Conjunção Lua Saturno na 10ª casa Signo Capricórnio

mulher sentada à secretária a trabalhar

Falamos neste artigo dos efeitos gerais da conjunção Lua Saturno na 10ª casa e no signo Capricórnio.

Pode ler um artigo sobre a colocação da Lua na 10ª casa aqui e no signo Capricórnio aqui.

Pode ler um artigo sobre a colocação de Saturno na 10ª casa aqui e no signo Capricórnio aqui.

 A conjunção Lua Saturno  na 10ª casa pode dar bons resultados se ambos os planetas estiverem fortes, na  carreira   em uma grande instituição ou na administração pública, em cargos de responsabilidade política ou social. Mas esta exigirá a aplicação de todo o esforço do nativo para servir a sociedade, podendo levar à redução de praticamente toda a vida pessoal para essa dedicação «à coisa pública».

Estes nativos são motivados para lidar com grandes massas de público e para atingirem um grande número de pessoas com a sua ação.

Mas Saturno nesta casa dá sentimentos ambivalentes: por um lado, dá desejo de alcançar poder sobre a sociedade; mas, por outro, causa receio de não estar à altura, de sofrer o menosprezo ou  a falta de reconhecimento por parte dos outros.  Assim,  é necessário que a Lua seja forte para aumentar o sentimento de segurança e também a imagem pública do nativo pois Saturno  não contribui propriamente para aumentar a popularidade junto das massas de público.

Assim, esta conjunção produz um temperamento disciplinado, austero mesmo, um sentido de responsabilidade e de serviço, de  rigor  que não se submete aos interesses pessoais, estando antes o indivíduo aplicado  no serviço da instituição em que trabalha. Assume, de resto, a postura de identificação com a empresa ou instituição na qual trabalha, o que lhe  vale, em geral, excelente reputação dentro dessa instituição.

Esta conjunção pode dar os melhores resultados quando ocorre nos signos de Vénus, situação na qual o nativo não só pode exercer cargos importantes a nível social e político como também adquire uma excelente imagem e reputação , sendo mais flexível para desenvolver uma mente menos rígida e mais aberta ao espírito de compromisso e das alianças e acordos.

Manter a ordem ,a segurança e a proteção social são objetivos fundamentais para os que têm esta conjunção na 10ª casa e, apesar de nem todos, obviamente, virem a desempenhar altas funções sociais e políticas, mantêm esses valores ao trabalhar numa empresa e ao exercer cargos intermédios em que têm outros trabalhadores a seu cargo, sendo vistos como justos e leais por esses trabalhadores.

De uma forma ou de outra, estas pessoas identificam-se mais com o seu trabalho , carreira ou funções sociais, do que com a vida familiar, que é muitas vezes sacrificada por «falta de tempo» para lhe dar atenção. Estas pessoas nasceram para serem «figuras públicas» e a imagem pública que criam de si mesmas é o que verdadeiramente as define.

Se a Lua tiver o grau inferior na conjunção e estiver bem colocada por signo, estes nativos alcançarão popularidade e respeito por parte do público. Porém, sobretudo se Saturno tiver o grau inferior na conjunção, podem experimentar um período difícil quando têm cargos públicos de grande visibilidade, durante o dasa de Saturno ou dos subperíodos de Saturno no dasa da Lua ou do regente da 10ª casa:

Podem simplesmente «cair da sua posição» e  perder a reputação criada, o que pode levar a problemas com a lei, perda de rendimento, etc. Isto ocorre, é claro, se não tiverem exercido o cargo com total transparência ou se tiverem «karma a vencer» trazido do passado.

Se Saturno estiver em signo inimigo, na 10ª casa, (signo Leão) a sua ação será alvo de grande visibilidade por maus motivos (crime e fraude, motivos éticos e morais, etc.). O karma da colocação de Saturno na 10ª casa parece conter a «queda de posição» após o nativo alcançar notoriedade, por desrespeito das normas morais. Por isso, parece que a única forma de evitar isso é levar uma vida irrepreensível, tanto no plano público como privado. E, quanto maior é a fama e a popularidade, maior é a queda.

Quando a conjunção ocorre no signo Capricórnio, o nativo tem de trabalhar muito e desenvolver esforço persistente para alcançar resultados e algum sucesso. O que quer que faça, isso deve ser feito no respeito pela ordem instituída e das normas sociais. Estas pessoas vivem para o trabalho e são motivadas para trabalhar, identificando a sua identidade com a capacidade de trabalhar.

Mas o trabalho pode ser sentido como um fardo muito pesado se a conjunção cair numa casa dusthana como a 6ª pois, neste caso, ao mesmo tempo que a pessoa sente que é seu dever ser bem organizada e eficiente no que faz, sente que é impossível dar conta do recado, tal o volume de trabalho que recai continuamente sobre si.

A colocação da conjunção numa boa casa torna estas pessoas excelentes na gestão e administração de todo o tipo de recursos. São poupadas nos gastos e podem ter uma vida muito frugal, por vezes chegando ao extremo de comprar tudo o mais barato possível, sem atender à qualidade, pois têm receio de perder a segurança a nível financeiro. Quando trabalham na gestão de uma empresa, não permitem qualquer desperdício, podendo ser vistos como excessivamente forretas pelos trabalhadores.

O respeito pelas normas e pelas regras é uma espécie de dogma intransponível para estas pessoas, que acreditam e praticam o princípio de que a organização de todas as ações através de normas e de contratos assegura a cada um o respeito estrito pelos seus direitos e o cumprimento dos seus deveres. Veem o desrespeito pelas regras e pelas leis como a origem de todos os males. Podem estender a prática de elaborar contratos também à vida pessoal, pois sentem-se mais protegidos desse modo, «sabendo com o que cada um conta».

Isto mata a espontaneidade de qualquer relacionamento mas assegura o formal cumprimento dos direitos e deveres de cada um numa vida estruturada, que é o que desejam para si. O «acaso» e a «impulsividade» não fazem parte do vocabulário destas pessoas, que planeiam tudo antecipadamente.

A conjunção Lua Saturno precisa de estar numa casa favorável para permitir alcançar sucesso na vida e a segurança material de que estas pessoas necessitam. O sucesso será sempre gradual, etapa a etapa e pode ser atrasado mais do que uma vez, apesar de estes nativos serem trabalhadores incansáveis.

O pessimismo acompanha em geral estas pessoas na vida, que parecem sentir o receio de, a qualquer momento, perderem a posição já conquistada. A casa do horóscopo em que calha a conjunção indica a área de vida na qual o nativo terá que fazer um esforço extra para alcançar o sucesso que  deseja e sente merecer.

A colocação de Saturno no próprio signo permite, em geral, alcançar uma posição superior à do ponto de partida, embora através do trabalho e do esforço e de forma lenta.  O desejo de obter uma posição social de relevo dá a estas pessoas o alento para trabalharem até lá chegar. O que é certamente mais fácil, se a conjunção se der numa boa casa.

Também Poderá Gostar de Ler