Glossário Astrológico- Sudarshan Chakra e Relacionamentos

parceiros românticos

Neste artigo,  apenas fazemos referência ao uso da Sudarshan Chakra  para exemplificar o uso da Sudarshan chakra e Relacionamentos.

O formato desta carta é diferente do habitual na astrologia Jyotish pois é composto por dois círculos concêntricos mas no qual temos os dados de um parceiro dentro do 1º círculo e os dados do outro parceiro são colocados no círculo exterior.

Este formato auxilia, verdadeiramente, a visibilidade , dando um uso interessante da sudarshan chakra na análise dos relacionamentos.

O signo Ascendente de ambos é colocado no mesmo sítio, no topo das duas cartas.

Assim, a Sudarshan Chakra permite ver em que casas do horóscopo do outro caem os planetas de cada um. Facilmente se vê quais são as casas do horóscopo de um que são maioritariamente ativadas pelos planetas do outro.

Em cada uma das cartas natais existem casa vazias e outras mais ou menos ocupadas. Quando usamos a Sudarshan chakra podemos ver de forma imediata quais são as áreas de vida enfatizadas pelos planetas de cada um e retirar daí conclusões:

Por ex., uma pessoa com Ascendente Caranguejo tem o signo Sagitário na 6ª casa. Esta pessoa, na família, entre os amigos ou no trabalho lida constantemente com alguém cujo Ascendente é Sagitário. Ora, esta pessoa tem Marte , Júpiter e Saturno na 1ª casa.

Estes planetas vão ativar a 6ª casa da pessoa com Ascendente Caranguejo. A 6ª casa é uma casa de serviço mas também de servidão e exploração. Júpiter e Saturno podem ativar o sentido de serviço altruísta desta pessoa e também dar-lhe o exemplo de alguém capaz de  trabalhar o que for necessário  para levar a cabo algum propósito.

Porém, também contém Marte que, embora esteja bem colocado no signo Sagitário, está conjunto com Saturno, de modo que conflitos, argumentos, discussões constantes, situações causadoras de frustração podem ocorrer entre estas pessoas.

Um sentido de «fardo» sobre a pessoa de Ascendente Caranguejo pode igualmente ocorrer, ou o sentimento de que a pessoa de Sagitário tem regras demasiado restritivas, é demasiado «séria» e pouco flexível, etc. em ambiente doméstico ou no trabalho estas pessoas podem divergir continuamente.

Uma relação entre as duas pessoas com base na ajuda financeira pode igualmente ocorrer, tendo  fundamentos karmicos: a pessoa com Ascendente Sagitário ativa o karma da pessoa com Ascendente Caranguejo e isso pode ser desagradável para esta, que pode sentir que há demasiadas obrigações em relação à pessoa de Sagitário e pode querer sair desse tipo de relação devido a senti-la  demasiado pesada.

Pode haver igualmente o sentimento  na pessoa de Ascendente Caranguejo de que, faça o que fizer, estará sempre «em dívida» para com a pessoa de Sagitário. É um padrão complexo com muitos possíveis níveis de leitura, tendo em conta a totalidade do mapa de ambas as pessoas.

No mapa presente  dois planetas maléficos caem na 6ª casa da pessoa com Ascendente Caranguejo. Mas, sendo esta uma casa upachaya, uma casa de crescimento, na qual os planetas maléficos dão bons resultados, na verdade a relação entre estas pessoas pode ser bastante estimulante e ajudar a dimensão do trabalho e do serviço desta pessoa, estimulando o seu sucesso ao longo do tempo.

O Marte da pessoa de Sagitário na 6ª casa da pessoa de Caranguejo é igualmente um estímulo para vencer as dificuldades, os oponentes, etc.

Note-se que  as casas ativadas no mapa de um dos parceiros pelos planetas do outro podem ser diferentes em ambos os casos, pelo que a relação pode ser vivida por cada uma das pessoas de modos bem diferentes:

No exemplo referido, a pessoa de Ascendente Caranguejo tem o Sol, Vénus e Mercúrio colocados na segunda casa da pessoa com Ascendente Sagitário. Ora, isso significa que a pessoa de Ascendente Sagitário é estimulada de forma muito evidente, a desenvolver recursos de todos os tipos, materiais e intelectuais, pela pessoa de Ascendente Caranguejo.

Esta pessoa é estimulada intelectualmente para desenvolver conhecimentos e recursos pela pessoa de Ascendente Caranguejo e também pode encontrar «virtudes» na acumulação de riqueza, objetos artísticos, etc.

A pessoa com Ascendente Caranguejo é, na verdade, uma inspiração  para a pessoa de Sagitário, para o desenvolvimento intelectual e para  a acumulação de conhecimentos, competências e recursos. Também pode beneficiar dos recursos da pessoa de Sagitário.

A natureza dos planetas que ativam a casa do horóscopo do parceiro deve ser tida em conta: planetas benéficos ajudam  o outro a desenvolver os aspetos positivos significados pela casa, quando esta é benéfica funcionalmente: o Sol de uma pessoa a ativar a 5ª casa da outra pode ser, por um lado, uma fonte de inspiração da outra pessoa mas pode igualmente ser um  fator de competição e divisão entre ambas.

Tudo depende da natureza da relação e do grau de desenvolvimento humano de cada pessoa. Uns podem sentir-se inspirados pelo brilhantismo da outra pessoa e serem levados pelo seu exemplo a crescer eles próprios na afirmação da sua criatividade pessoal, mas outros podem sentir-se ofuscados pela outra pessoa  e  acabar por vê-la como obstáculo ao seu próprio «momento de glória».

Cautela na análise e observação das pessoas sobre quem se faz a análise é , por isso , fundamental. O uso da sudarshan chakra para o estudo dos relacionamentos tem o seu maior trunfo na maior visibilidade das influências mútuas entre os parceiros.

Também Poderá Gostar de Ler