Conjunção Lua Saturno na 1ª Casa Signo Carneiro

 

mulher  a trabalhar no escritório

Falamos neste artigo dos efeitos gerais da conjunção Lua Saturno na 1ª casa e no signo Carneiro. Poderá ler um artigo sobre a colocação da Lua na 1ª casa  aqui e no signo Carneiro aqui. Pode ler um artigo sobre a colocação de Saturno na 1ª casa aqui e no signo Carneiro aqui.

A conjunção Lua Saturno é difícil por si só, sendo que a sua presença na 1ª casa tem ainda um impacto maior. A personalidade torna-se muito introvertida e a mente pode ser bastante obstinada e rígida em relação a questões que sejam vistas pelo indivíduo  como limites que não deve ultrapassar.

Há tendência para a depressão, a não ser que a pessoa se identifique com as normas sociais e regras socialmente aceites, despersonalizando-se, não se permitindo exprimir de forma aberta qualquer emoção e criando uma «máscara social» que exprime os papeis socialmente aceites.

Neste caso pode perder-se bastante densidade pessoal, vivendo-s para repetir os padrões de vida socialmente aceites e financeiramente compensadores em termos de posição social e posses materiais. Se Saturno é dominante, estas pessoas não chegam a desenvolver uma verdadeira identidade pessoal, conformando-se com as normas sociais e desempenhando os papeis esperados pela sociedade sem se permitirem desejar ser outra coisa ou ter uma vida mais espontânea e emocional.

Nos comportamentos, estes nativos adotam uma atitude conservadora, evitando todos os riscos, inclusivamente para o corpo físico e não são apreciadores de «aventuras». Gostam de uma rotina estabelecida e repetida continuamente, sentindo ansiedade sempre que alguma circunstância os obriga a quebrar esse ritmo. Precisam de «saber com o que contam», querem poder prever que o que acontecerá amanhã será igual ao que sucedeu hoje. Pode não ser muito entusiasmante, mas é melhor do que correr perigo (pensam).

Rejeitam assim todas as mudanças e detestam ter que se movimentar, por medo do perigo que isso pode trazer para o seu corpo físico. Temem sobretudo que o corpo sofra e seja atingido se mudarem as suas rotinas e cautelas.  Mas, em geral, são obrigados a mover-se, mesmo contra o seu medo inato de perder a vida.

Os nativos com a conjunção Lua Saturno na 1ª casa sentem-se confortáveis em ambientes onde há uma autoridade que supervisiona. Também gostam de desempenhar esses papeis, fazendo-o de forma rigorosa e sem ceder a quaisquer impulsos emocionais, a menos que a Lua seja mais forte na conjunção.

Esta conjunção na 1ª casa produz uma imagem séria e de grande maturidade a estes nativos, que parecem mais velhos do que são na infância e na juventude. Porém, à medida que envelhecem, dá-se o  oposto e parecem mais jovens pois Saturno na 1ª casa também retarda o envelhecimento.

Habitualmente, os nativos com a conjunção Lua Saturno na 1ª casa têm uma carreira pública que exige em geral bastantes responsabilidades, trabalho árduo e assumir deveres. Podem ter de enfrentar diversas situações desafiadoras, pressões, etc., mas alcançam reconhecimento, posições de liderança e respeito por parte das instituições e dos pares.

Ao mesmo tempo, estas pessoas temem não ter o valor que os outros lhes atribuem e podem tornar-se demasiado perfecionistas, acabando por se identificar totalmente com o trabalho e com a posição de autoridade que este lhes dá. Mantêm ao longo da vida a postura «cinzenta» e burocrática de conformidade com as regras e os deveres.  Têm por isso dificuldade em «reformar-se», pois sem o trabalho não têm qualquer incentivo para se sentirem importantes e necessários. Também lançam suspeitas contínuas sobre o cônjuge e todos os parceiros pessoais,  o que não facilita a sua felicidade.

Quando a Lua é mais forte na conjunção, por ex., por ter o grau inferior na mesma, a pessoa identifica-se com o corpo  mas a presença de Saturno pode causar desagrado pela aparência física: a pessoa pode considerar que não é suficientemente atraente e isso pode afetar negativamente a sua autoestima. Preferem os ambientes familiares. Têm um forte sentido da família, da comunidade e são patriotas ,ansiando por conservar os velhos costumes e padrões sociais.

A Lua forte na conjunção permite mais mobilidade física , embora a energia de Saturno prefira competir no mundo dos negócios ou da gestão social, financeira ou política do que no plano físico.

A influência de Saturno sobre a Lua, no entanto, torna a mente taciturna, pessimista, com grande dificuldade em ligar-se aos próprios sentimentos, pelo que pode haver algum tipo de cisão interna entre as necessidades profundas a nível emocional, que ficam reprimidas e a rigidez , obstinação ou teimosia acompanhadas de rudeza e, por vezes até de crueldade, quando a Lua e Saturno estão colocados em signos desfavoráveis, como acontece com os signos de Marte- Saturno fica debilitado em Carneiro e a Lua em Escorpião.

Uma tendência forte para o egoísmo pode também ser visível.  A Lua é passiva e reflete as energias dos planetas com os quais está associada e a sombra de Saturno pode ser muito pesada.

Quando a conjunção Lua Saturno se dá no signo Carneiro e Saturno tem o controlo da conjunção, a pessoa pode ser profundamente dogmática, preconceituosa, discriminatória em relação aos outros, rejeitando-os por serem de outro nível social, etnia, religião, por partilharem ideologia diversa, etc. estas pessoas criam uma barreira intransponível entre si e os outros que desprezam por alguma razão, recusando vê-los num mesmo plano de igualdade.

Por vezes pode acontecer que sejam eles próprios vítimas da discriminação dos outros e podem ser forçados a experimentar grande escassez de meios para sobreviver, relacionados com a casa ocupada por Saturno. Estas pessoas têm medo de correr riscos, veem o mundo como um confronto entre si próprias e os outros. Tendem também a perspetivar toda a realidade a partir do dualismo «bem/mal» de forma extremista e têm pouco poder de adaptação para aceitar que há zonas intermédias em que «bem e mal» podem misturar-se não sendo conceitos absolutos.

Podem agir sem pensar ou refletir previamente e tomar más decisões que lhes trazem problemas  mas resistem a todo o tipo de mudança ou de adaptação.

Quando a conjunção Lua Saturno se dá no signo Carneiro mas a Lua tem o grau inferior o nativo apega-se á comunidade e à família em que nasceu e valoriza a carreira profissional como forma de intervir na realidade social. Tem uma natureza bastante competitiva e é impaciente e dominador. Mas procura agir dentro dos limites das normas e regras sociais.

Pode desenvolver uma carreira de natureza política ou social e é fácil encontrá-lo a trabalhar continuamente, interessando-se pela melhoria das condições gerais da sociedade e de cada membro da mesma. Estas pessoas são capazes de lutar muito para obter um cargo ou posição social e profissionalmente mais vantajosa mas têm o ponto fraco de precisarem de ser reconhecidas pelos outros, pois tendem a ter fraca autoestima.

Para avaliar corretamente os efeitos da conjunção Lua Saturno em qualquer casa do horóscopo é necessário ter em conta que os resultados serão melhores quando Saturno tem a regência de uma casa kendra ou upachaya e a Lua quando rege uma casa trina ou kendra.

Também Poderá Gostar de Ler