Conjunção Lua Saturno na 2ª Casa Signo Touro

jovem mulher lendo um livro

Descrevemos neste artigo os efeitos gerais da conjunção Lua Saturno na 2ª casa e no signo Touro. Pode ler um artigo sobre a colocação da Lua na 2ª casa do horóscopo aqui e sobre a colocação da Lua no signo Touro aqui.

Pode também ler um artigo sobre a colocação de Saturno na 2ª casa aqui  e sobre a colocação de Saturno no signo Touro aqui.

A conjunção Lua Saturno na 2ª casa do horóscopo pode tornar difícil a acumulação de bens, riqueza e todo o tipo de recursos e não ajuda a ter um lar feliz durante a infância. Saturno nesta casa indica karma associado à família e pode ser particularmente difícil a sua conjunção com a Lua aqui no que respeita à ligação com a família e a linhagem de origem.

Apesar da necessidade da Lua se ligar ao ambiente familiar, a família é muitas vezes um obstáculo ao bem -estar e ao sucesso individual, por razões kármicas. Também pode haver karma associado à bebida e alimentação e sobre falar mentiras e o nativo pode estar exposto a sofrer com estes aspetos no ambiente familiar que, por estas  razões, pode ser pouco feliz.

O acesso a comida e bebida pode igualmente ser escasso e pode haver poucos recursos de todos os tipos, materiais, intelectuais, afetivos, etc. o que conduz a um tipo de interação com os outros rude, brusco e sem empatia. A presença da Lua em conjunção com Saturno nesta casa pode fazer cair sobre o indivíduo muitas responsabilidades familiares e até mesmo a necessidade de ser a figura principal que traz para casa os recursos necessários para a sobrevivência, substituindo os pais que, por alguma razão, não cumprem estas responsabilidades e o nativo tem que as assumir ele próprio desde muito cedo.

Talvez haja um problema de bebida, de dependência de substâncias aditivas  nos pais ou talvez  um deles  abandone a família , ou seja incapaz, por alguma razão, de a sustentar e é o nativo com esta  conjunção que se substitui aos elementos parentais e carrega o fardo de cuidar de todos. E a pessoa sente este fardo como insuportável mas cumpre-o porque Saturno não alivia a pressão sobre o nativo e fá-lo sentir que «não tem escolha».

Apesar disto, no entanto, se a Lua estiver forte, estes nativos poderão acumular recursos materiais e ser bem sucedidos no plano material , desde que Saturno não esteja fragilizado . Nesse caso, os nativos terão boas aptidões para ganhar e acumular dinheiro, tanto mais que tendem a ser muito frugais nos gastos. Mas, se nem a Lua nem Saturno estiverem fortes, haverá dificuldade em ganhar o mínimo necessário para o sustento e o nativo terá que trabalhar muito e sem grande reconhecimento.

Quando a Lua está conjunta com Saturno na 2ª casa não há apego à família nem à História local ou comunidade. A imaginação é também limitada, uma vez que o acesso à matriz emocional profunda é interrompido. Mas o pensamento lógico pode ser eficaz desde que nem a Lua nem Saturno estejam fragilizados. Mas há um pendor pessimista na abordagem da realidade. Se Saturno estiver fraco ou tiver o grau inferior na conjunção, o discurso é em geral desabrido e frio, nas interações com os outros, desprovido de qualquer emoção ou desejo de aproximação com os outros.

 O nativo fala mais para aumentar a sua separação em relação aos outros do que para unir perspetivas e opiniões. Se Saturno estiver bem colocado, a pessoa pode adquirir instrução e ter uma boa educação, mas precisará ainda assim de trabalhar muito para alcançar esse objetivo.

Poderá haver períodos de pobreza e de grande falta de recursos na vida, até se atingir algum sucesso material. Estes nativos são, na verdade, privados de todos os recursos na primeira fase da vida: afetos, ausência de empatia no ambiente familiar, desumanização das suas condições de vida onde sobram os castigos e as punições e faltam todos os afetos e proteção. Esta situação poderá melhorar se a Lua for forte.

Para além do signo de colocação, há que contar também, no caso da Lua, com a fase em que estava no nascimento pois uma Lua brilhante permite sem dúvida ter alguma folga financeira mas a Lua minguante, associada a um Saturno regente de casas maléficas ou de outro modo fraco, causa perda dos bens da família e torna muito difícil acumular alguns bens.

Quando a conjunção Lua Saturno se dá no signo Touro os seus resultados são potencialmente melhores, contanto que não caia numa casa dusthana,(os efeitos serão melhores se for na 6ª, que é uma casa também upachaya na qual Saturno pode dar bons resultados com o tempo).

A conjunção Lua Saturno no signo Touro, em que a Lua está exaltada, pode dar muito bons resultados materiais, sobretudo se a Lua tem o grau inferior da conjunção. Estes nativos têm forte apego  a tudo o que é antigo, tradicional, valioso. E podem ter grandes coleções de objetos, procurados afincadamente e comprados baratos, tendo um grande prazer em restaurá-los.  

Um negócio de antiguidades pode ser muito apropriado para estas pessoas, que  podem gostar de restaurar todo o tipo de objetos, incluindo livros antigos, móveis e até casas e velhas construções. São conservadores, não gostando do que é moderno e preferindo usar objetos e ferramentas antigos. Não gostam de tecnologia moderna, gostando de trabalhar com as mãos e apreciando um estilo de vida simples.

Porém, a Lua exaltada em Touro estimula para adquirir posses e acumular todo o tipo de bens e riqueza para que o nativo possa usufruir de prazeres sensuais. Há, porém , algo curioso com Saturno no signo de Vénus; ao mesmo tempo que perde a tradicional austeridade e se permite desejar fruir sensorialmente, Saturno teme perder a segurança material que lhe dá controlo sobre as condições da existência.

Por isso, mesmo que as posses sejam consideráveis, estas pessoas podem continuar a ser frugais em muitos aspetos, controlando ao máximo todos os gastos e não se permitindo viver ao nível das possibilidades financeiras. Assim, Saturno permite o gozo dos prazeres terrenos mas com muito «peso conta e medida». Saturno cria uma espécie de «síndrome do medo da pobreza», levando a pessoa a ser «forreta» e a comprar sempre o que é mais barato, por mais dinheiro que tenha.

A conjunção Lua Saturno no signo Touro produz pessoas conservadoras que respeitam as regras e convenções da comunidade. São trabalhadoras e desejam obter o máximo de riqueza e de confortos materiais. Gostam de manter uma imagem de respeitabilidade perante os outros e têm, em geral ,uma postura bastante formal. Na vida privada podem ser, no entanto, muito apaixonadas e ciumentas, podendo explodir de raiva de forma súbita. Apreciam a boa comida e a bebida e podem cometer excessos, especialmente quando a Lua controla a conjunção.

Também Poderá Gostar de Ler