Conceitos Fundamentais- Arudha Pada

(alt=" ")

O que é o Arudha

O conceito de Arudha  Pada é universal na Astrologia Jyotish, ou seja, ele não foi uma inovação de Jaimini, aparecendo também na obra de Parashara. Arudha significa «aquilo que se manifesta no plano concreto» ou material e que, por isso, pode ser visto pelo mundo.  Este conceito é amplamente usado pelo sistema Jaimini e também é fundamental para outro sistema , conhecido por «Astrologia Nadi».

O arudha ajuda a tornar mais visível, mais evidente, é algo que se adiciona para ajudar a aumentar a visibilidade. Funciona como uma imagem num espelho, por assim dizer. Mostra o lado não visível de alguma coisa, tornando-a capaz de ser apreendida. Deste modo, o arudha das casas do horóscopo mostra a manifestação física dos significados dessas casas, revela o modo como os outros percecionam os significados das várias casas do horóscopo de uma dada pessoa.  Assim, podemos dizer que os arudha se referem às perceções, ao modo como os outros atribuem significado às várias áreas da nossa vida.

Os arudha não são a realidade da nossa vida em termos objetivos, são as imagens que os outros percecionam acerca da nossa realidade. O arudha lagna é um bom exemplo disto: trata-se do arudha da 1ª casa, relacionada com o self. Ora, o modo como uma determinada pessoa se apreende a si mesma pode ser bem diferente do modo como os outros a veem. Tanto num caso como no outro, trata-se de algo subjetivo, embora construído a partir da manifestação física e concreta do nosso ser. Mas cada um perceciona algo diferente a partir do modo como interpreta as manifestações da sua realidade. Mas o arudha também torna visível os significados de cada casa do horóscopo através da sua  manifestação, no plano físico em ações, objetos, etc realizados pelo nativo.

Assim, cada casa do horóscopo possui um «arudha», isto é, aquilo que se manifesta de forma visível para o mundo a partir dos significados de cada casa do horóscopo. Deste modo, se a 3ª casa significa habilidade com as mãos, capacidade  de comunicação , escrita, organização, etc., o arudha da 3ª casa significa os frutos concretos de tudo isso, como por ex., os livros ou outros textos escritos, trabalhos de perícia com as mãos como obras de artesanato, maquinaria, etc., as aulas concretas que a pessoa dá a um conjunto de alunos e que lhes permitem avaliar o que o nativo «sabe», etc etc.

Podemos assim concluir que o arudha de cada casa mostra aquilo que se manifesta no plano físico e exprime neste plano os significados de uma casa particular, como por ex., a 5ª casa significar os filhos. O arudha mostra os filhos do nativo e o modo como estes são percebidos pelos outros.

Como Encontrar o Arudha Pada

Para encontrar o arudha  parte-se do signo que ocupa uma dada casa para a qual se deseja encontra o arudha e vê-se em que signo está colocado. O planeta que rege o signo em causa.  A partir  do signo de colocação deste conta-se, na ordem  normal do Zodíaco (de Carneiro para Peixes) o número de signos entre o signo da colocação do planeta e o signo mais forte que este rege, quando rege dois signos (este é o signo mooltrikona) .  Conta-se depois a partir desse signo esse número encontrado. Por ex., se o planeta que desejamos considerar é Júpiter  e este está colocado no signo Balança, conta-se deste signo até Sagitário, que é o signo mooltrikona de Júpiter. Contamos assim 3 signos. Depois, a partir de Sagitário, voltamos a contar  3 signos e obtemos Aquário , que contém o arudha pada da casa pretendida e  mostra a manifestação física dos seus significados..

Há uma exceção na contagem referida para encontrar o arudha: quando o planeta está colocado no signo que é, ao mesmo tempo, o seu próprio signo, ou está colocado no signo oposto. Estes nunca podem tornar-se arudhas. Assim, quando o signo encontrado é o próprio signo ou o signo oposto,  contam-se 10 signos a partir do signo encontrado na contagem. Por ex.se seguimos o procedimento descrito atrás e chegamos, na contagem do arudha para vénus, ao signo Touro, como este é o signo de Vénus não pode tornar-se o arudha pelo que contamos 10 signos a partir de Touro , chegando a Aquário, que se torna o arudha.

O arudha pada deve ser calculado para todas as casas do horóscopo e não apenas para o Ascendente, recebendo  o nome de arudha padas. Estes são usados em conjunto com os Chara Karakas para se interpretar o horóscopo.

No próximo artigo falaremos dos Arudha padas de todas as casas do horóscopo.

Também Poderá Gostar de Ler

Deixe um Comentário a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.