Glossário Astrológico- Tajika na Consulta Prashna 2ª Casa

Pessoa com dinheiro na mão

No artigo de hoje damos  as indicações sobre a interpretação das questões associadas à 2ª casa do horóscopo na consulta prashna. Continuamos a usar os yogas Tajika referidos em artigos anteriores.

Por favor tenha em mente que as referências à «carta» e às casas do horóscopo não têm a ver com a carta natal do nativo mas com a carta prashna, levantada a propósito da questão formulada por este.

As perguntas que envolvem a 2ª casa referem-se maioritariamente aos ganhos de riqueza como «conseguirei acumular riqueza?»

Interpretar os Assuntos da 2ª Casa do Horóscopo

Para melhor compreensão dos leitores, lembramos os significados gerais da 2ª casa do horóscopo:

Família, educação primária, competências, aquisições, riqueza e status financeiro, modo de ganhar a vida (pelo trabalho e esforço) e como se gasta dinheiro; a alimentação , o filho varão, a posição profissional, o cônjuge, o segundo casamento, posse de dinheiro, pedras e metais preciosos, prosperidade, propriedades móveis, fala, visão (olho direito);

Relação com a verdade (tendência para falar verdade ou dizer mentiras); indulgência com apetites e comidas de que se gosta; capacidades de aprendizagem, experiências da primeira infância, qualidade do nosso discurso, modo como se aprende; governa a verdade e a imaginação . É uma casa maraka, isto é, pode indicar a morte.

Quando a consulta prashna é sobre um destes assuntos, a 2ª casa deve ser considerada como a área principal a analisar.

Quando, na carta prashna levantada, o regente da 2ª casa está a formar um itthasala yoga com o regente do Ascendente ou a Lua e, ao mesmo tempo está em conjunção ou aspeto com planetas benéficos (saumya graha), isso indica ganho de riqueza.

Se um planeta maléfico (kruura graha) estiver colocado na 2ª casa isso indica ganhos em lugares muito distantes ou, em alternativa, indica ganhos obtidos por meios desagradáveis.

Se um planeta maléfico (kruura graha formar um itthasala yoga com o regente da 2ª casa (que, na astrologia Jyotish tradicional é uma casa maraka) isso indica a morte do nativo, especialmente se o regente do Ascendente estiver envolvido no yoga. ( a interpretar com precaução, a astrologia é uma linguagem simbólica e o conceito de «morte» pode também assumir significado simbólico).

Se o regente do Ascendente e o regente da 2ª casa  formarem um itthasala yoga isso indica ganhos de riqueza.  A origem deste ganho vê-se pela localização do planeta mais lento a partir dos significados da casa em que está colocado.

Por ex., se o planeta estiver colocado na 2ª casa , poderá vir através dos talentos naturais do indivíduo , como o uso da voz, o canto ou o uso da palavra; se estiver na 3ª poderá ter a ver com a capacidade de iniciativa, coragem, trabalho em equipa, irmãos , etc.

Quando Mercúrio está colocado no Ascendente mas recebe o aspeto da Lua ou de um planeta maléfico, haverá ganhos de riqueza mas também haverá dificuldades.

Se o regente do Ascendente , a Lua e o regente da 2ª casa estão em conjunção  na 2ª casa ou em aspeto mútuo em ângulo  ou trino  (separados pelo equivalente a uma casa kendra ou trikona), com um deles na 2ª casa, haverá grande ganho de riqueza.

Quando o regente do Ascendente ou da 2ª casa estão colocados de forma benéfica na carta prashna e nas divisionais D- 2, D-3, D-9, D-12, D-30, ao mesmo tempo que um planeta benéfico está colocado no Ascendente ou em aspeto com o Ascendente, os ganhos serão imediatos.

Quando, pelo contrário, o regente do Ascendente está colocado numa casa maléfica na carta prashna e nas divisionais referidas no parágrafo anterior, ao mesmo tempo que  há um planeta maléfico no Ascendente ou em aspeto com este, não haverá ganhos.

Se a Lua estiver colocada na 4ª ou 7ª casa, enquanto o sol está na 10ª casa e há um planeta benéfico no Ascendente, haverá ganhos imediatos ou riqueza.

A presença de Júpiter no Ascendente também é indicadora de riqueza ou ganhos imediatos.

No próximo artigo mostramos como analisar  a 3ª casa para responder às perguntas prashna com esta relacionadas.

Também Poderá Gostar de Ler

Deixe um Comentário a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.