Conjunção Lua Mercúrio

Jovem comunicando com tablet

Neste artigo falamos dos efeitos gerais da conjunção Lua Mercúrio.

A relação entre a Lua e Mercúrio tem natureza mista: enquanto a Lua é amiga de Mercúrio, este é seu inimigo. Isto faz com que haja algumas dificuldades na comunicação, nem sempre confortável, quando estas energias estão em conjunção.

Porém, em termos gerais, a conjunção é considerada neutra, nem positiva nem negativa, podendo isto alterar-se de acordo com a casa e o signo em que cai.

A Lua adiciona fatores de afetividade ao estilo de comunicar, quando está em conjunção com Mercúrio. Se Mercúrio estiver fraco, a conjunção pode indicar um excesso de verbalização emocional, dificuldade em pensar de forma clara, excesso de gesticulação, etc.

Se Mercúrio estiver forte, a associação com a Lua gera capacidades intuitivas que facilitam e humanizam o pensamento.

De modo geral, esta conjunção produz um estilo de discurso emocional, despido da clareza habitual de Mercúrio e muitas vezes indeciso, sensível mas nem sempre conseguindo ser explicativo ou capaz de apresentar «razões», pelo que nem sempre a comunicação é fácil para estas pessoas.

Se a Lua for forte, isto pode ser compensado por uma boa intuição, pelo menos nas conversações e interações em geral mas pode ser insuficiente para lidar com necessidades mais claras e organizadas de discurso.

A expressão destas pessoas pode ser bastante dramática, por vezes poética, baseando-se mais no som das palavras do que no seu significado. Mas o efeito da conjunção é inseparável do dispositor do signo em que esta se encontra pois tanto Mercúrio como a Lua assumem as características dos planetas com que estão em aspeto e, neste caso, este controla em boa parte os efeitos da conjunção.

Analisar a relação com o regente do signo (amizade, inimizade neutra) em que se dá a conjunção é, deste modo, um elemento fundamental.

As pessoas com a Lua em conjunção com Mercúrio sentem segurança através da atividade de pensar, da aprendizagem e da atividade discursiva capaz de analisar, discriminar mentalmente, conceptualizar.

Estas duas energias juntas tornam as emoções mais intelectuais e os pensamentos mais emocionais e estes nativos podem ser rápidos no pensar mas, infelizmente, tendem igualmente a saltar impulsivamente para as conclusões sem prosseguir todos os passos do pensamento, o que pode conduzir a conclusões erradas.

Se a Lua é forte, percebem também rapidamente de forma intuitiva que «deram um salto maior» do que o que era permitido pelas premissas e corrigem isso pelo que, se tanto Mercúrio como a Lua forem igualmente fortes, não deverá haver problemas na comunicação nem na expressão pessoal.

Estes nativos são muito sensíveis ao modo como os outros respondem ao seu discurso e conseguem ajustar-se emocionalmente de modo a comunicar melhor  mas é preciso que a Lua e Mercúrio estejam fortes, preferencialmente recebendo o aspeto de algum planeta benéfico.

Se estiverem fracos, por exemplo por receberem o aspeto de planetas maléficos, tendem a ser hipersensíveis, reagindo  de forma brusca e impulsiva perante as críticas dos outros.

Quando a Lua e Mercúrio estão bem colocados, a pessoa tem excelente sentido de humor, inteligência e capacidade para envolver o público, podendo mesmo ser um bom entertainer. Tem igualmente uma boa imaginação e pode ter sucesso numa carreira ligada à escrita, de ficção e também de poesia.

Uma outra área  na qual podem ter sucesso é na gestão de um negócios de vendas, mas também na área da matemática, da investigação (quando os planetas estão bem colocados).

Quando a Lua e Mercúrio são fortes  estas pessoas são capazes de analisar o que sentem e precisam de ter essa compreensão acerca de si próprias. Precisam de racionalizar constantemente o que sentem, analisando e criticando internamente.

Quando a Lua tem o grau inferior, a Lua controla a conjunção e torna a conversação muito emocional, o nativo conecta-se facilmente com os outros e consegue criar empatia e proximidade com os outros.

A sua mente aborda as coisas de forma emocional. Pode ser um  bom ator. É também muito sensível afetivamente e pode ficar muito magoado quando os outros não respondem às suas necessidades emocionais. Envolve-se emocionalmente através do discurso.

Quando Mercúrio tem o controlo da conjunção a mente racional está sempre presente. Estas pessoas experimentam as emoções através do discurso  e através da capacidade para produzir algum texto significativo, para pensar corretamente de forma lógica. Sentem através do que pensam e dizem.

Quando a conjunção Lua Mercúrio se dá numa casa kendra ou trikona dá em geral bons resultados. Quando se dá num dos signos de Mercúrio- Gémeos ou Virgem- a pessoa pode ser intelectualmente brilhante, com um pensamento muito rápido e impecável do ponto de vista lógico..

Os nativos serão igualmente rápidos a aprender, compreendendo e raciocinando mais depressa do que a maioria, o que pode dificultar o seguimento de uma conversa por parte dos outros, que não têm a mesma rapidez de pensamento.

Quando a Lua também está bem colocada e sem aflições, estes nativos gostam de crianças, dão-se bem a comunicar com crianças e podem ser excelentes na área da educação dos mais novos ou da escrita para crianças, tanto pedagógica como de ficção.

São igualmente bons pais e mães e trabalham muito bem com pequenos grupos, sabendo como motivá-los  e como facilitar as aprendizagens. Podem alcançar bons resultados em qualquer área da comunicação e da educação.

Mas, quando a Lua e Mercúrio estão fracos, a conjunção pode produzir uma pessoa que é pouco estimada pelos outros: revela imaturidade, impulsividade  e precipitação, pode ter explosões agressivas perante solicitações dos outros, revela pouca disponibilidade para  avaliar as suas próprias decisões, tem dificuldade em compreender a visão global dos acontecimentos, exprime ansiedade, toma decisões por impulso, etc.

Assim, quando está em conjunção com Mercúrio no seu signo de debilitação-  Escorpião-  a Lua pode dar origem a uma personalidade que passa por constantes crises emocionais.

Nos signos de Saturno, Capricórnio e Aquário,  esta conjunção mostra que os nativos se  submetem às normas e adotam um perfil discreto e pouco expansivo, comportando-se de acordo com as convenções.

Esta conjunção nos signos de JúpiterSagitário e Peixes pode revelar uma pessoa entusiasta e muito comunicativa  e o mesmo acontece se a conjunção se dá no signo Leão ou Caranguejo, mas nem sempre.

A menos que a Lua esteja forte, têm fraca capacidade prática para ajustar o pensamento à realidade, podendo ser irrealistas nas conclusões ou demasiado otimistas.

Também Poderá Gostar de Ler

One Thought to “Conjunção Lua Mercúrio”

  1. JEFF The GREATEST

    Obrigado por essa série de conjunções planetárias! Isso é algo tão recorrente nas cartas natais que se torna um assunto muito buscado por nós que apreciamos essa sagrada ciência. Já li todas do Sol e agora as da Lua e está sendo tão prazeroso acompanhar cada artigo!

Comments are closed.