Conjunção Lua Saturno na 9ª Casa Signo Sagitário

figura humana em postura de oração

Descrevemos neste artigo os efeitos gerais da conjunção Lua Saturno na 9ª casa e no signo Sagitário.

Pode ler um artigo sobre a colocação da Lua na 9ª casa aqui e no signo Sagitário aqui.

Pode ler um artigo sobre a colocação de Saturno na 9ª casa aqui e no signo Sagitário aqui.

A conjunção entre a Lua e Saturno na 9ª casa produz, antes de mais, uma mente rígida, focada nas crenças tradicionais e no saber antigo, regendo-se pelo princípio de autoridade que não reflete, não critica nem questiona esse saber. Os nativos tendem deste modo para a defesa cega dos princípios e valores antigos, propagando a sua verdade embora sem verdadeiramente sentirem essa verdade. Não aceitam ideias novas e mantêm -se agarrados a todas as ideias transmitidas pela educação e religião vigente, na qual cresceram.

Estas pessoas sentem-se protegidas e confortáveis junto das «autoridades» reconhecidas pela sociedade como «transmissoras da verdade»: padres e professores e, quando a Lua esta forte na conjunção, a mãe.

Se a Lua estiver num grau anterior ao de Saturno, no signo da conjunção, a mente pode ser mais aberta embora se mantenha  conservadora e não goste das novas ideias. Mas, pelo menos, o nativo sente identificação mais forte com as ideias e doutrinas que abraça. Se Saturno tiver o grau inferior na conjunção, a mente é mais rígida e tende a aceitar todas as velhas crenças  sem uma identificação profunda com elas, pois  fica impedida de sentir em si a verdade dessas crenças, adotando-as por um sentido interno de dever social. A religião é então vista como uma forma de garantir a coesão da sociedade e das suas estruturas e não como o contacto ou a experiência de ligação com o divino ou  com o transcendente.

Deste modo, a ligação destas pessoas com a religião é uma forma de se integrarem na estrutura social e gozarem da proteção que esta assegura. Esta é a razão pela qual podem viver este apego às «instituições» e crenças tradicionais através da adesão a um partido político conservador pois, dessa forma, sentem-se integradas na «ordem social» e, desse modo, protegidas.

A conjunção Lua Saturno na 9ª casa é muitas vezes vivida como a adesão a uma religião ou credo no qual a pessoa assegura a sua segurança pelo respeito de todos os rituais e regras. Apesar de poder, deste modo, ter uma vida bastante ascética, na verdade a experiência interior está totalmente ausente. Simplesmente estes nativos pensam que, «por fazerem tudo bem», têm direito às recompensas que a religião ou «caminho» a que aderem, lhes promete.  Se a Lua for predominante, estas pessoas gostam de discutir, com os que pertencem à sua comunidade, a «palavra» ou doutrina. Mas não para a alterar, apenas para se confortarem no reconhecimento mútuo das crenças que partilham. Do mesmo modo, leem os textos sagrados  repetindo o que dizem à letra, para interiorizarem a partir daí aquilo a que chamam «a verdade» e que veem como absoluta e inquestionável.

A conjunção Lua Saturno  na 9ª casa pode ser particularmente difícil na infância, podendo haver problemas com os pais ao nível do entendimento das questões religiosas e filosóficas e das crenças que estes partilham. Mas, se a Lua estiver bem colocada,  estas dificuldades são atenuadas embora isso seja visível em geral apenas a partir da maturidade, a menos que haja aspetos de planetas  benéficos para a conjunção.

A presença da conjunção Lua Saturno na 9ª casa limita a sorte e as oportunidades de sucesso na vida. Também acontece que, com alguma frequência, estas pessoas se ligam a ideologias e doutrinas que criam inimizades no seio da família, que acaba por dar pouca felicidade podendo desentender-se com membros da família  devido às crenças ou ideologias que partilham e que são diferentes das da família.

Os ganhos materiais são lentos e escassos, com esta conjunção na 9ª casa. O nativo não conta, em geral, com os amigos para aumentar a sua influência social e os empreendimentos pessoais, até à maturidade, podem dar escassos resultados. Podem ter resultados melhores à medida que o tempo passa e na segunda metade da vida. Também podem alcançar melhores resultados em empregos burocráticos em instituições hierarquizadas.

O pai destes nativos pode ter uma vida  difícil e estar ausente em boa parte da vida deste, pois a mãe assume, em grande parte, os papeis do pai. Pode haver sobressaltos e dificuldades em viagens para países estrangeiros.

Quando a conjunção se dá no signo Sagitário, há que ter em conta em que casa do horóscopo calha a conjunção. Esta não é a posição mais pacífica para a Lua e a conjunção com Saturno pode tornar difícil, em termos emocionais, o equilíbrio interno mental.

Uma forma de viver de forma construtiva esta conjunção no signo Sagitário será através de uma profissão ligada ao ensino ou à pregação, o que pode trazer conforto emocional se a Lua tiver o grau inferior na conjunção. fazendo sentir internamente o desejo de ajudar os  outros com a sabedoria e a sua reflexão. Isto depende em boa parte da força de Júpiter no horóscopo e será facilitado se Júpiter estiver em aspeto  com a Lua e Saturno. Nessa circunstância, estas pessoas podem  dedicar-se a transmitir aos outros uma sabedoria que pretende melhorar as suas condições gerais de existência.

Mas, sem o aspeto de Júpiter, tanto a Lua como Saturno podem assumir no signo Sagitário uma perspetiva dogmática, ideológica e doutrinária que impõem aos outros sem flexibilidade. Mas, mesmo nessa situação, estão genuinamente interessados em aumentar a justiça social para os menos favorecidos e podem fazer disso a sua missão fundamental de vida, dando-lhe o sentido pragmático que põe em ação os princípios em que acreditam. Embora estes possam ser dogmáticos, não deixam de beneficiar os outros. Desejam genuinamente mudar a sociedade e torná-la mais justa, embora a sua compreensão da justiça apenas seja , em geral , alcançada depois do primeiro regresso de Saturno a partir de meados dos 30 anos.  Atuam sempre de acordo com as regras sociais e as leis vigentes, não sendo adeptos de «revoluções» nos esforços que fazem  para ajudar a sociedade.

Também Poderá Gostar de Ler