Conjunção Lua Saturno na 6ª Casa Signo Virgem

rostos humanos em postura opressiva.

Descrevemos neste artigo os efeitos gerais da conjunção Lua Saturno na 6ª casa e no signo Virgem.

Pode ler um artigo sobre a colocação da Lua na 6ª casa aqui  e no signo Virgem aqui.

Pode  ler um artigo sobre a colocação de Saturno na 6ª casa aqui e no signo Virgem aqui,

Saturno está em vantagem, relativamente à Lua, quando a conjunção cai na 6ª casa ou no signo Virgem. No entanto, tanto a Lua como Saturno são capazes de ficar em sintonia, quando colocados nesta casa: há uma sensibilidade profunda pelos ambientes de tensão e de conflito, de doença, sofrimento e exploração e um sentimento interno de que é preciso fazer algo para melhorar e equilibrar a situação destas pessoas, que ocupam em geral o estrato mais baixo da escala social.

Assim, a conjunção Lua Saturno na 6ª casa ou no signo Virgem leva os nativos a envolverem-se profundamente  com causas sociais, como o ativismo que procura resolver problemas de direitos humanos, ambientais ou dos animais e luta pela dignidade geral dos que são excluídos pelas elites da sociedade. Estas pessoas podem trabalhar muito em prol dos outros e podem prestar um serviço extraordinário à sociedade muitas vezes com grande sacrifício do  seu próprio bem-estar.

Há em geral muitos deveres e responsabilidades quando esta conjunção se dá na 6ª casa ou no signo Virgem. Estas pessoas são viciadas em trabalho e não deixam de trabalhar mesmo quando, muitas vezes, estão elas próprias doentes. Por outro lado, a colocação de Saturno ou da Lua no signo de debilitação pode indicar muito sofrimento pessoal ao longo da vida: ou a pessoa encontra inimigos poderosos que causam constante tensão, ou tem problemas de saúde ou alguma outra coisa sempre a causar algum tipo de incómodo ao longo da vida.

Estes nativos têm um karma muito pesado e podem eles próprios ter sofrido bastante, começando com os pais na infância, que podem ter dado maus tratos e perpetrado vários tipos de abusos, exploração, etc. Habituaram-se desde a infância a ver a vida como injusta, dura cheia de seres frios e cruéis e isso deu-lhes a capacidade de resiliência que lhes permite funcionar bem em ambientes violentos e de tensão, em que é preciso lutar para conquistar um lugarzinho para respirar e viver, que nunca lhes foi dado «de mão beijada».

Também explica a facilidade com que se identificam com os «marginais e os excluídos» da sociedade e porque preferem trabalhar em áreas e causas em que estes atuam e vivem as suas vidas.

A posição da Lua no signo Virgem ou na 6ª casa indica a necessidade de criar empatia pelo sofrimento de todos os seres que sofrem maus tratos, injustiça, escravidão e exploração, doença, adição de álcool e outras substâncias; por seu lado, a posição de Saturno faz sentir o dever de mudar tudo isso, através da reforma das leis  e das regras da sociedade ou através de mecanismos de cura, como acontece no caso da doença.

Precisam de trabalhar muito para alcançar os seus objetivos e sentem constantemente exaustão por trabalharem demais. Mas, no seu conjunto, a conjunção Lua saturno na 6ª casa ou no signo Virgem indica a oportunidade de «saldar» muitas contas kármicas vindas do passado e, nesse sentido, é um acelerar do desenvolvimento pessoal pela descoberta de um forte sentimento de realização pessoal, por, desta vez , se focarem nos outros, no seu progresso e no seu bem-estar, em vez de tirarem partido destes para benefício próprio.

Esta conjunção oferece, assim, a oportunidade de transformar radicalmente a sua identidade, ao passar pela experiência do sofrimento dos outros na 1ª pessoa.

Quando a Lua está num grau inferior na conjunção, o nativo é totalmente permeável ao sofrimento dos outros e isso acaba por gerar compaixão e empatia ou, pelo menos, a forte convicção de que é errado explorar, magoar, reduzir os outros a meros objetos que servem fins egoístas.

Apesar de todo o trabalho e sacrifícios que estas pessoas fazem, a certa altura não conseguem parar de fazer o que fazem, por muito cansadas e exaustas que estejam pois sentem que os outros dependem de si para serem mais saudáveis, terem mais direitos, mais dignidade, serem mais ouvidos, etc.

Na verdade, habituaram-se a carregar o fardo dos outros e, ao fazê-lo, na generalidade das vezes sem qualquer agradecimento destes, sentem-se também mais leves e, no próximo regresso de Saturno, poderão começar um novo ciclo de vida, menos pesado e com menos  frustrações pois a 6ª casa é uma casa upachaya e Saturno alivia o peso sobre o indivíduo depois de voltar à posição de nascimento pelo menos uma vez.

Porém, a primeira metade da vida pode ser bastante difícil porque Saturno faz com que o nativo, embora se sinta mal e seja infeliz numa dada situação- no emprego , na família ou no casamento, por ex,- resista a mudar, podendo passar muitos anos infeliz nestas situações, apenas porque se habitou a elas. E, quando está em Virgem, Saturno pode ser extremamente crítico gerando tensões constantes nos relacionamentos.

A exposição permanente destas pessoas a ambientes de desarmonia e de conflito com grandes níveis de stress pode repercutir-.se  na saúde  em doenças que se vão instalando  e minam a saúde. Há também, com frequência, dificuldades a nível da expressão sexual, podendo mesmo haver privação desta.

A conjunção Lua Saturno na 6ª casa ou no signo Virgem faz com que os ganhos se façam de forma lenta , trabalhando mais  do que o que recebem. Mas quando a conjunção se dá na 6ª casa, por esta ser uma casa upachaya, à medida que a pessoa atinge a maturidade, o sucesso vai chegando, embora com esforço.

De modo geral, a posição da conjunção Lua Saturno no signo Virgem, desde que não caia em casas maléficas, é um  pouco mais leve do que a colocação na 6ª casa. Saturno em Virgem  dá um pensamento lógico irrepreensível, capacidade argumentativa desenvolvida,  embora baseada na convicção pessimista acerca da natureza humana. A crítica em relação a si próprio é uma tendência forte, sendo necessário que Saturno regresse à posição de nascimento para este aspeto se atenuar.

A posição da Lua no signo Virgem  dá ao nativo a necessidade de comunicar com os outros, de argumentar e discutir. Porém, Saturno neste signo teme profundamente ser julgado pelos outros e isto faz com que, quando falam, estas pessoas apenas se permitem ouvir-se a si mesmas, não deixando os outros falar.

O problema mais forte com esta colocação é o exacerbado sentimento de culpa a nível subconsciente que leva estas pessoas a recearem ser criticadas pelos outros. E, para o impedir, criticam-se impiedosamente a si mesmas num perfecionismo que lhes dá pouco descanso. Tendem a apontar também erros aos outros e isto não faz deles propriamente as pessoas mais populares.

Mas sentem genuíno interesse em ajudar os outros, podendo fazê-lo por ex., na área da advocacia , do ativismo social, sindicalismo, etc. Este tipo de atividade acaba por ser também uma boa opção para alcançar equilíbrio mental pois, ao estarem ocupados a resolver os conflitos de outros, a mente embrenha-se na solução de algo que, podendo ser resolvido por ela é, no entanto, exterior.

A lição kármica da conjunção Lua Saturno no signo Virgem é a de que   na Terra não há seres absolutamente perfeitos e que ninguém pode ser excluído de ter  direitos por muito «imperfeito» que seja. As leis, as regras da vida e da sociedade são iguais para todos. A aprendizagem desta verdade e a sua interiorização permite a estas pessoas alcançar finalmente a paz mental de que carecem ao longo de boa parte da vida.

Também Poderá Gostar de Ler