Glossário Astrológico- Signos Noturnos

flor branca

Os signos «noturnos» sãos os signos femininos ou de polaridade negativa, ou ainda os signos pares: Touro, Caranguejo, Virgem, Escorpião, Capricórnio e Peixes.

Os signos noturnos são de elemento Terra ou Água. Todos os outros signos são «positivos», masculinos, diurnos ou ímpares.  A ordem do Zodíaco começa com um signo masculino ou diurno, Carneiro e vai alternando, seguindo-se a um signo masculino um signo feminino e vice-versa. A esta caracterização associa-se também outra polaridade que considera os signos masculinos como ativos e os femininos como passivos ou recetivos.

As qualidades dos elementos dos signos influenciam decisivamente a personalidade dos nativos sob a sua influência: assim, o elemento Água torna os indivíduos recetivos para captar as energias emocionais, funcionando catalisadores que recebem em si e assumem essas energias, que captam a partir de si próprios e dos outros; estas pessoas são muito sensíveis às correntes psíquicas e podem , quando essa sensibilidade não é disciplinada, sentir-se esmagadas em certos ambientes carregados de energia emocional, especialmente quando esta é negativa.  Conseguem também «ler» as energias emocionais dos outros, sendo por isso capazes de empatia, quando se identificam com essas energias que captam, ou antipatia imediata, quando tais energias são dissonantes em relação ao seu próprio «timbre» emocional. Colocam um foco importante nos relacionamentos, sendo motivadas para se ligar aos outros. A energia emocional no entanto, tanto pode exprimir-se de forma positiva (construtiva) ajudando o outro a alcançar cura emocional e equilíbrio psíquico, como pode exprimir-se de forma a manipular os outros para lhes roubar a energia, numa verdadeira vampirização energética que manipula e usa o outro para se alimentar da sua vulnerabilidade emocional. Os nativos dos signos de Água são, entretanto, mais abertos a manifestar as suas emoções sem constrangimentos ,não tendo medo de exprimir as emoções.

Os signos do elemento Terra são essencialmente sensuais, relacionando-se com o mundo exterior através dos sentidos e exibindo a tendência geral da vida para se afastarem da dor e procurarem o prazer. Sendo a Terra o elemento mais denso, estes nativos funcionam, em geral, de forma mais lenta do que os restantes, adaptando-se ao plano sólido do mundo material que identificam como sendo «a realidade». Focam-se deste modo no plano material e são os signos mais sensíveis às necessidades da vida no plano corpóreo e da necessidade de assegurar os meios que permitem a subsistência no mundo material e que também permitem atingir o máximo usufruto do que este plano tem para oferecer: Possuem um forte sentido pragmático e «realista», «terra a terra», procurando usar as melhores estratégias para singrar neste mundo e obter o máximo prazer e poder da posição nele alcançada.  Os nativos influenciados por este elemento sentem um forte apego pela Terra e pela vida criada na Terra, gostam de estrutura, de estabilidade, não apreciam as mudanças. Possuem um temperamento em geral pacífico , identificando-se com a harmonia da natureza e são motivados para se concentrarem em alcançar o máximo de vantagens no mundo que ocupam (status) para se elevarem socialmente, de modo a acumular o máximo de posses e poderem alcançar também o máximo prazer na vida. Identificam o sentido de segurança com as posses que acumulam e a posição que ocupam na hierarquia social. (especialmente os signos Touro e Capricórnio, o signo Virgem, sendo um signo que tem  necessidade de encontrar um equilíbrio de ser, é polarizado e depende da escolha que o nativo faz  entre duas tendências opostas : dar -se aos outros ou, explorar ao máximo os outros para se engrandecer a si).

Os signos masculinos, segundo a tradição, produzem efeitos diferentes nos planetas, de acordo com a natureza feminina ou masculina dos planetas. Assim, um planeta masculino colocado num signo masculino  dá à personalidade características típicas da energia masculina, tanto nos homens como nas mulheres; inversamente, um signo feminino que contém um planeta feminino, exprime, tanto em homens como mulheres as características da energia feminina; quando um planeta está colocado numa polaridade diferente da sua, há maior dificuldade para exprimir as qualidades da sua natureza: por ex. , Marte é um  planeta masculino que simboliza a coragem e a agressividade; ao estar colocado num signo feminino, como Touro, perde parte dessa natureza masculina e torna-se mais «polido», amável e menos agressivo.

Poderá Gostar de Ler

Deixe um comentário a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.