Glossário Astrológico-Rajas, Tamas, Sattva

(alt=" ")

O conceito de que falamos hoje refere-se às 3 gunas: Tamas, Rajas e Sattva. As gunas são as 3 qualidades fundamentais da energia que se move no universo. São elas que transportam a carga positiva, neutra ou negativa do campo magnético que atinge a Terra.

São estas três gunas que mostram como, em cada um dos 4  elementos (Água, Terra, Ar e Fogo) a energia de cada um dos signos do zodíaco é expressa na Terra e influencia a manifestação da vida consciente neste mundo. As três gunas têm relação direta com as  3 quadruplicidades  de que já falámos.

Cada Guna tem uma expressão equilibrada e outra desequilibrada, não se considerando nenhuma das Gunas como superior ou «melhor» do que  outra. Cada uma contribui para ajudar a compreender a realidade energética,  tanto do macrocosmos como do microcosmos que é o ser humano.

Basicamente, podemos dizer que Tamas está relacionado com o plano mental e o corpo no ser humano; Rajas está associado com a mente; Sattva está relacionado com o Espírito.

Expressão das Gunas nos Signos

Signos Cardinais– Carneiro, Caranguejo, Balança,  Capricórnio – Rajas-  Estes signos representam a mente consciente, dinâmica e iniciadora da ação . Isto pode ser simbolizado por um vulcão em erupção.

Signos Fixos– Touro, Leão, Escorpião, Aquário- Tamas– Estes signos representam a mente subconsciente, firme, estável, determinada, inflexível.  Isto pode ser simbolizado por uma montanha elevada.

Signos Mutáveis– Gémeos. Virgem, Sagitário, Peixes- Sattva- Estes signos representam a mente supraconsciente, transformativa, adaptável, reflexiva.  Isto pode simbolizar-se por um recém nascido.

Existem diferentes opiniões sobre a relação entre os signos e a qualidade magnética de Rajas, Tamas e Sattva. Por ex., O guru P. Yoganda e vários autores da Jyotish consideram Rajas como sendo neutro , Sattva como tendo carga positiva e Tamas carga negativa;

outros autores consideram que os signos mutáveis /Sattva são negativos, signos  fixos/Tamas são neutros e os signos cardinais /Rajas são positivos.

Outros, ligados à terapia energética, consideram que os signos Cardinais / Rajas têm carga positiva; os signos fixos/ Tamas têm carga negativa os signos mutáveis/ Sattva têm carga neutra.

Esta última abordagem considera que a energia positiva  e expansiva , centrífuga de Rajas emana através da energia neutra Sattvic e os signos de carga negativa de Tamas retornam à neutralidade Sattvic através de um movimento centrípeto de contração.

As qualidades energéticas dos signos , tal como referidas acima, transferem-se para os planetas regentes desses signos, que partilham a natureza da guna a que o signo pertence.

Assim, temos que a Lua, o Sol e Júpiter têm natureza Sattvic;

Marte e Saturno têm natureza Tamas;

Vénus e Mercúrio têm natureza Rajas.

As configurações natais revelam o modo como os elementos e as gunas (matéria, energia e o seu movimento) se equilibram entre si (ou o que falha nesse equilíbrio). Esta análise puramente energética, que é usada pelos terapeutas energéticos, pode ser uma preciosa ajuda na interpretação positiva das qualidades associadas ao caráter e modo de ser de uma personalidade, ajudando também a procurar formas de curar ou equilibrar essa expressão das energias fundamentais.

Sempre que um  ou vários planetas transitam sobre signos com predominância de uma das gunas, isso não apenas ajuda a perceber o tipo de experiências que uma dada pessoa enfrenta ou vai enfrentar como também revela o tipo de energia cósmica que influencia o karma coletivo em cada período de tempo.

Voltaremos a escrever sobre as qualidades energéticas das Gunas.

Também Poderá Gostar de Ler