Yogas no sistema Jaimini-  Chara Karaka e Karakamsa yogas

(alt=" ")

Neste artigo continuamos a descrever os yogas referidos nos Sutras do Sistema Jaimini, hoje especificamente  descrevendo os yogas com os Chara Karakas e com o Karakamsa.

Yogas com os Chara Karakas

Estes yogas têm por referência  a definição dos Chara Karakas, pela qual o planeta com a maior longitude é o Atmakaraka.  Este planeta é considerado o Lagna Karaka, semelhante ao Ascendente de nascimento em importância.

De acordo com o sistema de Jaimini, o Matrukaraka  deve ser considerado como a referência fundamental dos yogas relacionados com crianças.

Marte é o karaka que forma yogas relacionados com os irmãos e com os irmãos e irmãs da esposa.

Marte é igualmente o karaka dos irmãos mais novos do nativo e dos irmãos e irmãs mais novos de mãe.

Já os yogas relacionados com os  tios maternos e todos os familiares por parte da mãe são vistos a partir de Mercúrio,  que é o seu o karaka.

Os yogas relacionados com o pai, o avô, governantes e filhos são vistos a partir de Júpiter, o seu karaka.

Vénus é o karaka dos yogas relacionados com a esposa, sogros, professores, discípulos, pai e mãe.

Saturno é o karaka dos yogas relacionados com irmãos mais velhos.

Efeitos do Karakamsa nos signos (perigos)

Karakamsa no signo Carneiro- a pessoa sofrerá perigo de animais como ratos e gatos.

Karakamsa no signo Touro- a pessoa enfrentará perigo de animais quadrúpedes, como cavalos.

Karakamsa no signo Gémeos-  a pessoa  terá um corpo pesado e morrerá de doenças de pele ou acidentes com fogo.

Karakamsa no signo Caranguejo- a pessoa sofrerá do perigo de afogamento.

Karakamsa no signo Leão- a pessoa sofre perigo de animais selvagens e cães.

Karakamsa no signo Virgem- a pessoa terá um corpo pesado e morrerá de doenças de pele ou acidentes com fogo.

Karakamsa no signo Balança- a pessoa terá sucesso no mundo dos negócios.

Karakamsa no signo Escorpião- a pessoa enfrentará perigo de morte por afogamento, de répteis  ou devido a problemas de alimentação fornecida por uma ama de leite que substitui a mãe biológica.

Karakamsa no signo Sagitário- a pessoa enfrenta perigo de veículos e queda de árvores.

Karakamsa no signo Capricórnio-  a pessoa enfrentará perigos de animais aquáticos, terrestres e voadores.

Karakamsa no signo Aquário- a pessoa tem uma disposição caridosa e corre perigo de afogamento.

Karakamsa no signo Peixes- a pessoa tem uma disposição permanente para a caridade e alcançará a salvação.

Como nota saliente-se que os únicos signos que «escapam» a perigos potenciais são Balança e Peixes.

Efeito dos Planetas Colocados no  Signo Karakamsa

O Sol no Karakamsa lagna–  o nativo pode ser um membro do governo ou um excelente administrador. Alguns defendem que este resultado se alcança quando o Sol está colocado na 7ª casa a partir do Karakamsa.

Lua Brilhante (cheia) ou Vénus ou ambos no Karakamsa– a pessoa vive luxuosamente a partir da instrução académica  que adquiriu.

Parashara considera que os planetas referidos permitem à pessoa viver luxuosamente a partir da sua instrução académica quando estão colocados na ou 9ª casas a partir do Ascendente comum (Janma lagna) ou quando estão colocados em casas kendra ou trikona a partir do Karakamsa.

Marte colocado no Karakamsa lagna– A pessoa viverá de profissões ligadas à química, armas ou em profissões que usam o fogo.

Mercúrio no Karakamsa-  o nativo terá a profissão de tecelão, homem (ou mulher)  de negócios , empregado num negócio comercial, numa profissão artística ou no ensino.

Júpiter no Karakamsa lagna–  a pessoa sente inclinação para seguir a tradição a espiritualidade, a  filosofia e religião.

Vénus no Karakamsa lagna– o nativo terá um cargo governamental ou na administração pública ou colaborará de forma semi-independente com o governo. Será ambicioso (a) e terá longevidade.

Saturno no Karakamsa– a pessoa viverá com boa reputação, ganhando nome na sua família e viverá do próprio esforço. Será honesta e terá nobreza de caráter. Este yoga será mais evidente quando o Karakamsa é Balança, Sagitário, Capricórnio e Aquário.

Uma outra leitura para a posição de Saturno no Karakamsa é que a pessoa caçará na floresta, será desonesta, lidará com metais, venenos e produtos químicos.

Ketu no Karakamsa- a pessoa terá um negócio de demolições. Possuirá sabedoria mundana, será falsa e  enganadora  e  atuará de forma fraudulenta.

Saturno e Rahu em conjunto no Karakamsa–  a pessoa terá uma profissão independente.  Pode agir de forma maliciosa, se isso for necessário para atingir os seus objetivos, embora o faça de forma escondida.

Lua colocada no Karakamsa  e  quando este corresponde ao signo Caranguejo–  a pessoa ganhará a vida através de comércio marítimo ou fará parte da Marinha.

Se a Lua estiver no Karakamsa, tal como referido na situação anterior, e receber, além disso, o aspeto de Vénus, fará grandes negócios usando um barco de transporte.

Sol conjunto com Rahu no Karakamsa – indica que o nativo morrerá de mordedura de serpente ou sofrerá perigo de serpentes. O mesmo acontece  quando Rahu ou Ketu está colocado na 2ª casa a partir do Sol.

Quando o Sol e Rahu recebem o aspeto de um planeta naturalmente benéfico ou estão em conjunção com este no Karakamsa  e este coincide com o signo Caranguejo, a pessoa não sofrerá qualquer perigo na vida, pois o dosha é cancelado e  o nativo  não morrerá devido a esta combinação.

Quando estes planetas estão no Karakamsa e recebem o aspeto de um planeta naturalmente benéfico, o nativo  viverá da prática da medicina.

Sol e Ketu no Karakamsa  recebendo o aspeto de um planeta naturalmente benéfico–  o nativo vive da produção de medicamentos à base de venenos.

No próximo artigo continuaremos a falar dos yogas no sistema astrológico de Jaimini e da sua interpretação.

Também Poderá Gostar de Ler

2 Thoughts to “Yogas no sistema Jaimini-  Chara Karaka e Karakamsa yogas”

  1. Ramkumar KumarRamkumar

    What is the navamsa used for Jaimini? How do you get karakamsa lagna?

    1. Please read the content published for the tag «Astrologia Jaimini» because the answer is that has to do with everything!

Leave a Comment