A Divisão em 144 Amshas – Dwadamsha

original de Oliver Sjöström

Embora exista uma carta divisional- a  D- 144  que, segundo algumas fontes se refere às «perdas  escondidas», o facto de não existirem fontes suficientemente fiáveis sobre esta divisional  leva-nos a preferir apresentar, em vez disso, alguns princípios de interpretação da tabela que usa esta divisão , essa sim significativa, que divide um signo /casa, cobrindo todos os 360º do Zodíaco e a totalidade das casas do horóscopo (12×12=144).

Os doze signos são divididos em 12 partes iguais, gerando assim as 144 porções referidas. Essas porções são caracterizadas, umas como benéficas outras negativas.

Cada porção tem o nome de «Dwadasamsa». A primeira porção  de um signo, segundo o sábio Varahamihira tem o nome do próprio signo seguindo-se, nas restantes  porções, o signo seguinte até esgotar os doze signos. Para o signo Virgem, a primeira porção chama-se Virgem, depois continua com Balança, Escorpião,  etc., finalizando com o signo Leão. Segue-se o mesmo princípio para todos os signos.

Deste modo, os 360º do Zodíaco são divididos , seguindo a ordem referida no parágrafo anterior, em 144  amshas ou porções  tendo cada uma t2º, 5’.

Quanto aos significados destas porções, algumas conclusões podem ser retiradas, sendo que esta tabela permite olhar para o horóscopo tomando como ponto de referência os significados atribuídos a cada amsha e, deste modo,  a colocação dos planetas nas várias dwadamsas pode revelar alguns insights sobre a significação dos planetas e das casas,  numa perspetiva espiritual.

Por ex., a 9ª porção de cada signo, correspondente à porção entre os 20º e os 22º 30’ é em geral benéfica, sendo que a mais benéfica de todas é a 9ª porção da 9ª casa, que indica um elevado potencial de desenvolvimento espiritual. Já a 9ª porção da 6ª casa é menos auspiciosa, sendo esta uma casa dusthana. Os signos que «caem» na 9ª porção de cada signo têm em geral significados positivos para a pessoa, também em termos materiais.

Quanto às porções menos positivas refira-se, por ex,, na 8ª casa do horóscopo, o  signo que ocupa  3ª dwadasamsa ou porção 1/12,  que está associado com assassínio; a 6ª  porção da 8ª casa e a 12ª porção da 6ª casa estão associados com aprisionamento; também a 6ª porção da 12ª casa está associada com penas legais que recaem sobre o nativo. A 7ª porção da 6ª casa é muito maléfica, significando doenças incuráveis, incapacidade física e mesmo a morte (lembre-se que a 6ª casa significa doença e a 7ª casa é tradicionalmente uma casa maraka).

Outros aspetos importantes sobre esta tabela, são : a 4ª porção ou dwadasamsa da 8ª casa do horóscopo é, em geral ,analisada para se analisar a longevidade.

O dwadasamsa no qual está colocado o  planeta Atmakaraka ajuda a determinar o propósito espiritual para esta vida.

Note-se que a divisão dos signos em  12 porções  cada não deve ser confundida com a carta divisional D-12, relativa aos pais.

Damos a seguir  as indicações tradicionais para o dwadasamsa do Ascendente. Por favor tenha em mente que a linguagem em que estão escritos está ajustada aos tempos antigos e cultura da Índia e são dados a título de mera curiosidade :

No signo Leão é cruel, tem mente instável, vida curta,  é indolente, lascivo, pouco religioso;

No signo da Lua, é instruído, rico, atraente, religioso, conhecedor das artes, gosta de ajudar os outros;

Nos signos de Marte( Carneiro e Escorpião)  é insensato, um «contador de estórias» (eufemismo para mentiroso), dado a paixões sexuais, pouco religioso;

Nos signos de Mercúrio (Gémeos e Virgem) o nativo é afortunado, tem interesse em aprender, é virtuoso, respeita os deuses e os professores;

Nos signos de Júpiter (Sagitário e Peixes) o nativo é puro conhecedor das escrituras, é um orador, senhoril,  tem vida longa, é um bom anfitrião para os amigos ;

Nos signos de Vénus (Touro e Balança) o nativo é heroico, amante dos prazeres, muito rico, gosta de dançar e cantar, é paciente, magnificente, um orador.

Nos signos de Saturno ( Capricórnio e Aquário) o nativo é miserável, malvado, lascivo, deseja a riqueza dos outros, tem mente instável e não é religioso.

Finalmente, se houver muitos planetas no dwadasamsa do Ascendente,o nativo terá muitas esposas; se os planetas forem benéficos, terá aparência atraente, o contrário se forem maléficos.

Tenha em mente que, para analisar corretamente qual  o dwadasamsa do Ascendente deve ter em conta qual o grau do signo que este ocupa. Assim, se o Ascendente estiver, por ex.  a 1º 20’ do signo Leão, o dwadasamsa do Ascendente é Leão; mas, se estiver a 4º de Leão o dwadasamsa será Virgem, pois , como referimos atrás, cada dwadasamsa, começando no início de cada signo e ocupando 2º e 30’ cada porção.

Também Poderá Gostar de Ler