Glossário Astrológico- Rashi Dasas e Fontes de Influência

tempo dos eventos

Falamos neste artigo do conceito de Rashi dasas e as fontes de influência, que permitem avaliar se os significados de um signo se manifestarão na vida da pessoa.

Os rashi dasas são usados na astrologia de Jaimini e são sinónimos dos Chara Dasas. Como o nome indica, ao invés dos planetas, são os signos que regem, durante um período de tempo.  Para analisar estes períodos é, no entanto, necessário começar por analisar o planeta regente:

-ver onde está colocado, qual o seu estatuto como  karaka funcional  ou chara karaka (qual o ofício» que desempenha no horóscopo- atmakaraka, amatya karaka, etc.),

  • ter em conta se recebe aspetos de outros planetas e, em caso afirmativo, qual é o estatuto karaka funcional destes;
  • ver quais os signos/planetas que recebem aspeto deste signo e o estatuto funcional dos mesmos como karakas.

Todos os assuntos significados pelos elementos referidos estarão em interação dinâmica, tanto positiva como negativa, durante o período dasa do signo.

Na astrologia de Jaimini há muitos dasas dos signos para diversas finalidades: alguns predizem a longevidade, outros predizem  a manifestação de eventos e perdas etc.

Os sistemas de Rashi dasas baseiam-se no movimento aparente do Sol à volta da Terra,  tendo, na opinião dos defensores destes sistema, uma relação imediata com os eventos concretos na vida terrena, ao passo que o sistema  vimsottari dasa , baseado no Nakshatra da Lua, seria mais subjetivo e relacionado com os processos internos.

Não entraremos na disputa destas opiniões, pois o sistema vimsottari dasa, usado em conjunto com a análise dos trânsitos é, em nossa opinião, extremamente eficaz para revelar igualmente a manifestação de eventos concretos.   Deixamos , no entanto, esta pretensão dos defensores do sistema de Jaimini, que afirmam  que os rashi dasas indicam diretamente a manifestação- ou não- de eventos concretos e não devem ser vistos como indicando estados subjetivos internos vividos na relação com os eventos concretos. ( e que eles consideram ser o caso dos dasas no sistema vimsottari).

Para avaliar os resultados dos rashi dashas é, no entanto,  preciso saber  se um determinado signo se manifestará. Para isso vemos quais os signos que recebem aspeto do signo que está ativo no dasa: quando Júpiter, Mercúrio ou o regente de um signo lança aspeto para oi próprio signo, dá poder a esse signo para se manifestar na vida da pessoa. Similarmente, qualquer karaka, cúspide de uma casa ou pada que esteja dentro desse signo tem igualmente poder para se manifestar, com os significados que representa, na vida da pessoa.

Por ex., se Júpiter, Mercúrio ou o regente da 10ª casa, lançam aspeto  para esta, a área de vida representada pela 10ª casa terá forte impacto na carreira , sucesso profissional e status no nativo.  Se Júpiter, Mercúrio ou o regente da 5ª casa estiverem em aspeto com a 5ª casa, então, os assuntos representados por esta terão impacto forte na criatividade, estudos superiores, relação com os filhos e crianças, inteligência, etc. o mesmo sucede em relação a todas as restantes casas. Estas 3 influências sobre um dado signo são aquilo a que se chama as «3 fontes  de influência», segundo Jaimini.

Com base nesta análise das «fontes de influência» pode-se fazer previsões: se o signo Balança está na 7ª casa, no período dasa desse signo, vemos se este recebe aspeto das 3 forças referidas: Mercúrio, Júpiter e o regente do signo que, neste caso é Vénus. Se houver a influência destes fatores, os significados da casa, incluindo o casamento, manifestar-se-ão.

Se houver apenas um dos 3 elementos a influenciar a casa, as probabilidades de manifestação serão mais fracas. O princípio geral é de que quanto mais forem as fontes, mais provável é a manifestação.

Os signos que recebem o aspeto das 3 forças de influência ajudam a perceber como um certo karaka ou planeta se manifestarão na vida da pessoa pois esses karakas exprimem qualidades desse signo.

Quando um signo não é ativado pelas fontes de influência, os seus significados dificilmente se manifestam na vida da pessoa.

Para avaliar completamente a manifestação dos significados de um signo, é preciso ter em conta : os karakas naturais, os chara karakas, a cúspide da casa no signo e o pada no signo. Todos estes conceitos serão explicados na série que estamos a publicar sobre a Astrologia de Jaimini.

Também Poderá Gostar de Ler