Arudhas das casas do Horóscopo

(alt=" ")

Num artigo anterior falámos do conceito de arudha. A palavra «arudha» significa imagem, aparência, algo que se monta sobre.   Por exemplo, o  arudha lagna reflete a opinião e perceção que os outros têm do nativo a partir dos indícios que este mostra de si.  Esta perceção não é, porém, algo objetivo é antes  a apreensão subjetiva que os outros fazem de uma dada pessoa, é a sua imagem ou impressão , criada a partir das evidências que são captadas quando os outros observam o comportamento e  a presença de alguém.

Jaimini considerou 12 Arudhas, um para cada casa do horóscopo, calculados do seguinte modo (B. V. Raman): para o Arudha lagna, verificar onde o regente do Ascendente está colocado e, a partir dessa casa, contar o número de signos até  ao Ascendente. Contar a seguir o mesmo número de casas a partir do signo onde está colocado o regente. O signo encontrado é o Arudha lagna. O arudha não pode coincidir com o próprio signo do regente  ou o signo oposto. Se isso acontecer, contam-se 10 signos a partir do signo a que se chegou na contagem.

Usa-se o mesmo procedimento para encontrar o arudha das restantes casas. Cada Arudha pode também chamar-se pada.

Lagna Arudha, Arudha pada ( 1ª casa)- Ajuda a compreender a identidade do nativo, colocando-o na posição social e contexto social no qual este se sente mais à vontade. Mostra também a imagem que a sociedade faz do contributo que este dá para a sociedade. Deste modo mostra, tanto a posição do nativo na sociedade como a sua identidade. Segundo Jaimini, a colocação da Lua, Vénus ou Júpiter no Arudha lagna indica que o nativo alcançará uma posição importante na sociedade, como líder político, membro do governo ou pessoa muito influente. Planetas colocados na 11ª casa a partir do Arudha lagna indicam a fonte de rendimento da pessoa: bons planetas aí colocados indicam que os ganhos serão obtidos de forma honesta, planetas maléficos aí colocados indicam ganhos por meios desonestos ou ilegais.

Dhana Arudha (2ª casa). Mostra os bens acumulados, os conhecimentos. Revela a área na qual a aquisição,  conservação, cooperação, itens colecionados, preservação da linhagem familiar , tesouros possuídos, etc., são favoráveis.

Vikrama Arudha, Bhratru pada (3ª casa) mostra a área para estabelecer cooperação com irmãos, desenvolver práticas de comércio, comunicação, trabalho em equipa, envio de mensagens, etc.

Matru Pada, Matru Arudha (4ª casa)-  mostra ambientes protegidos, raízes locais, segurança, revela vida familiar e confortos de acordo com as características do signo em causa.

Mantra Pada, Putra pada– (5ª casa) mostra aspetos da inteligência criativa, jogos, celebridade, crianças, política, moda e life style,  romance , diversão.

Vyandhi Aruda, Satru pada-(6ª casa) mostra condições de desequilíbrio e conflito, doença, litigação e acusação, comportamentos aditivos. Esta é uma área favorável para procurar  tratamentos médicos e buscar a resolução de conflitos.

Dara Pada, Yuvati pada –(7ª casa) mostra as condições para formar contratos, alianças, acordos. Este signo revela condições para formar relacionamentos e parcerias harmoniosos ,incluindo o casamento. Quando o Dara pada coincide com a 11ª casa a partir do Ascendente, haverá amizade com o cônjuge, ou seja, um bom relacionamento ( e o mesmo acontece com as parcerias). Quando o Dara pada coincide com uma casa kendra ou trikona a partir do Ascendente (contando 4, 5, 7, 9 ou 10 casas a partir do Ascendente) isso indica uma boa vida conjugal  e o usufruto de riqueza e confortos. Mas, se o Dara pada coincide com a 6ª, 8ª ou 12º casas a partir do Ascendente, haverá problemas na vida conjugal.

Randra Pada, Nyriana Pada– (8ª casa). mostra as condições para mudar a identidade e procurar cura profunda para as feridas do passado e iniciar um novo ciclo de vida. Também mostra as condições de recuperação de situações traumáticas. Este é um ponto onde é possível fazer renascer a força vital para criar nova vida.

Pitru pada, Dharma Pada- (9ª casa) ,mostra o tipo de crenças, teorias filosóficas, princípios que ajudam a compreender a vida. Este signo revela aspetos favoráveis para a educação superior, religião, ações humanitárias.

Karma Pada, Raja Pada- (10ª casa) mostra a área e condições em que o nativo pode atingir a liderança e em que melhor pode ver reconhecido o mérito profissional, reputação social, dignidade e respeito dos outros pelo  contributo do nativo para a sociedade.

Labha Pada, Labhaarudha– (11ª casa) mostra a relação com a comunidade e a área e condições em que o nativo pode obter ganhos económicos, ligar-se a redes sociais, relacionar-se com os amigos.

Upapada– indica as condições em que o nativo se sente refugiado num espaço fechado do mundo, os prazeres do quarto de dormir (vida sexual) vida conjugal, cônjuge- o planeta que rege o upapada dá informações sobre o cônjuge. Um planeta exaltado colocado no Upapada indica que o cônjuge virá de uma família com elevada posição social; um planeta debilitado ou de algum modo fraco colocado no upapada indica um cônjuge oriundo de baixa condição social. Planetas benéficos colocados no upapda indicam um parceiro/cônjuge atraente enquanto planetas maléficos indicam um parceiro feio.

Daremos  posteriormente mais informação sobre os arudha padas das casas do horóscopo e o seu uso na análise.

Também Poderá Gostar de Ler