Conjunção Lua Saturno na 4ª Casa Signo Caranguejo

adolescente triste sentada no exterior

Falamos neste artigo dos efeitos gerais da conjunção Lua Saturno na 4ª casa e no signo Caranguejo. Pode ler um artigo sobre a colocação da Lua na 4ª casa aqui e sobre a colocação da Lua no signo Caranguejo aqui.

Pode ler um artigo sobre a colocação de Saturno na 4ª casa aqui e sobre a colocação de Saturno no signo Caranguejo aqui.

A conjunção Lua Saturno na 4ª casa precisa de uma Lua  muito forte para dar bons resultados pois Saturno tem aqui um dos seus efeitos mais difíceis em termos kármicos.

A infância destas pessoas pode ser bastante difícil a todos os níveis. Pode haver restrições fortes ao nível dos confortos mais básicos como uma casa confortável, comida, acesso à educação, seja por motivo de pobreza seja porque os pais são demasiado rígidos e punitivos e restringem o acesso da criança a tudo isso.

Há, em geral, falta de afeto da mãe que pode obrigar a criança a experimentar dificuldades,  para a ensinar a responder a essas situações na vida real.   Como Saturno representa a estrutura da forma, a casa em que estes nativos crescem é forte e segura mas pode não ter quaisquer confortos.

A posição da conjunção Lua Saturno na 4ª casa é muito desafiadora porque, ao mesmo tempo que a Lua faz sentir apego pela família, pela casa onde se vive , pelo lugar onde se nasceu  e apego às raízes da comunidade, Saturno causa medo e intimidação por tudo isso, começando pela própria família em que a criança se sente intimidada pelos pais e, a partir daí, sente o mesmo em relação a toda a comunidade exterior e às pessoas em geral.

Torna-se muito difícil, deste modo, sentir qualquer segurança em casa ou em qualquer outro lugar , o que origina comportamentos extremos de adaptação patológica aos ambientes cruéis em que a criança se desenvolve porque as figuras e os ambientes que a deviam proteger também a ameaçam simultaneamente e, para sobreviver, o indivíduo tem de se adaptar.

Quando Saturno tem o controlo da conjunção, estes nativos poderão ter de assumir muitas responsabilidades familiares, de gestão da casa e dos bens da família, no desempenho de funções administrativas ligadas á comunidade ou como membros das forças de segurança e defesa.

Ao mesmo tempo que precisam de sentir segurança no lar, o seu karma pode obrigá-los a mudar de casa  e de comunidade várias vezes, acentuando o seu medo de não ter raízes em nenhum lugar, nem numa casa, nem numa comunidade nem numa família. E, em simultâneo, são obrigadas a cuidar de outros, a assumir muitas responsabilidades em relação a outros.

Se a conjunção se der na 4ª casa mas num signo de Vénus especialmente Touro, no qual a Lua está exaltada, estas condições de restrição são atenuadas e, embora possam não aceder a muitos luxos, podem ter uma casa confortável e  conseguir manter-se numa comunidade estável. As dificuldades também são menores quando Saturno está no próprio signo.

A conjunção Lua Saturno na 4ª casa indica muitas vezes perda da mãe ou dos cuidados da mãe, por esta estar sobrecarregada de trabalho ou por ser doente. Mas, se Saturno estiver exaltado ou no próprio signo, a mãe é transmissora de modelos de comportamento e pode ocupar funções na administração local.

A conjunção Lua Saturno na 4ª casa produz a necessidade de seguir os costumes e as rotinas, normas e regras da comunidade em que o nativo está inserido. A mãe é uma figura de autoridade, quando está presente e transmite as regras principais de conduta a seguir.  Os nativos são conservadores e respeitadores de todas as regras convencionais.

Quando a Lua é forte na conjunção o nativo pode desempenhar cargos na administração política local . é ambicioso e anseia por  uma carreira onde possa ter visibilidade pública. Embora restrinja a aquisição de casa e  veículos e possa trazer atrasos na conclusão da educação académica, o nativo poderá alcançar algum sucesso, depois da maturidade, sobretudo,  mas obrigará sempre a assumir muitas responsabilidades e deveres e a pessoa terá de trabalhar muito em prol da comunidade, da família, etc.

Pode haver bastante frustração pelo facto de não ser, em geral, permitido ter todos os bens que a Lua na 4ª casa anseia por adquirir. Saturno permite obter uma parte do que o nativo deseja mas não tudo, para obrigar a encontrar os recursos de sustentação basicamente em si próprio, mais do que no exterior. A 4ª casa é uma casa de espiritualidade e descoberta, quando a pessoa se orienta para dentro de si própria para as bases internas de sustentação. São estas que permitem a aceitação das condições muitas vezes desafiadoras a nível externo.

Uma das lições que o karma destas pessoas obriga a aprender, ao serem expostas ao juízo dos outros por não terem estes ou aqueles bens e posses, é que o seu ser não se define por aquilo que têm. A restrição no plano material  obrigará, mais tarde ou mais cedo, a descobrir isso.

Não é fácil para os nativos com a conjunção Lua Saturno na 4ª casa mudar os comportamentos e as circunstâncias da sua vida. Mas podem desenvolver uma carreira muito significativa em que a sua sensibilidade em relação aos pobres e pessoas sem privilégios sociais tem importância fundamental, prestando verdadeiro serviço. Com o tempo, a dedicação que são capazes de desenvolver neste exercício acaba por ajudar a superar a depressão, pessimismo e sentimento de abandono interior que  sentem na primeira metade da vida. E isso acaba por as ajudar a descobrir um sentimento de felicidade subjetiva muito mais essencial.

Quando a conjunção Lua Saturno se dá no signo Caranguejo  a Lua está forte pois está colocada no seu próprio signo (contanto que a conjunção não caia numa casa dusthana). Já Saturno, inimigo da Lua, tende a cristalizar os significados associados a esta casa podendo gerar algumas atitudes dogmáticas, territoriais, etc.

A conjunção Lua Saturno no signo Caranguejo indica um patriota, um defensor ferrenho dos valores tradicionais, como a Pátria, a família, os costumes. Estas pessoas desejam ter um papel ativo na defesa da comunidade e dos seus valores e podem ter cargos políticos ou de influência local; podem ser membros das forças policiais, militares ou de segurança, proteção social, etc.

Mas podem ter uma visão demasiado centrada em alguns grupos e valores e defendê-los a todo o custo contra os que sentem que estão contra eles. Podem por isso ser muito rígidas e dogmáticas, defendendo os que sentem ser os «seus» contra todos os outros, que excluem e procuram expulsar.

Assim, se algumas pessoas ou grupos desafiarem os costumes locais, se quiserem efetuar mudanças ambientais, de organização, etc., da sociedade local, podem opor-se com veemência pois estão focados essencialmente no passado, na memória, não querendo alterar nada da realidade que conhecem há anos e isso pode produzir tumultos a nível social quando algumas pessoas ou grupos pretendem renovar ou mudar essa realidade.

Assim, estas pessoas podem ser uma verdadeira «força de bloqueio» de todo o progresso a nível social e político. São movidas pela sua insegurança em relação a tudo o que é novo, pelo medo de perderem as referências do passado que lhes dão alguma segurança e confiança.

Quando desempenham cargos políticos podem desencadear políticas de cunho nacionalista e ultra conservador, podendo a sua ação ser pouco benéfica para a sociedade que, para além da preservação do seu passado, deve continuar a renovar-se preparando-se para o futuro. Estes nativos são mais adequados para trabalhar em museus, conservando o passado para que seja feita a continuidade com o futuro na perceção e memória dos seres humanos.

O sentimento de insegurança que domina estas pessoas é tanto interno e emocional como externo: temem os «inimigos» externos que ameaçam o seu estilo de vida e a solução que consideram melhor é colocar vedações- nas fronteiras e em casa. Quando Saturno tem o controlo da conjunção, por estar num grau anterior ao da Lua, o nativo tem dificuldade em exprimir as suas necessidades  emocionais.

Embora tenha um inato sentido de proteger – os filhos, as crianças, os desfavorecidos- faz isso com um marcado sentido de dever mas com pouca emoção na sua expressão. Pode ser muito exigente e rigoroso com os filhos exigindo disciplina e respeito por todas as regras e punindo quando estas não são cumpridas.

O trânsito de Saturno pela 4ª casa  ou o trânsito de 7 anos e meio Sade Satti pode ser um período muito difícil para estas pessoas, que podem passar por experiências que lhes retiram todas as raízes e bases de segurança, deixando-as sem ter nada nem ninguém em quem se apoiar. Tudo isto é agravado pela dificuldade que sentem em confiar nos outros, em deixar-se envolver por um verdadeiro relacionamento emocional com outros.

Os traumas de infância causados pela ausência de suporte emocional por parte da mãe e dos pais em geral deixa marcas permanentes. Estas pessoas não apenas precisam de colocar vedações à volta de casa mas também erguem muros altos e fortes à volta de si mesmas. Após o primeiro regresso de Saturno, porém, as coisas tendem a ser um pouco mais fáceis embora seja improvável que destruam «todos os muros» à sua volta.

Podem casar e nunca se expor totalmente  perante o cônjuge. Mas dão grande importância à família, que veem como uma unidade estrutural da sociedade e respeitam os papeis atribuídos a cada membro da família. Mas o ambiente dentro desta pode ser pouco afetuoso, embora possa ser bastante cordial.

Estas pessoas têm dificuldade em aceitar outros seres humanos com valores culturais, religiosos ou ideológicos diferentes dos seus. Sentem sempre essas pessoas como oponentes e tendem a excluí-las do seu círculo e da comunidade. A sua dificuldade é maior ainda se membros da família se afastarem da «ortodoxia». O mais certo será serem excluídos em nome da preservação dos «bons costumes».

Também Poderá Gostar de Ler