Glossário Astrológico- Rashi Distri (Aspetos dos Signos)

(alt=2 ")

Falamos hoje no glossário de um conceito da astrologia de Jaimini, os Rashi distri ou aspetos dos signos.

Apesar de já termos falado deste assunto num artigo introdutório sobre a Astrologia Jaimini pensamos que tem cabimento falar dele aqui no glossário, para esclarecimento rápido dos leitores pois é um conceito que convém conhecer na terminologia astrológica.

Recapitulando o que dissemos antes, na astrologia Jaimini são os signos (e signos inteiros) que lançam aspeto para outros signos e não os planetas (embora estes, quando estão colocados nos signos que recebem aspeto também fiquem por sua vez em aspeto). Outro elemento importante a considerar é que, na carta natal, os aspetos dos signos estão ativos durante toda a vida da pessoa, influenciando os significados das áreas de vida que correspondem aos signos em análise, independentemente dos períodos dasa que ocorrerão ao longo da vida. Esta afirmação significa que, na análise das «promessas natais», deve ter-se em conta os aspetos que existem entre os vários signos antes de começar a efetuar previsões específicas.

Simplificando, são os seguintes os aspetos de cada signo tendo em conta que os signos cardinais lançam aspeto para os signos fixos e os signos fixos lançam aspeto para os signos cardinais, exceto o que  lhe é adjacente, isto é, que está imediatamente antes ou a seguir a si próprio. Quanto aos signos mutáveis, lançam aspeto uns para os outros. Cada signo lança aspeto para 3 outros signos, como mostramos a seguir. Entre parêntesis está o signo que não recebe aspeto:

Carneiro- lança aspeto para Aquário, Leão e Escorpião;(não Touro)

Touro- Lança aspeto para Caranguejo, Balança e Capricórnio; (não Carneiro)

Gémeos: Lança aspeto para Sagitário, Peixes e Virgem;

Caranguejo: Lança aspeto para Escorpião, Aquário e Touro;(não  leão)

Leão: Lança aspeto para Balança, Capricórnio e Carneiro; (não Caranguejo)

Virgem: Lança aspeto para Sagitário, Peixes e Gémeos;

Balança: Lança aspeto para Aquário Touro e Leão;(não Escorpião)

Escorpião: Lança aspeto para Capricórnio, Carneiro e Caranguejo; (não Balança)

Sagitário: Lança aspeto para Peixes Gémeos e Virgem;

Capricórnio: Lança aspeto para Touro Leão e Escorpião; (não Aquário)

Aquário: Lança aspeto para Carneiro, Caranguejo e Balança; (não Capricórnio)

Peixes: Lança aspeto para Gémeos Virgem e Sagitário.

Dito de outra forma, podemos dizer que os signos cardinais lançam aspeto para o 5º, 8º e 11º signos a partir de si próprios; Estão assim em aspeto com os signos que ficam a 120º, 210 º e 300º em relação a si próprios;

Os signos mutáveis lançam aspeto para o 4º 7º e 10º signos a partir de si próprios. Formam deste modo aspeto com os signos situados a 90º, 180º e 270º e relação a si próprios.

Os signos fixos lançam aspeto para o 3º, 6º e 9º signos a partir de si mesmos. Estão, deste modo, em aspeto com os signos situados a 60º, 150º e 240º em relação a si próprios.

Os planetas não lançam aspetos, no sistema Jaimini, são os signos que lançam aspeto. Porém, um planeta colocado num signo lança aspeto para outros planetas  que estão colocados nos signos que recebem o aspeto e para esses signos.  Deste modo, vejamos o seguinte exemplo: o sol  está colocado no signo Sagitário, este lança aspeto para o signo Peixes, que contém Marte e, por essa razão, também o sol está em aspeto com o signo Peixes e o planeta Marte. Por sua vez, estes planetas têm funções diversas como karakas e a interpretação dos aspetos terá em conta os papéis que os planetas colocados nos signos desempenham e que formam os yogas no sistema Jaimini.

Mas dessa matéria falaremos em outra ocasião.

Também Poderá Gostar de Ler