Glossário Astrológico- Sudarshan Chakra

(alt(" ")

A sudarshan Chakra é uma carta composta na qual estão representadas 3 cartas, desenhadas de forma circular. Poderá visualizar esta carta usando o software gratuito Jaganatha Hora.

No centro, a carta mais interior de todas mostra a rashi  partindo do Ascendente (lagna); um segundo círculo exterior a esta mostra a Carta da Lua , tendo pois a Lua como Ascendente;

Um terceiro circulo desenhado à volta desta última mostra a carta do Sol, tendo o Sol como Ascendente.

No topo desta carta composta em cada uma das 3 cartas, o Ascendente na 1ª, a Lua na 2ª e o Sol na 3ª estão na 1ª casa. A 1ª casa pode alternativamente aparecer no lado esquerdo como nos mapas desenhados pela astrologia ocidental.

Parashara faz alusão a esta chakra na obra Brihat Hora Sastra.  Esta  carta composta torna visíveis os diversos padrões de aspetos que os planetas formam, conforme se toma o Ascendente, a Lua ou o Sol como o início da 1ª casa, tornando mais visível assim a força de cada um destes elementos básicos do horóscopo.

Adicionalmente, a sudarshan chakra mostra como os eventos afetam o nativo em 3 diferentes dimensões: a primeira carta, a do Ascendente, mostra como os eventos afetam o nativo no plano físico; a 2ª carta, a da Lua, mostra o efeito dos eventos no plano mental; a 3ª carta, do Sol, mostra o impacto dos eventos ao nível da alma.

Assim, o propósito profundo desta carta composta é ver como se relacionam os aspetos físicos, mentais e espirituais na vida do nativo.

A partir deste conceito básico de Sudarshan chakra, a Astrologia Nadi desenvolveu um método de previsões considerado por muitos como muito fiável.  Um dos usos desta chakra  são as previsões associadas ao casamento.

Muitos astrólogos referem que não existem regras rígidas para o uso da sudarshan chakra.

Um uso comum da sudarshana Chakra é o designado Sudarshan Chakra dasa, no qual um signo está ativo durante um ano, recomeçando-se um novo ciclo de doze anos no 13º ano, depois de cada signo ter estado ativo e sucessivamente.

Cada casa do horóscopo tem assim o período de um ano, no qual essa casa ativa funciona como Ascendente.

Muitos afirmam que o sudarshan chakra foi o primeiro sistema de previsões , estando na origem dos outros conceitos de períodos dasa. Trata-se do método usado pela Astrologia Nadi.

Há vários modos de usar a sudarshan chakra, que, como referimos atrás, faz equivaler uma casa/signo  ou um navamsa a um ano.

A sudarshan chakra pode ser usada como se entender, respeitando apenas a regra básica referida.

Porém, é necessário conhecer as características dos signos, de forma rigorosa, em termos da sua energia e elementos , bem como todas as categorias que temos referido (signos fixos, mutáveis e cardinais, o temperamento dos signos, as característica dos planetas, relacionamento entre os planetas, etc).

Também Poderá Gostar de Ler