Astrologia Jaimini- Introdução

imagem de borboleta em metamorfose

O sistema Jaimini é uma abordagem alternativa  da Astrologia Jyotish seguida maioritariamente  no norte da  Índia mas também  por muitos outros astrólogos que  reconhecem a importância  deste sistema. Há  muitos astrólogos que o usam para complementar a análise do horóscopo por considerarem que, desse modo, adquirem uma  compreensão mais clara das dinâmicas do horóscopo, o  que ajuda a fazer melhores previsões. Começamos neste artigo a  publicar os princípios do sistema Jaimini, ao mesmo tempo que os estudamos e partilhamos com os leitores.

Uma nota curiosa é que Parashara incluiu no seu monumental texto Brihat Hora Sastra capítulos onde explica os princípios seguidos por esta corrente astrológica mas sem os referir expressamente a Jaimini.  Hoje existem traduções do texto original escrito em sânscrito dos «Upadesa Sutras» de Jaimini  e alguns especialistas conceituados  da Astrologia Jyotish, como N. Rao ou Sanjay Rath, entre outros, explicam os princípios de funcionamento do sistema Jaimini mas  cada um faz abordagens diferentes deste sistema.

Jaimini foi contemporâneo de Parashara, tendo estudado com o filho deste  os princípios da astrologia, tendo vivido, segundo se acredita, no século IV a. c. Mas  desenvolveu  depois o seu próprio sistema, fundando a  escola de Mimansa de Filosofia Hindu, com ligação aos rituais dos Vedas. É principalmente conhecido pela obra Purva Mimansa Sutras, uma obra filosófica. E escreveu também os Upadesa Sutras que são notas sobre o ensino da Astrologia que se mantiveram reservados  ao conhecimento de poucos, ao longo do tempo.

O sistema Jaimini  não pretendeu substituir a astrologia existente no seu tempo, havendo  elementos semelhantes  aos  referidos pelo sistema de Parashara,  como a caracterização dos signos e os Nakshatras que são aceites por ambos.  Mas há,  igualmente, outros elementos bastante diferentes que explicitamos a seguir, numa visão geral:

Aspetos no sistema Jaimini

 os planetas não lançam aspetos, são os signos que formam aspetos, do seguinte modo:

Os signos Cardinais (Carneiro, Caranguejo, Balança, Capricórnio) são o pilar do horóscopo e correspondem às casas kendra; Todos os signos cardinais lançam aspeto para os signos fixos exceto o que se lhe segue.

Os Signos Fixos (Touro, Leão, Escorpião, Aquário) lançam aspeto para os signos cardinais e apenas para esses ,exceto para o  signo que se  segue à sua posição.

Os signos Mutáveis (Gémeos, Virgem, Sagitário, Peixes) apenas lançam  aspeto para outros signos mutáveis  exceto o que se lhes segue.  Um planeta colocado num signo mutável lança aspeto para os outros signos mutáveis exceto o signo que se lhe segue. Os planetas recebem aspetos  apenas quando o signo em que se encontram recebe aspeto de outro signo.

Exemplificando:

O signo Carneiro lança aspeto para os signos Leão, Escorpião e Aquário;

O signo Touro lança aspeto para os signos Caranguejo, balança e capricórnio;

O signo Caranguejo lança aspeto para os signos Escorpião Aquário e Touro:

O signo Leão lança aspeto para os signos Balança, Capricórnio e Carneiro;

O signo Balança lança aspeto para os signos Aquário Touro e Leão;

O signo Escorpião lança aspeto para os signos Capricórnio, Carneiro e Caranguejo;

O signo Capricórnio lança aspeto para os signos Touro , Leão e Escorpião;

O signo Aquário lança aspeto para os signos Carneiro, Caranguejo e Balança;

Os signos Gémeos, Virgem, Sagitário e Peixes lançam aspeto uns para os outros.

Karakas

Os planetas desempenham papeis de acordo com as longitudes que ocupam nos signos  dando origem aos 7 karakas que muitos astrólogos do sistema de Parashara também consideram: Atma Karaka, Amatya Karaka, Brhatru karaka, Matru karaka, Putra Karaka, Jnathi karaka, Dara karaka.

O sistema Jaimini usa tanto os karakas tradicionais fixos (sthira) : Sol para significar o pai, Lua para a mãe, Marte para os irmãos, Júpiter para crianças, Vénus para a esposa, etc.- como os karakas mutáveis – Chara Karakas– e que desempenham um protagonismo de primeira ordem na análise do horóscopo.

Em termos muito básicos (explicamos pormenorizadamente estes karakas em outros artigos) os chara karakas, apresentados por ordem decrescente de importância, são:

  • Atmakaraka que é considerado o planeta mais forte e representa o self;
  • Amatyakaraka o segundo na hierarquia de planetas e que é crucial para analisar a carreira;
  • Bhratrukaraka que representa os irmãos e irmãs;
  • Matrukaraka que representa a mãe;
  • Putrakaraka que representa as crianças (filhos)
  • Gnatikaraka que representa os primos e parentes;
  • Darakaraka que representa o marido e a mulher

Há muitos outros significados além destes que referimos , associados a estes karakas e falamos deles em pormenor em outro artigo e também a seguir. Os chara karakas são encontrados a partir do grau do signo em que os planetas estão colocados, sendo  o grau mais alto o referente ao Atmakaraka e sucessivamente, para os restantes karakas.

Neste sistema, cada planeta desempenha um papel de acordo com o karaka que lhe cabe. Rahu e Ketu são excluídos exceto em alguns casos, que explicamos em outro artigo. Deste modo,  compreender o papel de um planeta no horóscopo corresponde a analisar qual o conjunto de significados que o planeta assume quando está a atuar como um determinado karaka. De modo geral ,podemos dizer (aprofundaremos em outro artigo) que:

  • O Atmakaraka governa o self interno , a «centelha divina» no interior do nativo. Influencia a aparência física, a inteligência, o nível de energia de que a entidade encarnada dispõe, as forças e fraquezas da personalidade manifestada.
  • O Amatyakaraka governa a riqueza, a educação, a carreira e profissão, a capacidade discursiva e o conhecimento, as inclinações espirituais, a autoridade, as viagens, a sorte. Também representa a autoridade política.
  • O Bhratru karaka governa os irmãos e irmãs, o pai, os que vivem em dependência do nativo, as capacidades e a educação superior, viagens para países estrangeiros, lucros, amigos, riqueza, morte dos pais.
  • Matrukaraka governa os assuntos relacionados com a mãe, a educação básica, confortos e luxos, felicidade, bens móveis e imóveis como casas e veículos, terras, joias.
  • Putrakaraka governa as crianças, a inteligência e a educação, as honras recebidas na sociedade, os comportamentos religiosos ligados a mantras, competências de escrita, riqueza, investimentos especulativos, perda do emprego, pai.
  • Gnatikaraka governa as doenças, em especial as crónicas e os inimigos, os acidentes, obstáculos e dívidas, litigações em tribunal, parentes pelo lado da mãe, competição, práticas de investigação, adoção, herança, aprisionamento, relações com o estrangeiro, contentamento espiritual, longevidade.
  • Darakaraka governa os assuntos do cônjuge, as parcerias, viagens ao estrangeiro, relações comerciais com o estrangeiro, o nome e a fama que se atingem na sociedade, atingir a posição mais elevada.

Ao ler esta síntese de significados, fica clara  a semelhança  entre os significados dos karakas e das casas do horóscopo. Isto será desenvolvido posteriormente.

Porque mudam de horóscopo para horóscopo (chara significa ‘variável’) estes karakas são diferentes em cada horóscopo, distinguindo-se por isso dos karakas fixos (sthira) reconhecidos pela tradição astrológica.

Porém, o sistema Jaimini também usa karakas fixos (sthira), em especial 4:

Marte, representa os irmãos e irmãs e também os parentes.

Vénus, representa a mãe, os irmãos da mãe, o cônjuge os sogros.

Mercúrio,  representa os tios maternos, a madrasta.

Júpiter , representa os avós, o marido, o pai e as crianças.

Ascendentes Especiais e  Arudha Padas

O sistema Jaimini considera igualmente alguns pontos do horóscopo  a que dá especial importância e que são os Ascendentes especiais:  entre estes encontramos o Arudha lagna, o Upapada lagna. O Chandra lagna, o Bhava-lagna, o Hora Lagna, o Ghatika lagna, o Karakamsha lagna ,  o Nasheka lagna, o Varadha lagna, entre outros. Estes Ascendentes especiais são usados para diversos objetivos na análise do horóscopo, cobrindo matérias  que vão desde a longevidade ao casamento e à carreira.

O  Ascendente karakamsa é um dos Ascendentes mais importantes. É calculado a partir da posição do planeta Atmakaraka na varga navamsa. O signo onde este está colocado na navamsa é, na carta radix, o ascendente karakamsa e dá indicações sobre o  futuro da pessoa. Quaisquer planetas colocados neste «Ascendente» dão muitas informações sobre a vida do nativo.

Outro Ascendente importante considerado pelo sistema Jaimini é o de Bhava Arudham, calculada para cada uma das 12 casas. Cada Arudha mostra  talentos do nativo nas diversas áreas e  do horóscopo e ajuda a ver o seu status na sociedade. A bhava arudham do Ascendente tem uma importância acrescida. Os Arudhas também se chamam padas. São os seguintes para cada uma das casas:

  1. Arudha lagna ou Lagna pada
  2. Dhana Arudha ou Dhana pada
  3. Vikramaarudha ou Bhratru pada
  4. Vaahanaruda ou Matru pada
  5. Mantraarudha ou Putrapada
  6. Rogaarudha ou Satru pada
  7. Daararudha ou Daara Pada
  8. Ashtamaarudha ou Ayur Pada
  9. Bhagyaarudha ou Bhagya pada
  10. Ragyarudha ou Ragya pada
  11. Laabharudha ou Laabha Pada
  12. Upapada

Explicamos em outro artigo o uso destes padas, que revelam o modo como os significados de cada casa se tornam visíveis para os outros no plano físico. Através dos padas das casas, descobrem-se, deste modo, dois níveis de compreensão: o que exprime o potencial de cada uma das casas e o outro que mostra como esse potencial de torna visível no mundo físico concreto em que vivemos.

Sistemas Dasa

Os sistemas dasa usados por Jaimini são igualmente específicos da sua abordagem, existindo um grande número de dasas. Entre estes, alguns são igualmente muito populares entre os astrólogos da Jyotish que também seguem o sistema de Parashara.  : o Sthira dasa ,  o Chara dasa, o Niryana- shoola  dasa, o Navamsa dasa.

Ao contrário do que sucede com os dasas da tradição associada a Parashara, os dasas do sistema Jaimini são de signos e não de planetas. Há dois tipos de dasas neste sistema: os Sthira e Chara dasas.

Num outro  artigo  explicaremos os princípios essenciais dos conceitos que introduzimos neste artigo, no qual quisemos apresentar uma panorâmica geral  de alguns conceitos essenciais do sistema astrológico de Jaimini.

Também Poderá Gostar de Ler