O Significado dos Chara Karakas

desabrochar de um feto sob a luz

Na astrologia de Jaimini é  essencial o uso dos karakas. Mas não há consenso na comunidade praticante deste sistema, sobre esta matéria. Seguimos, nesta explicação, o Dr B. V. Raman e as notas do autor Anthony Writer.

Nomeadamente, encontramos Sanjay Rath , que opina deverem ser considerados 8 karakas, pois o próprio Jaimini nos seus escritos Upadesa Sutras considerou que Rahu pode desempenhar o papel de Atma Karaka; e  K N. Rao, que defende a exclusão de Rahu, afirmando que este não deve ser considerado nunca como o Atma Karaka.

Trata-se de duas individualidades com elevada reputação em termos de sabedoria na Astrologia Jyotish, pelo que deixamos à intuição de cada um decidir qual das correntes está mais de acordo com a sua própria experiência de análise, assim que alcançar um conhecimento mais profundo da astrologia proposta por Jaimini.

Os planetas karakas adquirem, neste sistema, um lugar central. E é preciso perceber, em primeiro lugar que, ao contrário do que acontece com o sistema proposto por Parashara, em que também se consideram os karakas, a abordagem é completamente diferente: na astrologia Jyotish proposta por Parashara, cada planeta, devido às suas qualidades naturais, torna-se karaka (esta palavra quer dizer «significador») de determinados aspetos como Vénus ser o karaka do casamento. Na abordagem de Parashara, os karakas são fixos, isto é, Marte é o karaka dos irmãos e este significado pertence-lhe a ele e não pode ser assumido por outros planetas, em termos gerais. Porém, na astrologia de Jaimini, cada planeta pode ser um karaka qualquer, dependendo do grau que ocupa num signo relativamente aos outros planetas. Dito de outro modo, Parashara considera haver «karakas naturais» enquanto Jaimini considera que os karakas são «funcionais».

O autores que seguem a posição de K. N. Rao (que exclui o Pitri karaka)  defendem a existência de 7 karakas partindo do planeta que ocupa o grau mais alto num signo, encontrado na carta natal:

Seguindo esta ordem temos: o atmakaraka, o indicador do self; o amatya  karaka, que indica a carreira; o bhatri karaka que indica os irmãos e o pai; o matri karaka que indica a mãe e a educação; o putri karaka que indica as crianças, a inteligência e a criatividade; o gnati karaka que indica as lutas na vida, a doença e a disciplina para crescer espiritualmente (sadhana); o stri ou dara karaka que indica o casamento e as parcerias em geral.

A análise da carta astrológica faz-se tendo em conta estes karakas. Mesmo os autores que não seguem em exclusivo o sistema astrológico de Jaimini, consideram que o uso destes karakas é essencial para compreender o potencial em termos de carreira  ou o potencial espiritual de um indivíduo. Não é por acaso, aliás, que este sistema se manteve, durante muito tempo, mais ou menos resguardado no interior de grupos centrados no desenvolvimento espiritual.

Anthony Writer  escreveu algumas notas que explicam um pouco melhor cada um dos karakas:

  • Atma Karaka. Significa a 1ª casa, que se refere à «alma material» isto é, encarnada num corpo. «Atma» significa «alma». Nos relatórios do software, este karaka aparece com a sigla O Atmakaraka indica o Ascendente e significa todos os aspetos do Ascendente entendido como o «corpo» da pessoa, a sua constituição, aparência, características, capacidades mentais, o caráter. Indica toda a personalidade, a saúde geral, a longevidade,o potencial de sucesso, os pontos fortes e fracos da personalidade. Se outros planetas estiverem em aspeto com o atmakaraka,  as suas características enquanto karakas influenciam também o atmakaraka.

 

  • O Amatya karaka indica a 2ª e a 10ª casas. Alguns investigadores afirmam  que o amatya karaka também significa a 5ª  e a 9ª casa, justificando com o facto de a 5ª casa também permitir ajuizar sobre a educação e a riqueza  e que a 9ª casa se refere à sorte ou fortuna, necessárias para singrar nestas áreas. Exprime-se pela sigla AmK. Este planeta significa  (2ª casa):os aspetos financeiros e o status, o modo de vida ou profissão, o discurso e a educação primária,  a família, os hábitos alimentares, o rosto e o olho direito, roupas e ornamentos; e também (10ª casa):  carreira e honrarias, a subida na carreira.  Significa igualmente tesouros escondidos, coleções valiosas, tanto em termos de riqueza como de conhecimento. Significa os papeis de liderança que podem ser desempenhados pelo nativo e também significa os que desempenham papeis socialmente relevantes como advogados, conselheiros, etc. A 10ª casa também significa a soberania  e a autoridade.  O Amatya fraco indica problemas na área da carreira, da riqueza e da educação.

 

  • O Bhratri karaka representa os assuntos da 3ª e da 9ª casas (alguns defendem que também representa a 11ª casa pois esta significa os irmãos mais velhos, todos os tipos de ganhos e lucro). Exprime-se pela sigla BK . Significados para a 3ª casa: significa os irmãos mais novos, coragem, vizinhos, pequenas viagens, capacidades de comunicação, hobbies, capacidades e morte dos pais; pela 9ª casa significa fortuna, pai, guru, viagens de longa distância (para países estrangeiros), educação superior, religião, dharma ou propósito de vida.  Significa igualmente pequenos grupos. Significa o papel de padre, irmão, guru, professor, pai.

 

  • Matri karaka é indicador da 4ª casa. Exprime-se pela sigla MK. Significa a mãe, a propriedade, felicidade, veículos, educação, terra e agricultura, propriedade de terras, pais, significa também a frequência da escola, raízes culturais.

 

  • Putra Karaka é o indicador da 5ª casa. Putra significa «filho». Exprime-se pela sigla Este karaka significa crianças, inteligência, jogos de sorte, sabedoria, criatividade e romance. Segundo a tradição, também indica os rituais sagrados, conhecimento dos mantras, boa sorte, gravidez, especulação financeira. Pode-se igualmente analisar a progénie, a educação, o exercício de cargos ministeriais . Significador dos estudantes e aprendizes das artes de todo o tipo.

 

  • Gnati Karaka é o significador das casas dusthana: 6ª, 8ª e 12ª casas. Exprime-se pela sigla GK. A palavra «gnati» significa «relações». Este karaka indica (6ª casa) padrões difíceis no horóscopo relativos aos inimigos. Também indica os parentes pela linha materna, as dívidas, doenças, desacordos, litígios legais, competidores, servitude. Indica todo o tipo de inimigos, casos de tribunal, empréstimos, competições, acidentes, feridas, doenças. Pela 8ª casa significa todos os tipos de obstáculos e de dificuldades, duração da vida, doenças crónicas, conspirações, propriedade hereditária (recebida por herança), trabalhos de investigação. Indica igualmente lutas e discussões, conflitos e doença, dissolução da identidade, morte e renascimento. E, pela 12ª casa, indica despesas, relação conjugal, possibilidade de aprisionamento , viagens para países estrangeiros, conhecimento espiritual, relacionamento com pessoas estrangeiras, Serviço altruísta, ligação psíquica com realidades subtis. O Gnati karaka indica também os inimigos e predadores, os rivais, adversários, médico, cirurgião, farmacêutico, xamã, terapeuta.

 

  • Dara Karaka significa a 7ª casa. Exprime-se pela sigla DK.  «Dara» significa «esposa» ou, em termos gerais, o cônjuge. Assim, este karaka significa cônjuge, parceiro de negócios, comércio , viagens ao estrangeiro, ganhos no sentido de lucros ou proveito, imagem pública, inimigos declarados. Todos os tipos de parcerias, viagens ao estrangeiro, análise de negócios, popularidade da pessoa, comportamento do parceiro de vida. Significa todo o tipo de alianças, casamento e parcerias. Significa o parceiro de casamento, os companheiros leais, os que nos são devotados. Quando o Dara karaka está fraco ou aflito, a pessoa sente dificuldades nestas áreas.

Num outro artigo faremos menção da polémica sobre o uso de 7 ou 8 Chara Karakas. e também explicaremos como usar estes karakas nas previsões astrológicas.

Também Poderá Gostar de Ler

Deixe um Comentário a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.