mercúrio e a Lua, especialmente se estiverem exaltados ou no próprio signo, indicam inteligência e conhecimento superior e, por essa forma, um potencial de grandes realizações académicas.

Se o Ascendente e a 5ª casa tiverem associação com a 3ª, 9ª ou 12ª casas ou os regentes destas, o nativo irá para o estrangeiro para estudar.

Também Poderá Gostar de Ler