Conjunção Lua Saturno na 7ª Casa signo Balança

 

noiva com olhar distante com o noivo

Publicamos hoje a descrição dos efeitos gerais da conjunção Lua Saturno na 7ª casa e no signo Balança. Pode ler um artigo sobre a colocação da Lua na 7ª casa aqui e no signo Balança aqui.

Pode ler um artigo sobre a colocação de Saturno na 7ª casa aqui e no signo Balança aqui.

Quando a Lua está conjunta com Saturno na 7ª casa, um fardo pesado é colocado a nível dos relacionamentos pessoais pois Saturno torna muito difícil a expressão dos sentimentos e emoções. No entanto, Saturno nesta casa dá pragmatismo e lealdade  e torna muito difícil quebrar os acordos, contratos e alianças,  indicando em geral casamentos e associações que não são motivadas por afetos ou por romance mas por algum interesse ou conveniência mútua.

A conjunção Lua Saturno na 7ª casa pode atrasar o casamento ou mesmo impedi-lo, em certos casos. Quando este se concretiza  é, em geral ,à custa da repressão dos afetos e das emoções pois a energia fria de Saturno reduz o relacionamento aos aspetos contratuais legais e aos direitos e deveres de ambos os parceiros  mas a afetividade emocional e o romantismo estão ausentes.

Trata-se de uma conjunção que ajuda a manter um casamento por motivos políticos, financeiros, de procura de status mas não ajuda a manter um relacionamento romântico. Com o tempo, esta frieza inerente ao relacionamento causa ressentimentos e frustração.

Porém, a colocação de Saturno na 7ª casa indica karma ligado aos relacionamentos e este precisa de ser «pago» antes de a pessoa poder seguir em frente por isso,  habitualmente os nativos com esta conjunção na 7ª casa mantêm o casamento, a menos que Vénus esteja em aspeto com Saturno, situação em que a energia fria  e desprovida de espontaneidade de Saturno se torna menos rígida e ajuda a pessoa a sair de um relacionamento que lhe causa muita frustração e é sentido como um fardo.

Os parceiros destes nativos não partilham verdadeiramente a sua vida, apenas desempenham o papel formal, cumprindo os deveres inerentes.

Acontece também com frequência que o parceiro de casamento é mais velho, por vezes é viúvo, podendo ,,no entanto  ter boa posição social.  Mas, quando o casamento é realizado muito cedo, em geral há falta de felicidade. Isto é diminuído se  a pessoa casar depois dos 30 anos, após o primeiro regresso de Saturno e, especialmente, se Saturno estiver colocado num dos signos de Vénus, situação em que indica maturidade e grande sentido ético.

Quando isso acontece, esta conjunção na 7ª casa  produz pessoas com forte sentido de justiça e capazes de se tornarem conselheiras ou mediadoras com bastante sucesso e lealdade.  Mas Saturno precisa mesmo de estar bem colocado por signo e de não receber o aspeto de planetas maléficos como Rahu ou Marte,  caso contrário torna-se excessivamente rígido e impõe regras inflexíveis que destroem toda a possibilidade de harmonia entre parceiros. O seu estado de debilitação também produz este resultado.

Quando bem colocado na 7ª casa, Saturno pode formar uma parceria de sucesso com o cônjuge, movida pelo desejo de trabalhar em conjunto (num negócio, por ex.,) cumprindo as regras mútuas de alcançar segurança financeira e proteção material, que também é fundamental para a Lua colocada na 7ª casa.

E, neste tipo de relação, na qual o que une os parceiros é um projeto de trabalho e de procura  de segurança material e financeira, esta conjunção pode ser muito positiva. No entanto, exigirá sempre um esforço considerável para dar certo: Saturno leva os acordos e alianças «ao pé da letra», prendendo-se ao formalismo contratual e lembra continuamente os deveres e direitos mútuos, sem se despegar nunca dessa formalidade e exigindo a cada momento o seu cumprimento. Pode ser estafante conseguir isso  de modo contínuo.

As pessoas com a conjunção Lua Saturno na 7ª casa  tendem a preferir pessoas mais velhas com uma visão conservadora e tradicional do casamento. Também gostam que os parceiros sejam «figuras de autoridade», pois sentem-se protegidas por eles. E, como dão grande importância à posse de bens materiais, propriedades, etc., podem considerar que «vale a pena» sacrificar o romance em nome de mais segurança material e financeira e de um bom status social.

Quando tanto a Lua como Saturno estão bem colocados na 7ª casa, pode haver uma boa parte de contributo social por parte destes nativos, que sentem ser seu dever contribuir para melhorar a sociedade e ajudar «causas sociais».  Mas, no geral, acaba por surgir o sentimento de que o casamento é um fardo e, apesar de a pessoa se sentir presa ao casamento, pode haver rejeição forte em relação ao cônjuge.

Se Saturno ou a Lua estiverem debilitados na 7ª casa, o casamento poderá ser motivo de grande sofrimento e frustração. Já a colocação num signo de Vénus torna possível a harmonia e a lealdade entre parceiros.

Quando a conjunção Lua Saturno se dá no signo Balança, no qual Saturno está exaltado, os resultados podem ser positivos, desde que  Saturno tenha o controlo da conjunção e esta não caia numa casa maléfica pois Saturno está exaltado no signo Balança e adquire consciência social forte, podendo desempenhar cargos no âmbito das leis e da justiça muito relevantes. A rigidez habitual de Saturno cede lugar aqui ao espirito de compromisso, ainda que no interior de regras bem definidas.

Porém, a Lua em Balança pode conjugar-se de forma menos harmoniosa com Saturno pois tende a sentir atração por pessoas que são poderosas e dominadoras, podendo mesmo ser agressivas e violentas, representadas pelo signo de Marte e produzindo, quando  está em aspeto com Saturno, uma personalidade pouco calorosa.

Ora, isto pode indicar problemas  na personalidade e nas parcerias, uma vez que Saturno em Balança procura o equilíbrio através dos acordos, dos compromissos e contratos e através do respeito pela lei , regras sociais, etc.  e é aqui um diplomata movido pelo espírito de compromisso.

Deste modo,  a avaliação dos resultados da conjunção depende bastante de qual dos dois- a Lua ou Saturno- tem o grau inferior na conjunção. Se a Lua tiver o controlo da conjunção, por estar num grau inferior, Saturno ainda assim terá grande influência, dada a natureza recetiva da Lua e o estado de exaltação de Saturno.

Porém, e tendo em conta o que dizem os clássicos e também o grande investigador da Astrologia Jyotish, B. V. Raman sobre o modo de ser da Lua em Balança quando está em aspeto com Saturno, a conjunção neste signo pode alterar substancialmente as características da Lua tornando-a rude e mesmo cruel. O contacto com a energia fria de Saturno no signo Balança pode produzir uma pessoa pouco simpática e levar a comportamentos que dificultam muito a harmonia dos relacionamentos.

Por sua vez, Saturno em Balança, quando tem o controlo da conjunção, adquire grande diplomacia no agir e nas interações mas também se torna muito inseguro nas interações e, neste caso, receia o modo como os outros o veem, receia ser julgado e atingido no seu amor próprio por juízos negativos por parte dos outros.  A consequência disso é que pode adiar constantemente o casamento e leva a pessoa a escolher alguém que não  seja ameaçador em termos emocionais, alguém que não ama mas que pode ter  qualidades pragmáticas úteis .

É, no entanto, mais fácil ajudarem outros a alcançar sucesso na área dos negócios (como consultores, conselheiros, etc.) do que alcançarem sucesso eles próprios trabalhando em parceria, pelo menos até aprenderem as lições significadas por Saturno na 7ª casa ou no signo Balança.

Também Poderá Gostar de Ler