Preparar o Horóscopo com o Sistema Jaimini 1

(alt=" ")

Neste artigo mostramos como iniciar a preparação do horóscopo, segundo a perspetiva do eminente astrólogo K. N. Rao.

Apesar da sua antiguidade e da referência clara aos conceitos usados por este sistema na obra magistral de Parashara, Hora Sastra,  pouco se escreveu de forma clara acerca do modo como tais conceitos deveriam ser usados.

Neste artigo seguimos a abordagem de  K. N. Rao, que estudou com seriedade muitos textos acerca do sistema astrológico de Jaimini. As fontes principais deste estudo são, claro, os capítulos da obra de Parashara Hora Sastra e os Jaimini Sutras, que não são uma obra sistemática mas uma espécie de notas escritas em verso.

Como K. N. Rao refere, Parashara deixa claro, naquela obra, quando devem ser escolhidos 7 ou 8 karakas. Falamos desta matéria em outro artigo, explicando em que circunstâncias 7 ou 8 karakas deverão ser escolhidos.

Acerca do modo como os karakas deverão ser usados para a análise astrológica concreta, os autores mais eminentes do passado deixaram uma página em branco. Uma das  propostas mais fiáveis que temos vem do autor que estamos a seguir, K. N. Rao, que, por sua vez, usou várias traduções dos textos antigos, escritos em sânscrito e traduzidos por especialistas nesta língua antiga.

Tal como Rao refere, no entanto, os tradutores são especialistas na  língua mas não são astrólogos e isso pode tornar difíceis algumas traduções, razão pela qual não é fácil estudar este sistema, cujos textos originais têm muitas vezes tradução obscura.

Vejamos então em que consiste a sua proposta, que assenta numa experiência prática deste sistema de mais de 30 anos:

  1. N. Rao começa por fazer corresponder os chara karakas do sistema Jaimini aos significados das casas segundo Parashara. Assim, temos:
  • O Atmakaraka corresponde á 1ª casa do horóscopo e o seu regente, que representam o self;
  • O Bhatrikaraka corresponde à 3ª casa e seu regente que representa os irmãos;
  • O matrikaraka corresponde à 4ª casa e seu regente que representa a mãe;
  • O Putrakaraka corresponde à 5ª casa e seu regente que representa filhos, educação, etc.
  • O Gnathikaraka corresponde á 6ª casa e seu regente que representa doença, inimigos, etc.
  • O Darakaraka corresponde à 7ª casa e seu regente que representa o cônjuge.

Para representar o pai, k.N. Rao usa um karaka fixo ( sthira)  tradicional, o Sol, em conjunto com o Bhatrikaraka, que representa deste modo, o pai e os irmãos;

O Amatyakaraka, considerado, no sistema Jaimini como «o minstro», alguém com grande importância, é visto por K. N. Rao como símbolo da própria importância que o nativo adquire na sociedade e torna-se vital para analisar a carreira.

Este investigador afirma que nas décadas da sua  experiência no uso deste sistema, tornou-se claro como o amatyakaraka é um fator chave para compreender a carreira que é o fator, que, nos dias de hoje, melhor ajuda a compreender a «importância» social de alguém.

O uso do Chara Dasa de Jaimini em conjunto com  o vimsottari dasa tem sido defendido por muitos autores e astrólogos da Jyotish. K. N. Rao tem a mesma opinião. O autor afirma ter conseguido efetuar previsões corretas usando os 7  chara karakas do sistema Jaimini e o Chara dasa, mesmo quando a hora de nascimento era vaga.

Ora, o sistema vimsotarri dasa exige um tempo correto de nascimento para ser eficaz e isso torna impossível uma leitura astrológica útil para as pessoas que têm apenas indicações vagas da hora de nascimento.

Nos casos em que a hora de nascimento está correta, o autor propõe o uso das cartas divisionais e do sistema vimsottari dasa em conjunto com  o Chara dasa.

Procedimentos para Preparar o Horóscopo

Anotar todos os chara karakas;

Encontrar o Karakamsa e marcar no horóscopo o signo a que corresponde (e que funciona como uma Ascendente) no horóscopo bem como o Atmakarak

Marcar no horóscopo o putrakaraka.

Marcar o dara karaka no horóscopo e na navamsa.

Marcar o upapada no horóscopo.

Calcular os Chara Dasas.

Note que hoje em dia estes cálculos são feitos sem dificuldade pelos vários programas de astrologia Jyotish, incluindo o gratuito Jaganatha hora.

O uso do karakamsa pode originar uma carta autónoma, quando todos os karakas são usados na navamsa. Essa carta tem o nome de Swamsha. Adicionalmente, deve colocar-se o karakamsa na carta radix e ver, partindo deste, como Ascendente, onde ficam recolocados os restantes planetas.

O uso combinado da Swamsha e do karakamsa na carta natal permite a obtenção de muitos insights que não são visíveis de outro modo, segundo Rao. Esta técnica é usada por muitos astrólogos do norte da Índia.

Também Poderá Gostar de Ler

Deixe um Comentário a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.