Glossário Astrológico- Tajika na Consulta Prashna 1ª Casa

pergunta na consulta prashna

Neste artigo falamos da Tajika na consulta prashna 1ª casa, mostrando como interpretar os indicadores de sucesso ou fracasso nas perguntas que estão relacionadas com a 1ª casa do horóscopo.

Este é o primeiro de vários artigos em que mostramos como poderá, você mesmo (a) levantar a carta e analisá-la, tendo em conta as perguntas relacionadas com cada casa do horóscopo, o que é bastante fácil tendo em conta os passos que ilustramos em cada artigo.

As 12 casas do horóscopo significam áreas diferentes de vida. As perguntas da consulta prashna caem, inevitavelmente, no âmbito de uma dessas casas. No artigo de hoje referimos os procedimentos para perguntas que têm por objetivo medir o sucesso pessoal, relacionadas portanto com a 1ª casa do horóscopo.

Já explicámos , num artigo anterior , o que é a consulta prashna, que se integra na astrologia horária. Tivemos ocasião de explicar também a diferença entre esta e a Astrologia Eletiva:

A Astrologia horária baseia-se na formulação de uma pergunta ao astrólogo, sendo levantada a carta para o momento em que este recebe a pergunta e para o lugar em que se encontra;

Mas a Astrologia eletiva baseia-se na procura da melhor carta astrológica para realizar uma determinada ação ou atividade.

Quanto ao modo de interpretação, no entanto, podem usar-se os métodos da astrologia horária para ler ambas as cartas.

Interpretar a Carta Prashna – Matérias da 1ª Casa

Análise do Ascendente da Carta

A 1ª casa da carta significa o querente, a pessoa que tem interesse na matéria da pergunta. E algumas considerações podem ajudar a determinar o sucesso geral das ações pretendidas: se essa casa contém o seu  regente ou planetas benéficos (saumya grahas)  isso é um bom indicador de sucesso;

Planetas maléficos (kruura grahas) associados com a 1ª casa ou nela colocados, diminuem as possibilidades de sucesso.

Quando há planetas benéficos colocados no Ascendente da carta ou quando o Ascendente está ocupado pelos signos Leão, Virgem, Balança, Escorpião ou Aquário, as ações do querente terão sucesso.

Planetas maléficos no Ascendente ou o Ascendente ocupado por signos diferentes dos referidos, indicam falta de sucesso.

Quando há efeitos mistos ( por ex., o Ascendente colocado no signo Leão e Saturno nele colocado) haverá dificuldades que o querente terá de superar e depois haverá sucesso.

Interpretar o Planeta Kaaryaadhipati

Um determinado planeta é o significador da matéria em análise- Kaaryaadhipati, ou «senhor do objetivo». Este planeta é o regente da casa relacionada com a matéria da pergunta.

A matéria da pergunta terá sucesso se (por ordem decrescente de força):

O regente do Ascendente está em aspeto com o Ascendente e o planeta que rege o objetivo está em aspeto com o regente do Ascendente;

O regente do Ascendente está em aspeto com o regente do objetivo e este está em aspeto com o Ascendente.

O regente do Ascendente e o regente do objetivo estão em aspeto um com o outro.

A Lua está em aspeto tanto com o regente do Ascendente como com o regente do objetivo.

Medir o Sucesso a Alcançar na Matéria em Análise

Nesta análise o Ascendente tem um papel fundamental.

Quando um planeta benéfico ou o regente do Ascendente não estão em aspeto com o Ascendente, a possibilidade de sucesso é de  25%;

Esta possibilidade aumenta  para 50% quando um planeta benéfico ou o regente do Ascendente  estão em aspeto com o Ascendente.

A possibilidade de sucesso aumenta para 75% quando  um planeta benéfico está em aspeto  com o regente do Ascendente e com o Ascendente; ou, em alternativa, quando o regente do Ascendente está em aspeto com a Lua; ou quando 2 ou 3 planetas benéficos estão em aspeto com o Ascendente.

Haverá sucesso total para a matéria em análise quando a Lua não sofre de qualquer influência maléfica (aspetos de planetas maléficos) e um planeta benéfico está colocado no Ascendente , ao mesmo tempo que o regente do Ascendente está em aspeto com a Lua e com o Ascendente.

Haverá circunstâncias desfavoráveis para a matéria em questão quando um planeta que «perdeu a guerra» com um planeta maléfico está associado com um planeta maléfico , ou em conjunção com um planeta maléfico, ou combusto ou debilitado.

Medir o Tempo que Demorará a Ter Sucesso

Sucesso no Futuro: quando o regente do Ascendente está em aspeto  com a casa que significa a matéria da análise e o regente dessa casa está em aspeto com o Ascendente.

Sucesso no Futuro próximo: o regente do objetivo está colocado no Ascendente e em aspeto com o regente do Ascendente.

Sucesso  mas não será imediato: o regente do objetivo está colocado em qualquer casa que não o Ascendente e está em aspeto com o regente do Ascendente.

Sucesso no Futuro: o regente do objetivo está em aspeto com o Ascendente, o regente do Ascendente e a Lua.

Sucesso completo: O regente do Ascendente e o regente do objetivo estão ambos colocados no Ascendente ou na casa regida pelo «senhor do objetivo».

Fracasso total: quando o planeta do objetivo não lança aspeto para o regente do Ascendente nem para o Ascendente.

Medir o Bem Estar Futuro, em comparação com o Presente ou Passado

Pergunta: que posso esperar do futuro tendo em conta o presente e o meu passado?

O regente do Ascendente e a Lua na carta dão indicações sobre  a vida  presente. Se ambos estão fortes e bem colocados na navamsa, recebendo o aspeto de planetas benéficos, indicam que a vida presente é auspiciosa e ,tal como aconteceu no passado ,acontecerá no futuro.

Se ambos estiverem fracos na navamsa e receberem o aspeto de maléficos, será de concluir o oposto.

Se o regente do Ascendente estiver a formar um Isharapha yoga de separação indica eventos relacionados com o passado.  Se houver uma conjunção dentro da orbe de 1º com o regente do Ascendente, (Purna Ithasala yoga)  isso revela eventos do presente; O regente do Ascendente a formar um Ithasapa yoga de «aplicação» indica eventos futuros.

Quando o regente do Ascendente está colocado no Ascendente a formar conjunção ou aspeto com planetas benéficos indica problemas de saúde e outras aflições do corpo e situações de frustração que acontecerão.

Se o planeta que rege o Ascendente é um maléfico,  acontecerão problemas de saúde, perda de riqueza e situações de aflição. Mas se estiver em conjunção com um planeta benéfico, haverá felicidade, saúde bem -estar mental e sensatez nas decisões.

No próximo artigo desta série falaremos das matérias relacionadas com a 2ª casa do horóscopo.

Também Poderá Gostar de Ler

Deixe um Comentário a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.