Analisar  a Educação, Pais e Irmãos no Sistema Jaimini

pais e irmãos

Neste artigo continuamos  a mostrar como analisar as áreas de vida com o sistema Jaimini, seguindo a abordagem do Dr. B. V. Raman. Hoje falamos especificamente da análise da educação, pais e irmãos.

Educação

Parashara definiu o procedimento para avaliar a educação no horóscopo tomando por referência a 4ª casa. Mas Jaimini refere apenas algumas combinações que apontam para as capacidades do nativo em relação a vários ramos do saber. Deste modo, o tratamento deste tema não é completo neste sistema, cabendo aos estudantes e leitores aplicar o que é dito a cada circunstância concreta.

No sistema de Jaimini, a colocação de planetas no Karakamsa ou na 5ª casa a partir deste são os significadores fundamentais das competências que o nativo revelará.

Assim, quando Júpiter está colocado na situação referida no parágrafo anterior, torna o nativo proficiente na gramática  e no estudo de textos sagrados; Mercúrio na mesma colocação dá capacidades para investigação;

Marte  na mesma posição indica que o nativo fará estudos superiores sobre leis; a Lua nessa posição torna o nativo um músico ou alguém perito em literatura; Ketu na mesma posição torna o nativo proficiente nas matemáticas.

Quando Júpiter está em aspeto com alguma das combinações referidas, o nativo será um génio versátil.

Longevidade dos Pais

Para analisar os pais no horóscopo é preciso usar os respetivos chara karakas– o Matrukaraka e o Pitrukaraka.  A longevidade da mãe pode aferir-se a partir do estado da 4ª casa a partir do Arudha Lagna e o Matrukaraka. Se estas casas estiverem bem dispostas a mãe terá longevidade.

A longevidade do pai afere-se   pela boa disposição do Pitrukaraka e da 9ª casa a partir do Arudha lagna.  Haverá longevidade se estas casas não sofrerem aflições.

Irmãos e Irmãs

A 3ª casa a partir do Upapada rege os irmãos e irmãs mais novos; a 11ª casa a partir do Upapada rege os irmãos e irmãs mais velhos. Segundo este sistema, se Rahu ou Saturno ocuparem a 3ª ou 11ª casas a partir do Upapada ou do regente do Upapada., haverá morte dos irmãos.

A mãe abortará se a 3ª ou 11ª casas a partir do Upapada estiverem ocupadas por Vénus.

Se Marte, Júpiter ou a Lua estiverem colocados na 3ª ou 11ª casas a partir do Upapada ou do seu regente , o nativo terá vários irmãos e irmãs.

Haverá morte do irmão mais velho se a 11ª casa a partir do Upapada ou do seu regente receber o aspeto de Marte e Saturno. O mesmo ocorrerá com o irmão mais novo se a casa a receber esse aspeto for a 3ª.

A colocação de Marte na 11ª casa ou na  3ª a partir do Upapada ou do seu regente , ao mesmo tempo que recebe o aspeto de Saturno, causa a morte de todos os irmãos à exceção do nativo.

Quando a 3ª ou 11ª casas a partir do Upapada  estão ocupadas pelo regente do signo ou por Ketu o nativo terá, respetivamente, irmãos ou irmãs mais novos ou mais velhos.

Concluímos com uma nota de advertência : estes efeitos, ensinados nos tempos antigos, previam uma realidade na vida dos seres humanos que não é a mesma de hoje por isso, estes efeitos não devem ser tomados como verdades absolutas mas como indicações flexíveis, que podem ser modificadas por muitos fatores que marcam a vida humana atual.

Também Poderá Gostar de Ler

2 Thoughts to “Analisar  a Educação, Pais e Irmãos no Sistema Jaimini”

  1. Julieta Cardoso Da Silva

    Tenho Ketu na casa 3 em peixes, Júpiter na 3
    Sou filha única

    1. astrologoaprendiz1

      Obrigada por comentar. Entretanto, convém lembrar que no sistema Jaimini quando se fala nas casas o ponto de referência para contar não é o Ascendente natal mas algum outro ponto de referência. No artigo publicado é o karakamsa ou o Upapada que servem como «1ª casa» para fazer a contagem.

Deixe um Comentário a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.