Conjunção Lua Saturno na 5ª Casa Signo Leão

jovem em mediateca com disco de vinil

Descrevemos neste artigo os efeitos gerais da conjunção Lua Saturno na 5ª casa e no signo Leão. Pode ler um artigo sobre a colocação da Lua na 5ª casa aqui e no signo Leão aqui.

Pode ler um artigo sobre a colocação de Saturno na 5ª casa aqui e no signo Leão aqui.

A conjunção Lua Saturno na 5ª casa não é, em geral, favorável. Saturno nesta casa anula a criatividade, reprimindo-a e levando a pessoa a focar-se nos aspetos da técnica, nas regras convencionais. Todas as áreas que, normalmente, suscitam a criatividade, incluindo a artística e também a vida romântica são alvo de estrito controlo de comportamentos repetidos e rituais, para dar segurança ao nativo e, por isso, a falta de espontaneidade acaba por se refletir negativamente nesta área. Há pouca disponibilidade para ver e viver o lado mais alegre e despreocupado da vida, a pessoa não sabe «relaxar» e sente grade ansiedade em todas as situações em que a espontaneidade e uma certa leveza do espírito são necessárias e esperadas pelos outros. Assim, quando Saturno tem o controlo da conjunção- por  estar num grau inferior ao da Lua na conjunção ou num signo em que é mais forte do que a Lua, esta é uma conjunção que pode causar muita frustração psicológica , insegurança e mal estar. Saturno está na casa do seu grande inimigo, o Sol e não consegue exprimir de forma positiva a sua energia, que é oposta à do Sol em muitos aspetos.

Com esta conjunção na 5ª casa e Saturno dominante, é difícil entrar num relacionamento romântico e, mesmo que este seja conseguido, é difícil mantê-lo. A relação com crianças é igualmente  difícil e a pessoa tem de fazer um esforço contínuo e desgastante para que esses relacionamentos possam dar certo.

Com a conjunção Lua Saturno na 5ª casa, a pessoa pode sofrer muito pois a Lua nesta casa é exuberante, muito criativa e com uma personalidade carismática. Mas, até atingir a maturidade, sente a força opressiva de Saturno a esmagar tudo isso e a impedir a expressão dessa alegria e expansividade interior e o resultado pode ser depressão, desinteresse  e instabilidade mental devido à grande dificuldade em concentrar-se nos objetivos, quaisquer que estes sejam. E a educação pode igualmente sair prejudicada.

Quando a Lua tem o grau inferior na conjunção com Saturno, a situação pode melhorar, pois a Lua é bastante forte na casa do Sol. Nessa circunstância, pode conseguir exprimir alguma da criatividade extraordinária que pode desenvolver quando está aqui colocada mas a energia de Saturno não permite que isso se faça sem ser no interior de um conjunto de regras definidas. Mas a personalidade pode exprimir o carisma que faz dela uma figura pública, na política ou na gestão administrativa de instituições, em geral ligadas a crianças ou à vida política, podendo mesmo fazer um trabalho bastante relevante na organização e gestão.  Estes nativos sentem a necessidade interior de servir a sociedade de algum modo, dando o seu contributo para melhorar a situação de camadas mais frágeis da sociedade, especialmente crianças. Mas sentem igualmente que as responsabilidades que assumem na área profissional são um enorme fardo que têm de carregar.

Muitas vezes os nativos com a conjunção Lua Saturno na 5ª casa têm cargos de gestão e organização de instituições e atividades relacionadas com a 5ª casa- desde a gestão de instituições de caráter politico a outras de caráter artístico, gestão de negócios ligados aos investimentos e á arte, etc. E podem sentir uma pressão muito forte, internamente, com todas as obrigações que precisam de desempenhar.

Os relacionamentos amorosos são uma área difícil, havendo em geral múltiplos relacionamentos e mais do que um casamento. O nascimento de filhos é atrasado e pode haver poucos ou nenhuns filhos e,  quando existem,  pode ser difícil o relacionamento com estes.

As atividades especulativas a nível financeiro e o jogo não são, em geral, favoráveis para estas pessoas.

Quando a conjunção Lua Saturno se dá no signo Leão, a Lua está muito bem colocada mas Saturno está no signo de um grande inimigo. Saturno no signo Leão sente-se oprimido pela criatividade e espontaneidade da energia solar e reage procurando restringir essas capacidades, através de disciplina e imposição de regras.  Rejeita igualmente a inteligência e o brilho individual da personalidade. Ora, a Lua, embora melhor colocada do que o Sol tem, no entanto, a regência da 12ª casa em relação ao Sol e, por isso, esta conjunção produz uma personalidade discreta, com medo de exprimir qualquer espontaneidade, introvertida e gostando de manter reserva em relação aos outros. Estas pessoas apreciam estar em casa, embora a energia de Saturno não lhes dê o caráter caloroso que aprecia interagir com a família. Valorizam, no entanto, a família e o «nome» desta como aspeto fundamental do seu prestígio e respeitabilidade no plano social. Mas a relação familiar com o pai e a mãe pode ser distante e fria.

As energias de Saturno e da Lua no signo Leão atuam de forma bastante oposta: a Lua adora exprimir a sua criatividade, enquanto Saturno receia e rejeita e expressão desta, podendo mesmo atuar de forma a limitar a expressão criativa individual através da imposição de normas que uniformizam os comportamentos e não admitem a expressão de qualquer «génio» individual. Assim,  há que analisar bem qual dos dois está colocado num grau inferior na conjunção e também em que casa se dá a conjunção pois os resultados serão muito diversos de acordo com a colocação por casa. Enquanto, por ex., Saturno dá bons resultados nas casas kendra e upachaya,  a Lua em Leão não dá bons resultados na 6ª casa (upachaya)  indicando problemas de saúde; nem na 7ª casa, em que os relacionamentos pessoais sofrem devido a conflitos e discussão constante. De um modo geral, a conjunção Lua Saturno nas casas dusthana  pode tornar-se particularmente difícil  quando também ocorre no signo Leão pois a pessoa fica privada de aceder ás próprias emoções «deslocalizando-se» de si própria. Nas restantes casas, embora possa dar resultados parcialmente positivos quando o Sol  está forte e bem colocado e nos casos em que a Lua tem  o controlo da conjunção, prejudica sempre, de algum modo, o bem estar subjetivo, a autoestima e a criatividade, espontaneidade e alegria de viver.

A colocação da conjunção Lua Saturno no signo Leão pode inclinar estes nativos para a vida política  na qual são em geral conservadores e burocratas, procurando legislar ou fazer cumprir as leis e as regras estabelecidas, sem permitir o desenvolvimento de quaisquer inovações ou  liberdades criativas. Estas pessoas acreditam que o indivíduo deve ser limitado e obrigado a conformar-se com as regras estabelecidas «para bem da sociedade», acreditando que «as liberdades» são a causa de todos os males que afligem a sociedade.

A conjunção Lua Saturno no signo Leão é particularmente difícil porque existe um antagonismo extremo entre a frieza e rígida disciplina de Saturno e o brilho , exuberância e criatividade individual da Lua neste signo. Isso gera uma personalidade fraturada e desequilibrada, que não consegue encontrar um equilíbrio mínimo para estabelecer o seu sentido de segurança e a sua expressão. O eu destes nativos é um eu dividido e, embora a situação melhore a partir dos 32, 35 anos de idade, (desde que a colocação por casa seja favorável) esta combinação é, sem dúvida, um fardo pesado a carregar ao longo da vida.

Também Poderá Gostar de Ler