Glossário Astrológico- Tajika na Consulta Prashna 5ª Casa

 

 

mãe com bebé a gatinhar

Neste artigo vamos falar dos procedimentos para responder a perguntas da consulta prashna da 5ª casa.

Para consultar os pormenores gerais sobre a consulta prashna, pode ler um artigo aqui.  E para os princípios gerais da interpretação deste tipo de consulta astrológica, pode ver os principais yogas aqui.

Lembramos que, para este tipo de consulta, não é necessário saber a hora de nascimento nem é utilizada a carta de nascimento. Na consulta prashna é levantada uma carta específica para o momento em que a pergunta é formulada e para o local em que se encontra o astrólogo que fará a interpretação.

A maioria das perguntas relacionadas com a 5ª casa referem-se à gravidez e à possibilidade de ter filhos, podendo ser especificado o prazo de isso acontecer. Também pode ser questionado o sexo da criança, para os que desejam antecipar antes das imagens comprovativas.

Consulta Prashna para a 5ª Casa

Terei um filho com a pessoa X?

Se o regente do Ascendente ou a Lua formarem um itthasala yoga com o regente da 5ª casa, a resposta será afirmativa.

Se o regente da 5ª casa estiver colocado no Ascendente ou se o regente do Ascendente ou a Lua estiverem colocados na 5ª casa da carta prashna, a pessoa terá um filho rapidamente.

Quando os planetas referidos no parágrafo anterior formam um Nakta yoga[1]  haverá atrasos  em relação ao desejo de ter um filho.

Terei um filho este ano?

Se o regente do Ascendente formar um itthasala yoga com o regente da 5ª casa, a resposta será afirmativa.

Se o regente da 5ª casa estiver colocado no Ascendente e o regente do Ascendente estiver colocado na 5ª casa, a pessoa terá um filho no presente ano, desde que haja também alguma conjunção entre planetas benéficos.

Pormenores sobre a criança

Se o Ascendente estiver ocupado por um signo mutável e há planetas benéficos na 5ª casa, a pessoa terá gémeos.

Se o regente do Ascendente e o regente da 5ª casa estiverem colocados em signos masculinos, a criança será um rapaz.

Os planetas que representam filhos (regente da 5ª casa e Júpiter)  colocados em signos masculinos e formando itthasala com um planeta masculino também indicam o nascimento de um rapaz.

Quando o planeta que rege a Hora  é masculino e está colocado num signo masculino, a criança será um rapaz.

Quando a Lua está exaltada e em conjunção com planetas benéficos, a criança terá uma vida longa.

A Lua ou planetas benéficos em conjunção ou em aspeto, e um está exaltado, estando colocados na porção «diurna» da carta , indica boa sorte para a criança.

Estarei grávida? (esta pergunta é de pura curiosidade, pois a pessoa pode saber isso muito facilmente por outros meios. Mas pode perguntar sobre outra pessoa).

A Lua e o regente do Ascendente colocados na 5ª casa indicam gravidez.

A Lua e o regente do Ascendente colocados em casas angulares (kendra) formando um itthasala yoga indicam gravidez.

Mas, se a Lua e o regente do Ascendente estiverem colocados em casas apoklima  (3, 6, 9, 12) e formando um itthasala yoga,  isso indica que não há gravidez.

Se o regente do Ascendente e a Lua não estiverem colocados no Ascendente nem na 5ª casa, não haverá gravidez.

Conseguirei engravidar?

Quando o regente da 5ª e da 6ª casas  surgem no horizonte a seguir ao Sol, (tendo por isso passado da conjunção com este) a pessoa conseguirá engravidar.

Júpiter, Marte ou Vénus na 10ª casa, tendo saído da conjunção (e combustão) com o Sol, indicam agora a possibilidade de engravidar.

No próximo artigo continuaremos com as perguntas relacionadas com a consulta prashna da 5ª casa.

 

[1] Este yoga é formado quando não há um aspeto entre os planetas em análise mas há um planeta mais rápido  que o mais rápido entre estes e que está entre ambos ou em aspeto com ambos. Este planeta mais rápido transfere a energia do planeta mais rápido dos dois em análise para o mais lento, permitindo que haja resultados, ainda que com atraso.

Também Poderá Gostar de Ler

Deixe um comentário a sua opinião conta