Glossário Astrológico- Tajika na Consulta Prashna 4ª Casa

 

 

 

(alt=" ")No artigo de hoje mostramos como usar o sistema Tajika na interpretação das questões da consulta Prashna associadas com a 4ª casa.

Para quem não estiver familiarizado (a) com a especificidade da astrologia horária (prashna), aconselhamos a leitura do artigo inicial desta série. Como referimos nesse artigo, a astrologia horária baseia-se na formulação de uma questão específica, que deve ter significado real para a pessoa que a faz.

Deste modo, quando as perguntas efetuadas não correspondem a um real interesse da pessoa que faz a pergunta, o sistema não funcionará. A pergunta deve ser feita com um motivo real e a carta é levantada para o momento em que a pergunta é feita ao astrólogo e a carta prashna é levantada para o local onde se encontra o astrólogo.

A 4ª casa  de que falamos neste artigo é, pois, a 4ª casa da carta prashna e não a 4ª casa do horóscopo de nascimento. Esta carta também pode ser levantada para o momento em que o querente (pessoa que faz a pergunta) sentiu a necessidade forte de obter uma resposta.

Será então, nesse caso, levantada a carta para o momento e lugar em que a pessoa se encontrava quando essa pergunta, surgiu, de preferência, associada a forte envolvimento emocional da pessoa que a faz.

A 4ª casa relaciona-se com propriedades (casa e terras), a mãe, veículos, felicidade no lar, com mudança de residência e local de residência, arrendamento e leasing, agricultura (exploração de uma quinta, por ex.,) e estas área spodem aer alvo de questões na consulta prashna da 4ª casa.

Interpretar os Efeitos das Questões da 4ª Casa

Como em todas as consultas, a casa que representa a questão- neste caso a 4ª- o seu regente , o Ascendente e o regente deste, têm uma importância fundamental. Se houver relação entre estes, isso reforça as possibilidades de bons resultados.

A 4ª casa é uma casa kendra e todas as casas kendra estão envolvidas neste tipo de questão, como mostramos a seguir. Assim, se houver planetas benéficos associados com estas casas e os seus regentes, isso indica efeitos benéficos. O contrário sucede quando estão associadas com planetas maléficos.

Se houver planetas maléficos na 4ª casa, que representa a conclusão, então os efeitos relacionados com a pergunta serão desfavoráveis. Se a Lua e o regente do Ascendente estiverem juntos na 4ª casa ou se o regente do Ascendente estiver colocado no Ascendente, a pessoa obtém propriedade.

Do mesmo modo, a presença de um planeta benéfico na 4ª casa indica boa saúde da mãe e da pessoa que faz a questão, prosperidade e posse de casa, veículo ou terras.

Inversamente, a posição de planetas maléficos na 4ª casa indica  problemas para a mãe e família do lado da mãe; prejuízos e perdas com propriedade- terras veículos, casa-, ausência de contentamento e de felicidade no lar; em alguns casos também problemas cardíacos, se houver propensão para tal.

Ganho de propriedade: quando o regente do Ascendente ou a Lua estão colocados na 4ª casa da carta prashna e formam um itthasala yoga, isso indica ganho de propriedade e de casa.

Mas o mesmo não pode ser garantido se estiverem em conjunção ou aspeto com outros planetas benéficos.

Agricultura, exploração de uma quinta: numa pergunta em que alguém quer saber se obterá lucro ao explorar uma quinta ou ao desenvolver trabalho agrícola, o Ascendente representa a pessoa e a 4ª casa representa as terras ou quinta; a 7ª casa representa a atividade a desenvolver na terra/quinta; a 10ª casa representa as colheitas que serão obtidas.

Interpretar os resultados : planetas benéficos no Ascendente indicam que a pessoa obterá benefícios da atividade; mas, se houver planetas maléficos na 4ª casa isso indica que as terras serão abandonadas.

Se houver planetas benéficos na 7ª casa , isso indica que a exploração agrícola será bem sucedida. Planetas maléficos indicam o contrário.

Se o regente da 10ª casa estiver colocado na 10ª casa ou se  a 10ª casa receber o aspeto  de  planetas benéficos  ou se estes estiverem nela  nela colocados, as colheitas serão lucrativas.  Se houver planetas maléficos na 10ª casa, mesmo que  a produção seja boa, a pessoa não receberá quaisquer benefícios.

Se houver um planeta maléfico no Ascendente, um ladrão ou pessoa desonesta interferirá com a produção. E, se esse planeta não estiver retrógrado nem mudar a direção do seu movimento, então o ladrão ficará com a colheita.

Arrendar ou fazer contrato de leasing: as indicações dadas são para alguém que deseja saber se obterá proveitos ao arrendar a outro.

 Nesta consulta, o Ascendente representa, como habitualmente, a pessoa que faz a pergunta e deseja arrendar ou fazer o contrato;  a 7ª casa representa a pessoa em nome da qual será feito o contrato ou o inquilino. A 10ª casa representa os proveitos a obter e a 4ª casa representa «o final da questão» ou conclusão.

Interpretar os resultados:  se houver planetas benéficos no Ascendente e em aspeto com o regente do Ascendente, isso  significa que haverá  benefícios. Se houver planetas maléficos na 7ª casa ,isso indica que o (a) inquilino (a)  sofrerá com este contrato e que não vale a pena tentar o que se propunha.

Planetas maléficos na 10ª casa indicam fracos proveitos ou  ausência de vantagens com o contrato. Planetas maléficos na 4ª casa indicam que a conclusão não será favorável.

Como é natural, planetas benéficos nas posições anteriores referidas indicam sucesso e proveitos em relação à questão.

Quando o regente do Ascendente forma um itthasala completo com a Lua na 4ª casa (mutthashila  yoga [1]) ou se o regente do Ascendente estiver colocado no Ascendente mas estiver aflito por aspeto de planetas maléficos, não haverá bons resultados em relação à pergunta.

Mudanças: quando mudamos de residência e/ou local em que vivemos, há muitas vezes ansiedade em relação aos efeitos que isso trará para a vida. Nesta consulta, o Ascendente representa a pessoa que faz a pergunta; a 4ª casa representa o local da mudança.

A 7ª casa representa o processo que conduzirá a essa mudança, desde o transporte de todos os itens de uma casa para outra e o processo de  encontrar um novo local e casa para viver. A 10ª casa representa os efeitos financeiros  e profissionais ou outros benefícios obtidos com a mudança.

Seguem-se os princípios dados para a questão anterior: planetas benéficos no Ascendente e na 10ª casa indicam benefícios com a mudança, nos aspetos financeiros e profissionais.

Planetas benéficos colocados na 4ª casa indicam satisfação com o local da mudança e características positivas desse local.

Planetas benéficos associados com a 7ª casa, por estarem nela colocados ou em aspeto com esta, revelam que o processo em si da mudança decorre  de forma positiva e sem problemas.

O inverso acontece, para as situações referidas, quando há planetas maléficos associados com as casas envolvidas na consulta prashna da 4ª casa.

[1] Um Mutthashila yoga ocorre quando um planeta mais lento com longitude mais alta  está à frente de um planeta mais rápido com menor longitude numa orbe de 1º ou 30 ‘’.

Também Poderá Gostar de Ler

Deixe um comentário a sua opinião conta