Conjunção Lua Saturno na 3ª Casa Signo Gémeos

homem a escrever em caderno

Descrevemos neste artigo os efeitos gerais da conjunção Lua Saturno na 3ª casa e no signo Gémeos.

Pode ler um artigo sobre a colocação da Lua na 3ª casa aqui e sobre  a colocação da Lua no signo Gémeos aqui.

Pode ler um artigo sobre a colocação de Saturno na 3ª casa aqui e sobre a colocação de Saturno no signo Gémeos aqui.

A conjunção Lua Saturno na 3ª casa é menos problemática do que em algumas outras casas pois o karma que indica a posição nesta casa pode ser menos pesado. Ele está ligado com a comunicação, com  a escrita, o trabalho em pequenas equipas, a relação com irmãos, o trabalho com as mãos e as trocas comerciais. A 3ª casa é uma casa upachaya pelo que produzirá resultados mais positivos, pelo lado de Saturno, à medida que o tempo vai passando e a partir da maturidade.

A posição desta conjunção na 3ª casa pode indicar medos associados com a comunicação ou a escrita, levando a pessoa a refrear toda a sua criatividade com medo de infringir as normas e regras aceites pela sociedade. O nativo desenvolve um estilo pragmático e eficiente mas sem manifestar a sua criatividade pessoal ou estilo pessoal.

 Quando Saturno domina a conjunção, pode haver problemas de comunicação ou de interação com os irmãos e também com os membros da equipa de trabalho. Quando tem de expor as suas ideias, este nativo pode sofrer de ansiedade e isso pode originar muita frustração quando não diz o que desejaria dizer por receio de ser julgado pelos outros. Pode haver deveres a respeitar em relação aos irmãos e membros da equipa de trabalho. De algum modo, o individuo sente-se limitado por estas pessoas, sente que poderia fazer algo diferente «se…» mas refreia-se de tomar essas alternativas porque sente que precisa de respeitar todas as regras. Mas, quando a Lua é forte, estas pessoas não podem deixar de comunicar, falar, escrever, sendo levadas a escolher uma profissão em que precisam de comunicar, em que precisam de ligar as pessoas através da informação e de mensagens relevantes.

Os nativos com a conjunção Lua Saturno na 3ª casa sentem a responsabilidade de ensinar os membros da equipa de trabalho, os irmãos, etc., de lhes «passar palavra», de lhes passar conhecimento prático. Embora gostem de falar, não são muito bons ouvintes e desempenham em geral a figura de «autoridade», do mestre que ensina algo que pode ter natureza diversa ou relacionar-se com a própria comunicação. Mas sentem que, passar o que sabem aos outros membros da equipa, é um dever.

Quando falam, estas pessoas passam uma imagem de respeitabilidade e  de honestidade. São objetivos, rigorosos e honestos no que dizem, não cedendo a «facilidades» no modo de comunicar,  de transacionar ou informar. Mas resistem à mudança e não gostam de usar as novas tecnologias da informação, a não ser nos aspetos mais comuns.  Podem ter de se deslocar frequentemente para organizarem eventos, palestras, para  efetuarem trocas comerciais, etc., e sentem isso como um fardo que têm de realizar.

Estes nativos tendem a ser pessimistas na sua visão da realidade e Saturno «seca» a possibilidade de desenvolverem uma imagem mais otimista sobre o mundo. Mas encaram os seus deveres com responsabilidade. Podem ser bons artesãos ou, pelo menos, podem dedicar-se a essas atividades como hobby.

Quando têm uma atividade ligada à comunicação, jornalismo, publicidade, desejam chegar a um grande número de pessoas e são muito cuidadosos na forma como informam, falam e escrevem, para não perder credibilidade. O tom que usam é sério, objetivo, formal, não gostando de misturar informação com piadas nem brincadeiras ou «exercícios de estilo» que diminuam a eficácia e objetividade da mensagem produzida.

A partir dos 35 ou 36 anos, o nativo consegue aligeirar o tom demasiado formal e  começa a interagir com um estilo mais leve e solto, sem perder a sua credibilidade nem  objetividade.

Quando a conjunção Lua Saturno se dá no signo Gémeos o estilo de comunicação é sóbrio e objetivo, procurando centrar-se em regras bem estabelecidas e definidas. A espontaneidade pode estar ausente e estas pessoas em geral falam apenas quando têm alguma coisa para dizer. Não gostam de falar sobre frivolidades, mas gostam de transmitir conhecimento, sendo cautelosas para respeitar a objetividade.

A mente pode ser bastante introvertida, ao contrário do que acontece em geral com a Lua no signo Gémeos. Se a Lua for forte, a pessoa tem duas facetas que podem ser bastante diferentes: em alguns momentos pode parecer bastante distante  e alheada , perdida nos seus próprios pensamentos, enquanto em outros momentos é conversadora, espirituosa, quase entusiasta nas interações.

Saturno no signo Gémeos pode causar medo de «falar demais» ou  de não respeitar os limites do que pode ser dito. Inconscientemente, estas pessoas receiam alguma punição ou castigo por não saberem conter a divulgação de certo tipo de informação. Deste modo não muito disciplinadas e dão-se melhor na comunicação escrita do que na oralidade.  Esta disciplina férrea que os nativos colocam a si próprios em termos  mentais e que os predispõe para a aceitação tácita de que «não se pode dizer tudo», «há informação que não se pode transmitir», faz com que a imaginação e intuição conferidas pela Lua sejam subjugadas e sufocadas por medo de transgredir.

Não é um medo que seja facilmente apreendido no concreto, é um medo profundo, que vem de um passado remoto em que não seguiram essas regras e sofreram castigos ou punições muitos significativos. Por isso, na escrita, estes nativos podem ser excelentes a escrever manuais de divulgação e informação de normas, procedimentos práticos e técnicos , procedimentos deontológicos , legislativos, etc.; mas não serão capazes de escrever de forma solta, inventiva, ficcionada, devido aos limites que trazem consigo a nível subconsciente.  Podem, porém, ter um bom desempenho na área da escrita jurídica e normativa associada a processos de gestão e organização a todos os níveis.

Quando a conjunção Lua Saturno se dá no signo Gémeos, Mercúrio e a Lua precisam de ser fortes no horóscopo, caso contrário estas pessoas podem ter muita dificuldade em comunicar com os outros sobre assuntos comuns do dia-a-dia e podem mesmo não conseguir fazer-se compreender, pois Saturno exerce um controlo rígido sobre os processos de pensamento e as ideias que vão surgindo e não permite que o pensamento se traduza de imediato na palavra falada. Se Saturno tiver o controlo da conjunção, este aspeto será mais marcante. Estas pessoas são mais capazes de  exprimir o que pensam sob a forma escrita mas, mesmo assim, precisam de pensar muito bem naquilo que querem dizer antes de escrever. Tudo isto pode levar a alguma rejeição por parte dos outros e discriminação, situação que será aliviada após o primeiro regresso de Saturno pelos 30 anos. A pouco e pouco, os nativos são capazes de se exprimir com mais a espontaneidade ,  com a intuição e entusiasmo da Lua no signo Gémeos. Até isso acontecer, a sua identidade e necessidade de interagir e de conversar, própria da Lua no signo Gémeos é sufocada, presa na grelha de regras e limitações que Saturno impõe em termos mentais.

Deste modo, até chegar à maturidade depois dos trinta, um complexo de «medo de falar», de exprimir o pensamento tal como este aparece na mente e tudo o que a imaginação permite projetar e intuir, são substituídos por um pessimismo inerente e um estilo que se defende  dando mais importância às técnicas e regras do discurso do que à própria mensagem.

 O karma destas pessoas pode colocá-las a comunicar com pessoas com dificuldades mentais de compreensão, exigindo-lhes um grande esforço para se fazerem entender.

Estes nativos temem também todo o tipo de conhecimento e informação que são ocultos ou secretos. E, ao longo da vida, temem ser mal interpretados por tudo o que dizem, precisando de fazer um esforço assinalável para se libertarem disso. À medida que vão entrando na maturidade ,vão conseguindo encarar a informação como algo mais natural e libertam-se dos seus medos. Estes podem abranger também as pequenas deslocações e viagens.

Um outro problema frequente com esta conjunção no signo Gémeos é a dificuldade em exprimir todo o tipo de sentimentos, em especial os de caráter romântico. A mesma dificuldade faz-se sentir no plano sexual, havendo grande dificuldade em quebrar a distância em relação aos outros, apesar de serem bastante apaixonados. Se a Lua tiver o controlo sobre a conjunção, será mais fácil superar este problema embora seja, em geral, necessário esperar pelos 30 anos.

Também Poderá Gostar de Ler