Determinar o Final da Vida com o Sistema Jaimini

árvore morta no deserto

No artigo de hoje mostramos como determinar o  final da vida segundo o sistema Jaimini. Seguimos a obra do Dr B. V. Raman  Studies in Jaimini Astrology  na explicação  da determinação do Período Maraka.

Este período pode ser calculado de formas diferentes, de acordo com vários estudiosos e o facto de haver divergência na forma de calcular e interpretar este período deve ser visto também como uma evidência de que o «cálculo do fim mais provável da vida» está longe de ser completamente objetivo.

De qualquer modo, sabemos que a questão da longevidade é importante para muitas pessoas, correspondendo a uma curiosidade natural sobre este assunto. Por isso nos detemos a explorar esta abordagem, que é a mais seguida para abordar  esta matéria.

Na opinião do Dr Raman , os períodos Sthira Dasa e Sula dasa são os mais fiáveis para determinar qual será o período maraka, isto é, aquele que trará a morte física.

E, como alguns destes períodos são bastante longos, os astrólogos tentam encontrar forma de precisar e restringir a parte do período dasa  em que isso é mais provável acontecer.

Ora,  como lembra o Dr, Raman, para definir isso é preciso ter em mente o cálculo geral da longevidade– se esta é de vida curta, média ou longa.

Indicadores do Término da Vida no Período Dasa

  1. A 7ª casa a partir do planeta Atmakaraka ou do Ascendente está ocupada por Saturno, Rahu ou Ketu:

Quando o planeta está colocado nas condições referidas no ponto 1, a morte deverá ocorrer na primeira parte do período da longevidade geral calculada;

Quando Rahu é o planeta colocado na casa referida, a morte deverá ocorrer na 2ª parte do período de longevidade estabelecido;

Quando ketu está colocado nessa casa,  a morte será expectável na última parte do período geral de longevidade calculado.

Exemplificando: para uma previsão geral de «vida curta», a colocação de Saturno na 7ª casa a partir do Ascendente ou do Atmakaraka deverá ocorrer até aos 10 anos de idade. Já se for Rahu , a morte deverá ocorrer entre os 10 e os 20; se for Ketu entre os 20 e os 30.

  1. A morte é também muito provável no período dasa de sgnos que formam trinos com a 8ª casa.

 

  1. Quando Saturno está colocado na 8ª casa, a morte pode ocorrer no período dasa do signo que ocupa a 8ª casa. O dasa aqui considerado é o navamsa dasa.

 

  1. Quando o signo que ocupa a 8ª casa recebe influências mistas- umas benéficas e outras maléficas- a morte pode ocorrer no período dasa do signo que ocupa a 8ª casa.

 

  1. Quando, no Sthira dasa, ocorre o período de um signo maraka dentro do período da longevidade geral prevista para um indivíduo, a morte pode ocorrer nesse período. Assim, se uma pessoa tiver uma previsão de «vida longa» e, no Sthira dasa, o período do signo maraka ocorre na juventude, em princípio a morte não ocorrerá nesse período.

 

  1. A morte pode ocorrer no período de um signo que está cercado por maléficos (no signo anterior e posterior) e quando também há maléficos na 8ª ou 12ª casa a partir do signo.

 

  1. A morte pode ocorrer no período do 8º ou 12º signo, quando estes recebem apenas o aspeto da Lua ou Vénus e estes estão fracos (e apenas quando a Lua e Vénus estão fracos).

 

  1. Tendo por referência o Sthira dasa, a morte pode ocorrer no dasa do signo que contém o Maheshwara e nos períodos antardasa do 1º, 5º e 9º signos a partir do signo do regente da 8ª casa a partir do Maheshwara.

 

  1. O regente mais forte entre os regentes da 3ª, 6ª, 8ª, 12ª  casas a partir do Atmakaraka torna-se o planeta maraka, ocorrendo a morte no dasa do signo que este rege.

 

  1. Quando há 2 ou 3 planetas que têm a mesma força e o estatuto de marakas, deve escolher-se aquele cujo período dasa ocorre no tempo apropriado à longevidade geral prevista. Isto porque, quando ocorre esse período dasa desfasado do tempo de longevidade determinada, a morte não ocorre.

 

  1. A morte pode ocorrer no período dasa do signo que contém Rudra.

 

  1. Quando está ativo o período maraka, a morte pode ocorrer no subperíodo do planeta mais forte entre os regentes da 6ª, 8ª ou 12ª casas a partir do Atmakaraka.

 

  1. A morte pode ocorrer igualmente nos subperíodos dos signos navamsa onde se encontram o regente do signo maraka e o regente do 6º signo a partir deste.

 

Há ainda mais opções a considerar, para além das que aqui deixamos, e que são as mais significativas, no que se refere ao cálculo do término da vida física.

 

Mas pensamos que, dadas as muitas abordagens, os fatores considerados são úteis para dar indicações sobre o tema da longevidade mas não devem ser tomados como verdades absolutas.

 

Os leitores podem testar, a partir do horóscopo de pessoas conhecidas, sobretudo de pessoas que já morreram, algumas das opções apresentadas.

Também Poderá Gostar de Ler

Deixe um comentário a sua opinião conta