Glossário Astrológico- Dasha Pravesh e Sandhi Pravesh

(alt=" ")

Os conceitos que explicamos hoje têm relação com o conceito de Ayanamsa , podendo variar de acordo com o Ayanamsa usado- Falámos recentemente de um deles, o Pushya Ayanamsa e também em outro artigo referimos o Ayanamsa mais usado, de Lahiri,  que é conhecido como Chitra Paksha. No artigo de hoje vamos mais explicitamente falar do Dasha Pravesh e do Sandhi Pravesh.

Não vamos entrar em  discussão sobre o ayanamsa, questão mais técnica do que astrológica, embora seja importante que todos os estudantes de astrologia tenham noção dos princípios usados para fazer os cálculos  que servirão de base para as previsões astrológicas.

Estudar estas questões é, deste modo, importante para que a prática astrológica não se faça de modo cego pois uma diferença de ayanamsa significa diferentes posições do Ascendente, dos planetas, das configurações gerais do horóscopo.

Este conceito tem também relação íntima com a Sudarshan Chakra.

Agora a razão pela qual é importante fazer referência ao Ayanamsa quando falamos do Dasha Pravesh e do Sandhi pravesh é que estes conceitos significam, respetivamente, o início de um período dasha e o seu final. O dasha Sandhi também é designado chidradasha.

O dasha pravesh  é uma técnica astrológica de análise para analisar os efeitos de um dado período dasa .

Para efetuar previsões para todo o período dasa, tem-se em conta o  exato início em que começa o período dasha de  um planeta e a casa de colocação do planeta no início do dasa , por trânsito.

Têm-se ainda em conta   as casas que o planeta vai afetar  durante o seu dasa: estas serão as casas que rege no horoscopo e aquela em que  o planeta está colocado no momento do nascimento. Considera-se também  o Nkashatra de colocação do planeta no momento de nascimento e quaisquer planetas que estejam colocados nos Nakshatras que esse planeta rege.

Durante o período dasa, o planeta ativo ativará todas as casas que tenham a regência dos planetas referidos no parágrafo anterior.

A importância do conceito de dasha pravesh é que acrescenta, aos resultados referidos nos dois parágrafos anteriores, um outro,  o da casa pela qual transita o planeta ativo no dasha, no exato momento em que este começa.

Assim, se a Lua é o planeta ativo no dasha que vai começar e, no exato instante desse começo, se encontra a transitar pela 8ª casa, isso significa que, ao longo dos dez anos de duração do dasha da Lua, ela dará também efeitos de 8ª casa.

Este conceito explica, por ex., porque é que uma pessoa que tem a Lua dignificada no horóscopo e também  regente de  uma casa benéfica, pode, durante o período dasa da Lua, enfrentar situações  traumáticas, acidentes e cirurgias, etc.

O dasha pravesh é, por isso, uma técnica que ajuda a afinar as previsões sobre os resultados de um determinado período dasha pois o planeta ativo no dasha inicia a sua ação na vida do nativo através dos significados da casa onde está colocado por trânsito no momento exato do início do período.

Para calcular o dasha pravesh, faz-se o seguinte:

Para o dia em que se inicia o novo período dasha, calcula-se ,com a ajuda das efemérides, o momento, nesse dia, em que o Ascendente, no local em que se encontra, atinge o mesmo grau e signo do nascimento (ao longo de um dia, todos os signos se erguem no horizonte).

A seguir , para esse momento em que o Ascendente está novamente no mesmo grau e signo do Ascendente, vê-se a casa na qual o planeta que estará ativo no trânsito está colocado. E isso significa que os significados dessa casa estarão muito vivos ao longo do período.

Adicionalmente, devem ver-se os aspetos  de planetas associados com o planeta no dasha. Se houver conjunções ou outros aspetos de planetas com o regente do dasha, estes também  influenciam os efeitos do período dasha, tanto positiva como negativamente, conforme a sua natureza.

Estes aspetos ajudam a compreender melhor os efeitos expectáveis do período e devem ser considerados.

Sandhi Dasha

Quanto ao Sandhi dasha, este refere-se ao período final do dasha, quando está ativo o último antardasa do período.  Trata-se do fechar de todo o ciclo, de trazer a libertação interior em relação a todas as matérias significadas pelo planeta no horóscopo, atendendo aos aspetos referidos atrás.

Do ponto de vista do desenvolvimento interno, trata-se de perdoar- a si e aos outros- tudo o que está relacionado com esse planeta, para poder libertar-se do karma associado  e poder começar o novo período dasha que se seguirá, com a alma mais leve e aberta a novas experiências.

Este processo de corte e separação com os assuntos representados pelo período dasha que está a terminar é, obviamente, influenciado pela relação que o planeta regente do antardasa tem com o planeta regente do dasha e será tanto mais fácil quanto mais harmoniosas entre si forem essas energias.

Cada planeta tem o seu modo de efetuar a separação e perdão, durante o último antardasa  do período dasha, mas isso é tema para outro artigo .

O dasha pravesh e o sandhi pravesh são , deste modo, auxiliares importantes  na interpretação e compreensão do período dasa.

Também Poderá Gostar de Ler

Deixe um Comentário a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.