Determinar a Carreira com o Sistema Jaimini

trabalho  no escritório

Neste artigo ajudamos a compreender como determinar a carreira na Astrologia Jaimini  bem como  avaliar o  potencial de sucesso e reputação nessa área de vida.

A interpretação das áreas e vida no sistema Jaimini faz uso, não apenas dos karakas, como também dá bastante relevo à carta divisional D-9 Navamsha. Para determinar a carreira é costume construir uma carta adicional tomando como Ascendente o Karakamsha e, com base no signo em que este «cai», colocam-se  a seguir os restantes planetas da carta natal vendo- se em que casa estes ficam situados em relação ao karakamsha.

Outro elemento adicional importante é ver onde fica situado o planeta Amatya Karaka, que ajuda compreender os reais interesses da pessoa em relação à profissão. A 5ª casa a partir do Karakamsha, associada com os talentos naturais ou criatividade, competências, inteligência, é também consultada.

Como referido em outro artigo, o karakamsha é o signo no qual se encontra colocado, na divisional navamsha, o planeta Atmakaraka (este é o planeta que está colocado no grau mais alto na carta natal).

Este signo é considerado  o karakamsha lagna (Ascendente Karakamsha). Com este Ascendente especial pode desenhar-se uma carta que é a carta karakamsha. Considerando o signo em que o karakamsha está colocado como Ascendente, todos os planetas natais ficarão colocados em diferentes casas, quando comparados com o Ascendente da carta radix.

Segundo alguns astrólogos (nem todos defendem este passo), o passo seguinte é ver, na nova carta natal,  em que casa cai o planeta Atmakaraka. Essa casa significa o tipo de profissão com a qual o nativo tem afinidade, revela a sua vocação. A 5ª casa na carta karakamsha, por sua vez, como referido atrás, indica as competências necessárias para levar a cabo essa profissão.

Outros astrólogos fazem uma análise um pouco diferente para determinar a carreira no sistema Jaimini: em primeiro lugar, analisam a 10ª casa a partir da posição do  karakamsha. Se não houver planetas colocados no signo em que o karakamsha está colocado nem na 10ª casa a partir dele, o planeta que rege a 10ª casa a partir do karakamsha  é escolhido para avaliar os aspetos da carreira.

É igualmente considerado o navamsha  no qual o karakamsha está colocado na carta natal. Nós preferimos a análise anterior, o que acompanha as referências de alguns dos mais eminentes estudiosos e praticantes do sistema Jaimini.

Profissões Significadas pelos Planetas Atmakaraka

Para interpretar os efeitos dos planetas colocados nas casas e a sua relação com as profissões, deve usar-se o significado desses planetas  e das casas (por ex. , planetas colocados na 9ª e 12ª cas indicam profissões em que as viagens e relações com países estrangeiros são importantes). A título de exemplo, deixam-se alguns significados:

Lua Brilhante – política, trabalho na administração pública e instituições governamentais.

Marte- negócios de produtos químicos, metalurgia, profissões que usam o Fogo, trabalhador fabril.

Mercúrio- Atividade artística, escultura, negócio de roupa.

Júpiter- profissão académica especialmente associada à filosofia ou religião.

Vénus- escritor, autor. Funcionário governamental, política.

Saturno- negócios.

Rahu-negócio de armas, fabrico de máquinas, profissão na área da saúde.

Associações entre os Planetas e a Profissão

Se o Sol e Rahu, sendo um deles o Atmakaraka, estão associados na carta natal, a pessoa pode optar por uma carreira médica.

Se o Sol e Vénus estão em aspeto com o karakamsha na carta natal, o nativo será um embaixador.

Se o Sol está colocado na 10ª casa  e recebe o aspeto de Júpiter, o nativo pode gerir uma quinta   que fornece  produtos diários ou dedicar-se à reprodução animal.

Se algum planeta maléfico- Marte, Saturno, Sol, Rahu , Ketu , Lua minguante- estiver colocado na 3ª ou 6ª casa a partir do karakamsha  e Mercúrio tiver alguma associação com um deles, o nativo terá interesse pela agricultura ou jardinagem.

Se Júpiter estiver colocado na 9ª casa a partir do karakamsha, o nativo ganhará muito dinheiro no negócio de venda de propriedades.

Se a Lua está colocada no karamakmsha  e receber o aspeto de Vénus, o nativo estará ligado a atividades de química e farmácia.

Se a Lua está colocada no karakamsha e recebe o aspeto de Mercúrio, o nativo terá interesse pela área da medicina.

Se Saturno está colocado na 4ª casa a partir do karakamsha, o nativo terá um negócio de armas ou uma carreira militar.

Se Rahu está colocado no karakamsha, o nativo trabalha na atividade mineira ou no fabrico de máquinas.

Se o Sol e Marte estiverem colocados na 4ª casa a partir do karakamsha, o nativo trabalhará com armas, sendo estas a sua fonte de rendimento.

Se a Lua e Júpiter estiverem colocados na 5ª casa a partir do karakamsa, o nativo trabalha em jornalismo. Pode tornar-se um escritor, jornalista ou editor  de sucesso.

Se Vénus estiver só no karakamsha ou na 5ª casa a partir do karakamsha, o nativo será um escritor ou poeta de sucesso.

As associações referidas são meramente indicativas, o horóscopo deverá ser analisado como um todo, vendo-se a força dos planetas e das configurações (yogas) antes de ajuizar.

Também Poderá Gostar de Ler