A Carta Divisional D-60 Shastiamsha

Paisagem com curso de Água em tom rosa

Esta é uma carta divisional – D- 60- que tem um peso especial no conjunto das casas divisionais porque permite extrair insights para a vida e desenvolvimento espirituais. Porém, cabe distinguir, em primeiro lugar, esta divisional da Tabela Shastiamsha que divide um signo em 60 porções com 15’ cada porque esta apenas contém os nomes de cada porção e a carta divisional, calculada a partir da divisão de um signo em 60 partes, contém muito mais informação do que a tabela.

No entanto, há astrólogos que preferem usar a tabela e as suas regências de modo autónomo, sem referência à carta divisional D- 60, tal como acontece com a tabela navamsa. Assim, têm em conta os 60 regentes de cada uma das porções (60) e o caráter benéfico ou maléfico de cada porção. Seguidamente, têm em conta  a colocação dos planetas da radix em cada uma dessas porções. Seguem um princípio muito simples: um planeta colocado numa amsha positiva dá bons resultados; um planeta colocado numa amsha negativa dá resultados adversos.  

O problema está em determinar com clareza quais são os shastiamsha  benéficos e quais são os maléficos pois há várias interpretações que variam na sua posição. Aquilo em que estão de acordo refere-se  a que as «porções» positivas e negativas também variam conforme se trata de signos masculinos ou signos femininos. Este uso da shastiamsha, sem referência á carta divisional ,serve para aferir a força dos planetas da radix, o que também é feito através da tabela navamsa.

Quanto à carta divisional Shastiamsha, há que ter em conta que, devido ao elevado quociente de divisão desta divisional, a sua utilidade só existe para os que sabem com rigor total o tempo exato de nascimento «ao segundo».

Parashara deixou instruções sobre como calcular o regente desta divisional. Para o estudante, esse cálculo hoje tem pouca valia pois o software de astrologia jyotish (incluindo o gratuito Jaganatha hora) calcula todos os elementos relevantes para encontrar as cartas divisionais.

A divisional D- 60 permite extrair conclusões acerca da 12ª casa, o que pode estender-se a todas as casas que, na radix, formam um ângulo de 12 com quaisquer outras (a 12ª casa a partir de qualquer das 12 casas do horóscopo). Segundo a tradição, permite ver informação sobre vidas passadas, o karma e as vidas futuras (quanto tempo falta até terminar a «roda de Samsara»).

Simbolicamente, a D- 60 refere-se à «contagem final», «conclusão» ou «destino final».

Assim, esta divisional dá informação sobre o final de um ciclo, indica o «fechamento» ou completamento do «destino final» (karma) do nativo.

Nesta divisional todos os planetas são importantes pois, na D- 60, as capacidades individuais dos planetas são reveladas.

Sendo uma divisional que indica o final de um ciclo, a D- 60 mostra as condições ou eventos que permitem «fechar» o ciclo kármico antes da dissolução material do corpo e da identidade com este associada, bem como as experiências finais antes de abandonar o plano terreno.

Para ler a D- 60 deve analisar-se a 12ª casa na carta  radix. Esta análise permite compreender as tendências básicas para a espiritualidade e o potencial de transformação individual, o nível de consciência espiritual atingido e o tipo de «guias» espirituais que o nativo atrai. Deve ler-se, também na radix, a 12ª casa a partir da Lua para ver o potencial de «conclusão» no plano emocional; deve ainda  procurar-se o planeta atmakaraka (que revela as disposições mais profundas da alma).

A divisional D- 60 permite obter pormenores mais finos também sobre todos os aspetos da vida terrena:  assim, podemos analisar, na D-60, o estado e a dignidade dos planetas que regem a 10ª e a 7ª casas para ver a vida profissional; os regentes da 4ª, 5ª  e 2ª casas para analisar a educação, os regentes da 7ª e 12ª casas para  analisar o casamento, etc. Se algum destes regentes estiver, na D-60, fragilizado, isso indica redução do potencial de sucesso dessas áreas no plano material da existência. Parashara escreveu que qualquer planeta regente das 12 casas da D-1 ou radix, que esteja fraco na Shastiamsha, reduz o seu potencial de produzir resultados positivos.

A posição do planeta atmakaraka na D- 60 pode produzir  resultados considerados materialmente positivos ou negativos  e isto é usado por muitos astrólogos para «corrigir» a hora de nascimento, quando o atmakaraka está posicionado no Ascendente. Isto é geralmente induzido a partir do que se conhece acerca da vida e história pessoal do indivíduo: se houver discrepância entre o que indica o atmakaraka colocado no Ascendente (esta posição indica sempre um tipo de destino que, por alguma razão, extravasa o plano pessoal para adquirir algum tipo de proeminência social) então a hora de nascimento não está correta.

A carta divisional D- 60 também é usada para compreender se um planeta retrógrado na carta radix produzirá ou não os seus frutos.  Como sabemos e escrevemos em outros artigos existe considerável polémica sobre a «força» ou «fraqueza» de um planeta quando esta retrógrado. Enquanto uns defendem que o planeta retrógrado se torna mais forte quando está retrógrado, outros afirmam o contrário. Ora, o estado desse planeta na D-60 ajuda a compreender qual das posições referidas acima se concretizará num determinado horóscopo individual. A chave para perceber isto é ver se o planeta em causa «cai» num Shastiamsha benéfico ou maléfico. Se o planeta estiver colocado num Shastiamsha maléfico, o planeta está a operar através de karma que exige retribuição e este tem de ser pago. Isso não significa que o planeta não dará quaisquer resultados positivos, poderá dar se o karma em ação o permitir, embora estes sejam atrasados. Mas também poderá negar completamente esses resultados; se o planeta está colocado num shastiamsha benéfico, então será de esperar que o nativo obtenha pelo menos resultados positivos parciais embora talvez com algum atraso menor.

A divisional D- 60 também mostra dívidas kármicas trazidas para esta vida e que dificultam o reconhecimento social  e a dignidade pública, quando Marte ou Saturno (por vezes também Mercúrio) estão retrógrados no horóscopo. Para analisar, seguem-se os procedimentos explicados no último parágrafo.

Através da divisional Shastiamsha também é possível verificar se planetas muito dignificados na D- 1 darão resultados positivos ou se o farão «distorcendo» os significados mais positivos dos planetas.  Assim, um planeta exaltado na radix mas debilitado na D- 60 indica que o nativo terá um período de grande sucesso temporário mas , durante o período dasa desse planeta, terá uma queda abrupta e final. Deste modo a D- 60 ajuda a efetuar prognósticos mais objetivos acerca dos planetas muito fortes na D-1.

Para  determinar os planetas que serão mais decisivos no destino pessoal, ver os que estão colocados na 1ª casa da D-60.

Apresentamos a seguir a tabela Shastiamsha para conhecimento dos leitores.

Tabela Shastiamsha– Segue a ordem das «amsha» para os Signos Masculinos. Para os signos Femininos inverte-se a Ordem (do nº 60 até ao nº 1).


  • 1.Ghora-maléfico 2. Rakshasa ,demónico 3. Deva ,Divino 4. Kubera ,Tesoureiro celeste 5. Yaksha ,Cantor celestial 6. Kindara , 7. Bhrashta ,Vicioso, 8. Kulaghna ,Destrói família 9. Garala ,venenoso 10. Vahni ,Fogo, fluído gástrico, relativo à digestão 11. Maya ,Engano, ilusionismo 12. Purishakya ,de natureza terrena, desperdícios sólidos 13. Amrita,Néctar da imortalidade 14. Marutwana ,Deuses do Vento 15. Kaala, Cor
    escura, preto  

  • 16. Sarpa ,serpente 17. Amrita , néctar imortal 18. Indu , a Lua, cânfora, gota brilhante 19. Mridu ,macio, moderado 20. Komal , terno, agradável 21. Heramba ,Ganesha ,herói arrogante, 22.Brahma ,Pai universal, conhecimento sagrado, míssil. 23. Vishnu.Vishnu 24. Maheshwara,shiva 25. Deva,Divino 26. Ardra, húmido 27. Kalinasa 28. (Kshitees) kSitIza,regente da Terra, príncipe, rei 29. Kamalakara, lago cheio de flores de Lótus, flores de lótus 30. Gulika, filho de Saturno, pequena bola

  • 31. Mrityu , filho de Marte, morte 32. Kaala azul escuro,tempo, Shiva, destruição, Saturno 33. Davagni ,floresta, fogo na floresta 34. Ghora ,violento, horrível 35. Yama , morte   36 Kantaka , ponta de alfinete ou agulha, dor com formigamento (maléfico). 37. Suddha ,néctar, ambrósia, nome do rio Ganges 38. Amrita, néctar da imortalidade 39. PurnaChandra, Lua cheia 40.Visha-dagdha Destruído por veneno, consumido pelo desgosto. 41. Kulanasa , Arruína uma família 42. Vamshakshaya Queda, ausência de mais crescimento 43.Utpata , qualquer calamidade pública (tremor de terra, eclipse, etc) 44. Kaala , Cor escura, pret 45. Saumya, relacionado com a Lua , sagrado para a Lua, atraente, auspicioso    

  • 6. Komala, macio, tenro, doce, agradável, encantador (benéfico) 47. Sheetala, branco, cor pálida 48. Karaladamshtra , dentes assustadores 49. Chandramukhi , o que tem toda a beleza da Lua 50. Praveena , inteligente , eloquente 51. Kaalpavaka ,tempestade, turbilhão 52. Dhannayudha ,equipa conduzida por um ascético ou Brahmin 53. Nirmala , sem mancha, limpo, puro, brilhante, resplandecente (benéfico) 54. Saumya , frio e húmido, situado a norte, plácido, gentil (benéfico) 55. Krura ,sangrento, impiedoso, terrível, desagradável,ferido, malévolo, (maléfico) = pitiless, mischievious, 56. Atisheetala , 57. apampati, muito frio, o oceano, Varuna, o deus da chuva (benéfico) 58. payodhi, recetáculo de água, oceano, nascido do mar (benéfico) 59. Brahmana , sacerdote deambulante (maléfico) 60. ChandraRekha (InduRekha)  raio ou linha direta a partir da Lua, Mãe Terra originária, lugar da mais antiga civilização. (benéfico )

Também Poderá Gostar de Ler

2 Thoughts to “A Carta Divisional D-60 Shastiamsha”

  1. Carlos

    A posição do Atmakaraka, na 1 casa, é no mapa natal ou no D-60? Obrigado

    1. astrologoaprendiz1

      Será na D-60.

Comments are closed.