Glossário Astrológico- Rahu Kalam

«homem santo» em prece

O conceito de que falamos hoje – Rahu kalam- tem raízes nas «horas planetárias» de que falámos num artigo anterior. Este conceito refere-se a uma das «horas do dia», incluindo-se no chamado Hindu Panchang, que determina as horas auspiciosas durante o dia. A totalidade destas «horas«  encontram-se  somando-se o tempo  exato entre o pôr do Sol e o nascer do Sol e depois dividindo-se esse tempo por 8.  A duração de cada um dos períodos muda ao longo de cada dia, embora com ligeiras alterações, durando cada uma das 8 partes do dia cerca de 1, 5 horas. A sua ordem também é diferente nos vários dias da semana.

O Rahu kalam é um dos momentos desfavoráveis  do dia, pois tem regência de Rahu. Não é o único nesta contagem das «horas desfavoráveis» mas a tradição considera que, nesta «hora», é melhor não iniciar novos empreendimentos. Embora exista uma variação temporal, cada Rahu Kalam dura aproximadamente 90 minutos.

Em cada dia da semana o Rahu kalam acontece em diferentes horas do dia. Há muitos sites que fazem o cálculo diário dos Panchangas para definir esta hora de Rahu e as dos restantes planetas, dada a importância que lhes é dada na Índia. Aproximadamente, são as seguintes as horas (muhurta) de Rahu ao longo da semana:

Segunda feira- 8º muhurta. Hora aproximada- 7.30- 9h

Terça feira- 2º muhurta. Hora aproximada- 15h-16.30

Quarta feira- 7º muhurta. Hora aproximada- 12h- 13.30

Quinta feira- 6º muhurta. Hora aproximada- 13.30.15h

Sexta feira- 4º muhurta. Hora aproximada- 10.30-12h

Sábado- 3º muhurta. Hora aproximada-  9h- 1030

Segundo alguns, a hora do Rahu Kalam indica a altura em que os raios solares se tornam prejudiciais para a vida na Terra. Na índia muitas pessoas não fazem nada nem saem à rua durante estes períodos. Quando isso não pode ser evitado, é habitual recorrerem a uma série de rituais e «remédios» para cancelar as más radiações desta «hora». Acredita-se que tais radiações podem danificar a visão e a pele de forma severa. Infelizmente, acrescentamos nós, com o aumento da incidência dos raios ultravioleta  na maior parte das horas do dia, cuidados devem ser prestados nessa e em outras horas, para não prejudicar a saúde, devendo-se escolher  a alimentação e hidratação adequadas nas horas de calor  e evitar  a exposição  aos intensos raios ultravioleta.

Para além destes efeitos na saúde, acredita-se também que a hora de Rahu kalam faz com que  qualquer atividade, projeto, empreendimento iniciado nesta hora será atrasado, cancelado, ou acabará por falhar . Aas viagens também são desaconselhadas.

Muitos consideram pura superstição esta atribuição das «horas planetárias». Porém, há-se haver um fundo de relevância nesta tradição, que remonta aos antigos babilónios e  foi prosseguida pelos astrólogos helenísticos e, como se vê, está vivíssima na Índia dos nossos dias.

Também Poderá Gostar de Ler