Conjunção Lua Mercúrio na 9ª Casa Signo Sagitário

trabalho académico

Neste artigo falamos dos efeitos gerais da conjunção Lua Mercúrio na 9ª casa do horóscopo e no signo Sagitário.

Pode ler um artigo sobre a colocação da Lua na 9ª casa aqui e no signo Sagitário aqui.

Pode ler um artigo sobre a colocação de Mercúrio na 9ª casa aqui e no signo Sagitário aqui.

A Lua está mais à vontade na 9ª casa do que Mercúrio pois, embora este seja neutro em relação a Júpiter, este é inimigo de Mercúrio. Assim, o signo que ocupa a 9ª casa é de grande importância para averiguar os reais efeitos desta conjunção.

Em termos gerais, a Lua  está bem nesta casa, que é uma casa de rituais, de fé e de tradição.

Se a Lua estiver forte ou e/ou se tiver o grau inferior na conjunção, a capacidade de raciocínio e de organização de Mercúrio serão colocados ao serviço da sistematização de doutrinas, sistemas de crenças e, algo em que Mercúrio se sente bem, na sistematização e divulgação de informação relacionada com culturas estrangeiras.

As pessoas com esta colocação podem ser excelentes no estudo dos costumes, crenças e outros aspetos de diferentes culturas, tornando-se divulgadoras dos valores humanistas.

Estes nativos podem ter uma vida académica e literária de relevo, embora os seus interesses não estejam orientados para a inovação mas para a conservação dos conhecimentos e aspetos culturais da tradição.

Se Saturno estiver em aspeto com esta conjunção, o pensamento pode tornar-se bastante dogmático e até, por vezes, mesmo fundamentalista, sobretudo no que se refere a ideologias ou à religião.

A abordagem mais prática de Mercúrio pode, no entanto, atenuar a tendência da Lua para  o apego rígido a certas crenças ou dogmas.

Com a conjunção Lua Mercúrio na 9ª casa os nativos sentem conforto na pertença a uma comunidade de sábios, estudiosos, filósofos, especialistas em línguas e  culturas estrangeiras, especialistas de estudos religiosos, etc.

Podem desenvolver conhecimentos muito elevados, em termos de erudição, tornando-se verdadeiras «autoridades» em relação a alguma das matérias referidas e alcançar um elevado estatuto como académicos universitários.

Tendem a ter uma abordagem conservadora, se a Lua tiver o grau inferior na conjunção e uma abordagem mais crítica e inovadora se for Mercúrio a ter o grau inferior na conjunção e se esta estiver num signo de Ar ou de Fogo.

Estes nativos podem sentir grande satisfação ao viajar para fins de investigação e de estudo, podendo fazê-lo com bastante frequência. Gostam também muito de ler e de estudar e também de contactar com pessoas de origens culturais diferentes.

Gostam muito de discutir assuntos espirituais, filosóficos e religiosos mas, se a Lua estiver mais forte, podem ter tendência para doutrinar, mais do que para discutir ideias e fundamentos relativos a essas matérias.

Também gostam muito de escrever sobre estes temas e podem ter uma atividade literária  considerável.

Outra expressão favorecida pela conjunção Lua Mercúrio na 9ª casa é a do comércio e atividades financeiras, especialmente com países estrangeiros. As mulheres, e especialmente a mãe, pode ser a figura de orientação mais forte do que o pai e servir de modelo fundamental das crenças e do princípio da autoridade para estas pessoas.

Quando a conjunção Lua Mercúrio se dá no signo Sagitário, torna-se muito importante avaliar a casa em que ocorre,  pois a Lua tende a exprimir bastantes conflitos internos quando está colocada no signo Sagitário e Mercúrio está em signo inimigo.

Porém, quando nem a Lua nem Mercúrio recebem aspetos maléficos, esta conjunção tende a gerar uma personalidade que gosta de ensinar,  que valoriza os valores da justiça e tem generosidade para ajudar os outros.

Pode sentir o impulso para uma «missão» de vida, se Júpiter estiver forte e bem colocado no horóscopo, adotando uma causa social eticamente abrangente. É, no entanto, necessário que Mercúrio esteja forte para que não se identifiquem com uma noção dogmática de «verdade» que depois tentam impor aos outros.

Quando tanto Mercúrio como a Lua estão fortes e numa casa kendra ou trina, estas pessoas são generosas de caráter e defendem os valores humanistas , respeitando e valorizando as diferenças culturais, inclusive ao nível da Religião e das crenças e ideologias.

São capazes de desenvolver uma visão integrada e holista de todas as crenças e religiões, encontrando pontes em comum que lhes permitem defender a unidade da essência humana , expressa embora numa multiplicidade de identidades culturais.

Com base nessa unidade essencial defendem os valores humanistas universais, podendo ser excelentes defensores dos direitos humanos e desenvolver esforços consideráveis para fomentar a justiça para todos.

Nos seus escritos e na atividade do ensino em que muitos se envolvem, exprimem e defendem estes valores, ao mesmo tempo que também apreciam as tradições e os costumes e podem ser bastante patriotas e envolver-se nas atividades da sua  própria comunidade. Fazem-no com autenticidade, contanto que não haja aflições para a conjunção.

Quando a Lua e Mercúrio estão fracos e colocados no signo Sagitário, podem agarrar-se às teorias e doutrinas sem verdadeira compreensão profunda das mesmas. Adotam então um estilo de «pregação» e podem ser intolerantes com os outros, impondo à força as crenças em que acreditam, sobretudo se for a Lua a ter o grau inferior na conjunção.

Neste caso podem ser muito dogmáticos e fundamentalistas ou, simplesmente, ter uma perceção limitadora da «verdade», devido a estreiteza mental e apego aos preconceitos.

Os nativos  com a conjunção Lua Mercúrio na 9ª casa signo Sagitário podem ser dotados para a Matemática e para a área financeira. São capazes de pensamento objetivo e «filosófico» preferindo mesmo o estilo de conversação mais impessoal quando falam em público.

Também Poderá Gostar de Ler

Deixe um comentário a sua opinião conta