Determinar a Sequência e Duração dos Períodos  Dasa Chara 

(alt=" ")

Explicamos neste artigo  a abordagem tradicional para encontrar a sequência dos signos no  dasa chara para cada signo Ascendente e a duração dos períodos.

Como referido em outros artigos, enquanto , no sistema de Parashara, se usam os Nakshatras e os planetas para os períodos dasa, no sistema de Jaimini tanto os períodos maiores como os subperíodos, são períodos dos signos.

Outro aspeto importante a considerar é que a ordem dos signos não é igual para todos, havendo seis signos que se movem no sentido normal do Zodíaco (sentido horário)  e outros seis que se movem em sentido contrário (anti-horário).

O primeiro período chara  dasa começa pelo signo que ocupa o Ascendente. Mas a sequência dos signos, devido ao fator referido no parágrafo anterior tem de ser vista caso a caso. Apresentamos a seguir a sequência completa dos signos no período Chara dasa para cada signo Ascendente:

Ordem dos signos no Chara Dasa por signo Ascendente

Ascendente Carneiro: Carneiro, Touro, Gémeos, Caranguejo. Leão, Virgem, Balança, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário, Peixes.

Ascendente Touro: Touro, Carneiro, Peixes, Aquário, Capricórnio, Sagitário. Escorpião, Balança, Virgem, Leão, Caranguejo, Gémeos.

Ascendente Gémeos:  Gémeos, Touro, Carneiro, Peixes, Aquário, Capricórnio, Sagitário. Escorpião, Balança, Virgem, Leão, caranguejo.

Ascendente Caranguejo:  Caranguejo. Gémeos, Touro, Carneiro, Peixes, Aquário. Capricórnio, Sagitário. Escorpião, Balança, virgem, Leão.

Ascendente Leão: Leão, Virgem, Balança, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário, Peixes, Carneiro. Touro, Gémeos, Caranguejo.

Ascendente Virgem:  Virgem, Balança, Escorpião, Sagitário. Capricórnio, Aquário, Peixes, Carneiro. Touro, Gémeos, Caranguejo, Leão.

Ascendente Balança:  Balança, Escorpião, Sagitário. Capricórnio. Aquário, Peixes, Carneiro, Touro, Gémeos. Caranguejo, Leão, virgem.

Ascendente Escorpião: Escorpião, Balança, Virgem, Leão, Caranguejo, Gémeos, Touro, Carneiro, Peixes, Aquário, Capricórnio. Sagitário.

Ascendente Sagitário:  Sagitário, Escorpião, Balança, Virgem, Leão, Caranguejo, Gémeos. Touro, Carneiro, Peixes, Aquário. Capricórnio.

Ascendente Capricórnio:  Capricórnio, Sagitário, Escorpião, Balança, Virgem, Leão, Caranguejo, gémeos. Touro, Carneiro, Peixes, Aquário.

Ascendente Aquário: Aquário, Peixes, Carneiro, Touro, Gémeos, Caranguejo, Leão, virgem, Balança, Escorpião, Capricórnio.

Ascendente Peixes:   Peixes, Carneiro, touro, Gémeos, Caranguejo, Leão, virgem, Balança, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário.

Para determinar os subperíodos dos signos, segue-se a mesma ordem para cada período dasa, exceto que o subperíodo do signo ativo no período vem em último lugar. Assim, por ex., os subperíodos do período dasa de Carneiro têm a seguinte ordem: Touro, Gémeos. Caranguejo, Leão, Virgem, Balança, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário, Peixes, Carneiro. E do mesmo modo para os restantes Ascendentes.

A duração de cada período dasa faz-se do seguinte modo:

Duração do Chara Dasa

A duração dos períodos Chara dasa depende da distância, em número de casas/signos, do signo ativo no dasa até ao regente do signo. Porém, essa contagem também pode fazer-se em sentido horário ou em sentido contrário (para trás) como segue:

Signo Carneiro: conta-se para a frente o nº de signos até á posição de Marte e subtrai-se 1;

Signo Touro: Conta-se para a frente até à posição de vénus e subtrai-se 1.

Signo Gémeos: Conta-se para a frente até à posição de Mercúrio e subtrai-se 1;

Signo Caranguejo: conta-se para trás até à posição da Lua e subtrai-se 1;

Signo Leão: conta-se para trás até à posição do Sol e subtrai-se 1;

Signo Virgem: conta-se para trás até à posição de Mercúrio e subtrai-se 1;

Signo Balança: conta-se para a frente até à posição de Vénus e subtrai-se 1;

Signo Escorpião: conta-se para a frente até à posição de Marte (ou Ketu) e subtrai-se 1. Nota. Ketu é co-regente de Escorpião por isso tem-se em conta a seguinte regra: se Marte estiver colocado no signo Escorpião e Ketu não, conta-se desde Escorpião até à posição de Ketu;

Inversamente, se Ketu está colocado no signo Escorpião e Marte não, conta-se desde o signo Escorpião até à posição de Marte. Se ambos estão em signos diferentes, para saber qual determina o nº de anos do dasa escolhe-se o que está colocado no grau mais elevado;

Se estiverem ambos no mesmo grau, escolhe-se o que tem mais minutos; Se ambos estiverem colocados no signo Escorpião, ambos são considerados, dando-se 12 anos ao período sem subtrações.

Signo Sagitário: conta-se para a frente até à posição de Júpiter e subtrai-se 1.

Signo Capricórnio: conta-se para trás até à posição de Saturno e subtrai-se 1

Signo Aquário: conta-se para trás até à posição de Saturno (ou Rahu) e subtrai-se 1. Nota- Rahu é co-regente de Aquário por isso aplica-se a seguinte regra: Se Saturno está colocado no signo Aquário, conta-se desde Aquário até à posição de Rahu.

Se este estiver colocado no signo Aquário e Saturno não, então conta-se de Aquário até Saturno e subtrai-se 1. Se ambos estão em signos diferentes, para saber qual determina o nº de anos do dasa, escolhe-se o que está colocado no grau mais elevado;

Se estiverem ambos no mesmo grau, escolhe-se o que tem mais minutos. Se ambos estiverem colocados no signo Aquário, ambos são considerados, dando-se 12 anos ao período sem subtrações.

Signo Peixes: conta-se para trás até à posição de Júpiter e subtrai-se 1.

Deste modo, se o regente do signo está colocado na 5ª casa a partir do signo ativo no dasa, subtrai-se 1 e fica-se com o período do signo que são 4 anos. Cada signo de distância  equivale, deste modo, a 1 ano;

Se o regente do signo está colocado no próprio signo que está ativo no dasa, então o período terá 12 anos sem subtrações.

Para o caso especial de Escorpião e Aquário, com dois regentes, quando ambos estão colocados em signos diferentes e nenhum deles é o próprio signo, segundo K N Rao deverá usar-se o mais forte para determinar a duração do período (em vez de usar simplesmente o que tem o grau mais elevado do signo).

Determinação da duração dos Sub Períodos

Cada subperíodo tem a mesma duração proporcional dos períodos maiores do signo, transformando-se os anos em meses:

num período de 12 anos, cada subperíodo te a duração de 12 meses e cada sub-sub-período tem a duração de um mês (30 dias);

num período de 11 anos, cada subperíodo tem a duração de 11 meses e o sub-sub-período tem a duração de 27 dias e 12 horas.

Num período de 10 anos, o subperíodo tem a duração de 10 meses e o sub-subperíodo tem a duração de 25 dias.

Num período de 9 meses o subperíodo tem a duração de 9 meses  e o sub-subperíodo tem a duração de 22 dias e 12 horas.

Num período de 8 anos o subperíodo tem a duração de 8 meses e o sub-subperíodo tem a duração de 20 dias.

Num período de 7 anos o subperíodo tem a duração de 7 meses e o sub-subperíodo tem a duração de 17 dias e 12 horas.

Num período de 6 anos o subperíodo tem a duração de 6 meses e o sub-subpériodo tem a duração de 15 dias.

Num período de 5 anos o subperíodo tem a duração de 5 meses e o sub-subperíodo tem a duração de 12 dias e 12 horas.

Num período de 4 anos o subperíodo tem a duração de 4 meses e o sub-subperíodo tem a duração de 10 dias.

Num período de 3 anos o subperíodo tem a duração de 3 meses e o sub-subperíodo tem a duração de 7 dias e 12 horas.

Num período de 2 anos o subperíodo tem a duração de 2 meses e o sub-subperíodo tem a duração de 5 dias.

Num período de 1 ano o subperíodo tem a duração de 1 mês e o sub-subperíodo tem a duração de 2 dias e 12 horas.

No próximo artigo falaremos de outra forma de calcular os períodos Chara dasa e indicamos sugestões de interpretação.

Também Poderá Gostar de Ler