Tipos de Karakas na Astrologia Jaimini

(alt=" ")

O uso dos karakas (significadores) na Astrologia Jyotish é universal, o mesmo acontecendo na generalidade dos sistemas astrológicos desde  a Antiguidade. Os karakas admitidos no sistema Jaimini são referidos igualmente por Parashara na sua obra Hora Sastra. Têm, no entanto, um papel destacado no sistema de Jaimini. Neste artigo vamos descrever os vários tipos de karakas usados na astrologia de  Jaimini.

No sistema de astrologia de Jaimini , como referido em artigo anterior, são admitidos os chara karakas, que são mutáveis e, por isso, diferentes para cada horóscopo, definidos a partir da sua colocação por grau num determinado signo. Mas  também são usados os karakas fixos (sthira), que são iguais para todos os horóscopos.

Segundo a tradição, os karakas fixos são presididos por Shiva, que preside ao corpo físico e têm relação com a dimensão física mortal e com a morte das formas temporárias de vida. Rahu e Ketu não estão incluídos porque não têm massa física, uma vez que são «planetas sombra».

Sthira Karakas

No sistema Jaimini também se usam os significadores tradicionais para significar diversos tipos de pessoas. Para os definir faz-se o seguinte:

  • Analisa-se qual dos dois, o Sol ou Vénus é mais forte – karaka do pai.
  • Analisa-se qual dos dois é mais forte, a Lua ou Marte – karaka da mãe.
  • Marte é karaka dos irmãos e irmãs mais novos e dos irmãos do cônjuge.
  • Mercúrio é o karaka dos tios e tias do lado materno e todos os parentes maternos.
  • Júpiter é o karaka do marido, do filho, dos parentes do lado paterno.
  • Vénus é o karaka da esposa, avós pelo lado da mãe., sogros.
  • Saturno é o karaka dos irmãos e irmãs mais velhos.

Chara Karakas

Os chara karakas, como explicado anteriormente, são significadores variáveis. Segundo a tradição, Vishnu preside a este karakas, que representam o modo como somos influenciados por  outros seres; o modo como subsistimos e sobrevivemos no mundo material e como estabelecemos relações sociais; e como crescemos espiritualmente. Podem ser 7 ou 8, tal como clarificado por Parashara.

Por favor leia o artigo que publicámos sobre os chara karakas para saber como são determinados e escolhidos no horóscopo. Estes seguem uma ordem decrescente, que é também uma ordem do superior para o inferior, do mais importante para o menos importante:

  • Atma Karaka- Significador do self. É o símbolo da alma e é o «rei» do horóscopo. A 12ªcasa a partir do planeta atmakaraka na navamsa representa o Ishta Devata que guia a alma para a libertar do ciclo da vida e da morte até à libertação final.
  • Amatya Karaka- Significador do ministro – é a mente, o seu papel é o de guiar o rei, guiando a alma e ajudando a concretizar o destino da alma de acordo com o princípio espiritual. É o protetor da alma. A 6ª casa a partir do Amatyakaraka na navamsa mostra o Palanadevata (aquele que se sustém a si mesmo no mundo material).
  • Bharatri karaka – significa os irmãos, os que dão apoio ao nativo quando este está numa situação de necessidade. Também é chamado de gurukaraka , o guia aquele que dá conselhos, guiando o princípio espiritual superior até este atingir a conclusão do seu desejo e se aproximar do divino. Representa, desde modo, o mestre ou guru que ajuda o nativo a atingir os objetivos espirituais. O guru pode ser visto analisando o planeta que o representa na carta radix e na navamsa. Nesta última, mostra-se como o guru influenciará a vida do nativo e na radix mostra-se como se concretizará essa influência.
  • Matri Karaka- Significa a mãe. Esta guia a criança e cuida dela durante o período de crescimento e, idealmente, orienta a criança para o desenvolvimento espiritual. A influência da mãe sobre a vida do nativo deve ver-se a partir do estudo deste chara karaka.
  • Pitri karaka- significa o pai. A sua influência sobre a vida do nativo vê-se a partir deste karaka.
  • Puthra Karaka- significa crianças, isto é, os filhos. A influência dos filhos na vida do nativo vê-se a partir deste karaka.
  • Gnati Karaka- significa os inimigos e rivais. Também representa os parentes, segundo esta fonte, aqueles que estão junto do nativo, tanto em situações de felicidade como de dificuldade ou tristeza.
  • Dara Karaka- significa o cônjuge, aquele que tem um papel de «igualdade» em relação ao nativo. É aquele com quem se partilha. A influência do cônjuge na vida do nativo é vista a partir deste karaka.

 

Nota: esta lista de chara karakas inclui 8 e não apenas 7 karakas. Por favor leia este artigo para compreender em que situações se usam 7 karakas e quando devem usar-se 8.

Naisargika Karakas

Estes karakas são os significadores naturais e correspondem aos planetas, do Sol a Ketu, sendo portanto 9. Segundo a tradição, estes karakas são presididos por Brahma. Segundo o sábio Varahimihra, estes karakas representam o processo de criação governando todas as perceções que temos desse processo.

Cada tipo de karakas é usado de forma diferente na análise astrológica. Os naisargika karakas usam os significados naturais dos planetas. Já os Chara Karaka são usados para analisar matérias específicas, representadas por um determinado karaka. Por ex., para analisar matérias relacionadas com o casamento usa-se o dara karaka mas o karaka natural ajuda a compreender os aspetos ligados à 7ª casa, que inclui o casamento e outras parcerias também.

No artigo que publicámos sobre a abordagem do autor N. Rao  sobre os Chara karakas, referimos como os shtira karakas são chamados a intervir, quando dois planetas estão colocados no mesmo grau de um signo, competindo, desse modo, por duas posições como karakas. E o karaka mais elevado, neste caso, cai , sendo designado o karaka fixo para representar essas matérias, ao mesmo tempo que essa carta natal  específica passa a ter 8 karakas e não um.

Significados naturais dos planetas:

Sol– Alma, poder, força, coragem, força, esplendor, calor. Estar protegido pelos favores do rei (hoje, do governo), pai, autorrealização, amargura, olho direito, vaguear pelas montanhas, doença dos olhos, vitalidade do corpo, liberdade da doença, governo do país, doença na cabeça, pedras preciosas, ornamento, senhor da direção este, cobre, reino,   sangue, roupa vermelha, vida pública, forte ao meio dia, direção este, captura do inimigo, pureza, entre outros.

Lua–  Mente, imaginação, flor, incenso, ir para uma fortaleza, epilepsia e doenças da mente quando aflita, estados mentais, sentimentos, maternidade, sabor salgado, paz, felicidade, líquidos, prata, viagens para países longínquos, poços, lagos, tanques, mãe, pérolas, cor branca, inflamação nos pulmões, nutrição, trigo, prazer, face, popular entre as massas, instrução, beleza, forte à noite, vida,  nove gemas, meia idade, comer, orientado para o oeste, insígnias reais, pureza do sangue, vitalidade, peixes, criaturas marinhas, objetos cintilantes, cristal puro, roupa aveludada, roupa de seda.

Marte-  Propriedade imóvel, em especial terras, força, batalha, hostilidade, inimigo, ladrão, hostilidade, cor vermelho escuro, raiva, firmeza, ir para um país estrangeiro, calor, fogo, firmeza, ferida, comandante chefe, espada, lança, ministro, fratura na perna, juventude, obstáculos, carnívoro, caluniador, forte no final da noite, coragem, força de caráter, masculino, chefe de aldeia, sangue, arqueiro, cobre, lugares queimados, desejo, escândalo, virado para o Sul, irmão, cuidador dos animais selvagens, independência , determinação.

Mercúrio- discurso, matemática, educação através da escola, escrita, discurso de etiqueta, tesouros, cor verde, comércio, roupas de qualidade, avô materno,  eunuco, pele, infância, sentido de humor, dança, poderoso na manhã, prosperidade familiar, pássaro,  natureza imparcial, movendo-se na cidade, gosta do noroeste,  conhecedor das lendas do passado, conhecedor da gramática, perito em pedras preciosas, tio materno, académico.

Júpiter – guru, sábio, poupanças, tesouro, coragem, reputação, corpo grande, reputação, crianças, netos, avô, filosofia, bisavô, palácio, honras reais, coxas, Deus e bênçãos divinas, deveres religiosos, caridade, imparcialidade, gosto em ajudar os outros, virado para norte, cor amarela, orador, pessoa gorda, habitação com todos os confortos, capacidade de aprender, talento para encantar uma audiência, trono, sempre forte, gentileza, capaz de ler a mente dos outros, viagem em veículos confortáveis e atraentes.

Vénus –  roupas bonitas, casamento, mulher, rendimento, cor branca, felicidade sexual,  flor, fama, vigor da juventude, prata, veículos, direção sudeste, paixão, relacionamento sexual, beleza, estância junto à água, cor variegada, cantar e dançar, diversão, felicidade a partir da esposa, sorte, sentido de humor, perfumes, jovem atraente, flauta, dizer a verdade, todos  os tipos de prazeres, pernas bem feitas, 8 tipos de riqueza, talento artístico, desportos de água, bom caráter, inteligente, estimado e respeitado, preferência por vestuário branco, escritores literários, gentileza, amante de poesia, poeta,  órgãos genitais, cabelo preto.

Saturno– obstrução, preguiça, nervos, ligamentos e tendões, doença, angústia, desentendimentos, miséria, morte, criada, servo, exilado, pessoa com pernas desfiguradas, floresta assombrada, eunuco, nascido na casta mais baixa, conduta incorreta, deveres servis, velhice, duradouro, forte no final do dia, raiva, nascido de mãe de baixa condição, bastardo, mente perversa, roupas sujas, amizade com os malvados, mal, cinzas, crueldade, grãos pretos, cor preta, viver em casa suja, ferro, tutor, aleijado, o que está virado para o oeste, astuto, queda, mundo das serpentes, vagabundo, perdido em batalha, lança, couro, viagens pela floresta e montanha, medo, angústia de longa duração, indulgência com prazeres sexuais, cabelo desalinhado., coração cruel.

Rahu-  argumentos enganadores, magoar os outros através do discurso, marginal, conspirar, impureza, jogo, ir para o estrangeiro, falsidade refúgio de foras da lei e marginais, floresta , inchaço doloroso, serpente, astúcia, brisa noturna, direção do sudoeste, viagem, mundo das serpentes, discurso rude, malvadez.

Ketu–  salvação, todos os tipos de riqueza, dores, febre. Penitência, feridas, bruxaria, silêncio, indiferença ao mundo, problemas com inimigos, avô paterno, fome, dor forte no estômago,

Bhava Karakas (Karakas das casas do horóscopo)

Cada casa do horóscopo tem um significador natural ou «bhava karaka», que é dado na lista abaixo. Estes são os «karakas primários» das casas. Para além destes há os karakas secundários que correspondem aos planetas que regem cada uma das casas de acordo com o Ascendente. Estes dois tipos de karakas  protegem os significados das casas. Devem estar bem colocados para que isso aconteça.

Karakas que estejam colocados em casa kendra ou trikona a partir da casa que regem/significam;  que lançam aspeto para essa casa que regem /significam; que estão colocados no próprio signo ou exaltados; karakas naturais da casa colocados em conjunção com o regente da casa que significam ajudam a frutificar  os significados dessa casa.

Deixamos abaixo a lista dos karakas naturais.

Ascendente- sol

2ª casa- Júpiter

3ª casa – Marte

4ª casa- Lua, Mercúrio

5ª casa- Júpiter

6ª casa- Marte; Saturno

7ª casa- Vénus

8ª casa- Saturno

9ª casa- Sol; Júpiter

10ª casa- Sol, Mercúrio. Júpiter, Saturno

11ª casa-  Júpiter

12ª casa- Saturno

Também Poderá Gostar de Ler