Analisar o Casamento com o Sistema Jaimini

casal de noivos

Neste artigo mostramos como analisar os indicadores do casamento no horóscopo. Seguimos, uma vez mais, a explicação do Dr. B. V Raman na obra Jaimini Studies. Deixamos uma nota prévia sobre os elementos da análise:

Estes foram pensados num tempo diferente daquele que vivemos por isso, alguns dos efeitos  apontados deverão ser vistos com flexibilidade e não como verdades absolutas. Outra característica a assinalar é que, em geral, nos textos antigos, só a perspetiva do homem é que é expressada.

Deste modo, as referências ao cônjuge apenas consideram a esposa mas não o marido Por razões culturais, há um  domínio total do homem na cultura  onde estes ensinamentos tiveram origem, de modo que só o interesse do homem  era tido em conta, as mulheres «não tinham voto na matéria». No entanto, as indicações são geralmente  válidas para ambos os sexos.

Para evitar discriminações com as quais não concordamos de todo, fazemos referência ao cônjuge e não à «esposa» nos parágrafos seguintes. Porque as mulheres também escolhem!

No que se refere à avaliação do casamento, o Upapada é o ponto de referência essencial. Para além deste, consideramos também a 2ª e a 7ª casas a partir do Upapada e os seus regentes e o Darakaraka.

O cônjuge será atraente e amável de personalidade se a 2ª casa [1](a partir do Upapada, como referido) estiver ocupada por benéficos ou se,  na maioria das vargas (divisionais)  calha numa casa benéfica.   Em alternativa, ocorre o mesmo efeito quando Júpiter e a Lua estão ambos na 7ª casa a partir do Karakamsa.

O estado do regente da 2ª casa referida atrás também indica se o cônjuge vem de uma família de baixa condição ou de uma «boa família»: se o regente dessa casa estiver exaltado ou no próprio signo ou em signo amigo, o cônjuge vem de uma família prestigiada; se, pelo contrário, estiver debilitado ou em signo inimigo, acontece o inverso.

Quando a 2ª casa está ocupada por um planeta exaltado, a tradição afirma que o nativo terá várias esposas (nos tempos antigos, estas podiam coexistir em simultâneo, ao contrário do que acontece nos dias de hoje, pelo menos no Ocidente).

Quando o regente da 7ª casa a partir do karakamsa está em associação com Mercúrio , a esposa é instruída. Se a Lua estiver colocada na 7ª casa a partir do karakamsa o cônjuge  é originário de um país estrangeiro.

Se a 2ª casa estiver ocupada por um signo desfavorável ou receber o aspeto de um planeta maléfico ou este estiver nela colocado, o cônjuge morrerá cedo. O Sol, para este efeito, não deve ser considerado maléfico.

Se o Sol estiver colocado nesta casa ou se o signo Leão ocupar esta casa, a morte do cônjuge não ocorre  prematuramente. Se houver planetas benéficos em aspeto com esta combinação isso reduz os efeitos negativos.

Se Saturno estive colocado na 7ª casa a partir do karakamsa, a esposa será mais velha do que o marido.

Quando Rahu está colocado na 7ª casa a partir do karakamsa, a pessoa casará com um (a) viúvo (a).

Quando Marte ou o Sol estão colocados nessa casa, o cônjuge terá alguma deformação.

Se a 2ª casa a partir do Upapada estiver ocupada pelo signo Gémeos ou se houver um planeta exaltado nela colocado, haverá mais do que um casamento. Se esta casa contiver o planeta Atmakaraka ou o regente dessa casa, a morte do cônjuge ocorrerá tarde na vida.

Se, por outro lado, Saturno e Rahu estiverem  conjuntos na 2ª casa a partir do Upapada, o cônjuge provocará escândalos e o nativo sentir-se-á obrigado a separar-se dele.

O cônjuge será doente se houver as seguintes combinações.

Vénus e Ketu juntos na 2ª casa a partir do upapada indicam problemas menstruais da mulher ou problemas no útero;

Mercúrio e Ketu na mesma casa indica redução da massa óssea;

Saturno, Sol e Rahu na mesma casa indicam doença intestinal;

Saturno e Marte na 2ª casa referida, quando esta é ocupada pelos signos Gémeos ou Virgem  indica doença respiratória; o mesmo efeito acontece se estiverem colocados nessa casa Marte e Saturno quando Carneiro ou Escorpião ocupam essa casa;

Quando Júpiter e Saturno estão colocados nessa casa e há um signo de Marte ou Mercúrio a ocupá-la haverá problemas dos ouvidos;

Quando há um signo de Marte ou Mercúrio na 2ª casa (a partir do Upapada) e Júpiter e Rahu estão aí colocados o cônjuge terá doença afetando os dentes.

Saturno e Rahu colocados na mesma 2ª casa quando esta está ocupada por Virgem ou Balança indica que o cônjuge sofrerá de hidropisia.

Todos os problemas referidos, no entanto, serão diminuídos se houver aspetos benéficos em cada caso.

O casamento será «miserável» nas palavras de Raman quando a 2ª casa, tanto a partir do Upapada como do Atmakaraka, estão ambas aflitas.

Resumo dos Procedimentos

-Analisar a 7ª casa a partir do Upapada. Anotar o planeta que é karaka para o cônjuge Darakaraka). Ver onde se encontra colocado e que aspetos recebe.

-Analisar a 2ª casa a partir do Upapada e ver se o signo que a ocupa é benéfico, maléfico ou neutro, tendo em conta o estatuto funcional para cada signo Ascendente.[2].Ver os aspetos que recebe.

-Anotar a colocação do regente da 2ª casa referida por signo/casa e ver se recebe aspetos.

Análise da Navamsa

Combinações para as mulheres: Júpiter  numa casa trina a partir de  Mercúrio ou colocado no Ascendente  da Navamsa indica uma esposa casta. O mesmo acontece quando Vénus está no Ascendente.

Pelo contrário, quando Ketu está no Ascendente ou numa casa trina a partir do Ascendente, a mulher será «repulsiva e impura» no dizer do autor.

Se a Lua estiver no signo Touro na navamsa e Mercúrio e Vénus estiverem na 4ª casa na navamsa, a mulher será inteligente e com excelente disposição.

Quando Saturno está colocado no Ascendente da Navamsa ou numa casa trina em relação ao Ascendente, a mulher será masculinizada na aparência física, faltando-lhe  a «graça» feminina e a beleza.

Se Ketu estiver no Ascendente ou numa casa trina a partir do Ascendente, a mulher será vingativa, rude e indolente.

Quando marte lança aspeto para o Ascendente da navamsa, a mulher tem um temperamento irritável e intensamente apaixonado

Quando o Ascendente da navamsa coincide com a 9ª ou 12ª casa da carta rashi, a mulher será lasciva e  degradante no comportamento.

Se a Lua e Vénus estiverem colocados no Ascendente Hora Lagna, a mulher será sensual e romântica.

Se o navamsa do Hora lagna estiver em conjunção com Ketu ou receber o aspeto de planetas maléficos, a mulher será adúltera.

Se a 8ª casa a partir do Upapada receber o aspeto de Marte e Ketu a mulher  terá coração cruel e pode mesmo assassinar o marido (não vemos porque este aspeto se aplica apenas à mulher a não ser devido a pura discriminação).

Se o Sol estiver numa casa trikona a partir do Ascendente na navamsa, haverá viuvez. A posição da Lua na 3ª casa a partir do Ascendente ou do Atmakaraka ou do Varnada lagna têm o mesmo efeito. Marte e Ketu ocupando a 8ª casa a partir do Hora lagna é um indicador de viuvez que ocorre bem cedo.

Filhos

Estas são ajuizados analisando a 5ª casa a partir do upapada. A 5ª casa a partir do Ascendente mostra, por outro lado, problemas nesta área. Também se deve analisar a 5ª casa a partir do regente do upapada para analisar o tema das crianças.

Quando a 11ª casa a partir do Upapada ou a 5ª casa a partir do regente deste coincidem com signos pares, haverá vários problemas com o nascimento de crianças.

Quando a 5ª casa a partir do Upapada contém um signo ,ímpar ou masculino ou quando o Sol e Rahu estão na 7ª casa a partir do Upapada ou do seu regente, haverá vários filhos.

Quando a 5ª casa a partir do Upapada  está ocupada pela Lua haverá problemas com o nascimento de um filho.

Quando Mercúrio e Saturno estão juntos na 7ª casa referida atrás,  ou o navamsa dos planetas está na 7ª, ou o regente da 7ª está na 7ª, ou o navamsa deste está na 7ª, não haverá filhos.

Se Saturno e Marte  estiverem colocados na 7ª casa referida, ou na 11ª , o nativo adotará uma criança.

A presença  na divisional navamsa de Mercúrio numa casa trikona a partir do Ascendente, é indicadora de esterilidade da mulher.

[1]  As referências à 2ª casa nos parágrafos seguintes têm por referência o Upapada, ( a menos que se dê outra indicação)  sendo por isso contada a partir deste.

[2] Pode ler  um artigo sobre os  planetas funcionais benéficos, maléficos e neutros para cada signo Ascendente no site A tua Vida nos Astros.

Também Poderá Gostar de Ler