Yogas no Sistema Jaimini- Raj yogas

Homem rico

Neste artigo falamos dos yogas no sistema Jaimini.  A maioria dos Raj yogas considerados pelo sistema Jaimini são os mesmos referidos por  Parashara na sua obra magistral Brihat  Hora Sastra, podendo dizer-se que os dois sistemas se complementam.

Como acontece com os yogas em geral , estes  dão resultados durante o período dasa dos planetas que os formam, sendo também necessário não haver Aristha yogas (combinações que produzem efeitos negativos)   a contrariar esses efeitos.

O Rajyoga é indicador de fama, posição, riqueza e elevado estatuto social. Como fatores gerais, pode considerar-se que tanto o Ascendente como o Karakamsa , o Atmakaraka e o regente da 5ª casa , o Putrakaraka e o Amatya Karaka são fatores fundamentais na formação dos Rajyogas. Em menor evidência, o regente da 1ª e da 7ª casas são também elementos que formam Raj yogas.

Assim, quando o regente do Ascendente e o regente da 5ª casa estão exaltados e bem colocados produz-se um forte Rajyoga.

Quando o Atmakaraka e o regente da 5ª casa estão associados com o Ascendente e /ou com a 5ª casa, também se produz um Raj yoga.

Quando o  regente da 1ª e da 7ª casa estão bem colocados no Ascendente ou na 7ª casa, formam Rahj yoga. Se  estão associados com o Atmakaraka e o Putrakaraka também se forma  um Rajyoga.

Quando o regente da 9 casa e o Atmakaraka estão colocados no Ascendente e /ou na 5ª  ou  na 7ª casa , forma-se Raj yoga.

Planetas benéficos colocados na 2ª, 4ª e 5ª casa a partir do Atmakaraka, formam Raj yoga.

Planetas benéficos colocados na 2ª, 4ª, 5ª casas a partir do regente do Ascendente  e do regente da 7ª casa «tornam o nativo um rei».

Quando Vénus é o Putrakaraka e está em conjunção  ou em aspeto com a Lua brilhante (fase de lua cheia)  forma um Raj yoga.

Quando o Amatya karaka está em aspeto com o regente da 10ª casa a partir do Ascendente o nativo torna-se ministro. O mesmo acontece quando o Amatya karaka está colocado na 10ª casa a partir do Ascendente (o cargo de ministro poderá ser equivalente a um chefe executivo intermédio na administração pública ou na estrutura política local.)

O Amatya karaka colocado na 5ª ou na 7ª casa e em conjunção com  um planeta benéfico, produz um Raj yoga.

Quando o  Ascendente, a 5ª ou a 7ª casa estão ocupados por Júpiter, Vénus ou a Lua ,o nativo adquire um status proeminente na administração pública.

Quando Vénus e a Lua estão na 4ª casa a partir do Atmakaraka, o nativo  recebe patrocínio do governo.

Quando, a partir do regente do Ascendente ou do regente da 7ª casa, há planetas benéficos na 2ª, 4ª, 5ª e 8ª casas,  forma-se Raj yoga.

Forma-se um poderoso Rajyoga quando o Janma lagna (o «Ascendente» natal comum) o Hora Lagna e o Ghatika Lagna recebem todos o aspeto de um planeta. Não tem de ser o mesmo planeta a lançar aspeto para estes Ascendentes.

Há quem considere que o yoga também se forma se, em vez do Ascendente comum referido , for  considerada a posição da Lua (Chandra lagna) em conjunto com o Hora lagna e Ghatika lagna.

Este yoga está presente com menor intensidade quando um ou dois destes Ascendentes recebem aspeto mas um ou dois não recebem aspetos.

Quando na Navamsa (divisional D-9) o Ascendente, Hora lagna e Ghatika lagna recebem todos  aspeto de um planeta (não tem de ser o mesmo em relação a todos) forma-se um Rajyoga.

Planetas na  1ª ou 7ª casa a partir do Janma lagna e do Drekkana lagna ou navamsa lagna. Este yoga torna-se ainda mais poderoso se são os mesmos planetas a formar aspeto com a 1ª ou 7ª casas dos Ascendentes referidos.

Quando Marte, Vénus e Ketu estão em aspeto mútuo, forma-se também um Raj yoga.

O Sol colocado no signo de exaltação ( Carneiro) em conjunção com o Atmakaraka, forma Rajyoga.

Quando um planeta está em aspeto com o mesmo ponto da carta na carta natal e na carta da Lua (em que a posição da Lua é considerada a 1ª casa), na Navamsa , Drekkana e na carta divisional D-7, forma-se um Raj yoga.

Quando  Vénus, Marte e Ketu estão colocados na 3ª casa a partir de si próprios e em aspeto uns com os outros, forma-se uma combinação que confere sucesso e fama . Para consultar os aspetos no sistema Jaimini, leia o artigo aqui.

Para o sucesso na carreira, é muito auspicioso que a 2ª, 4ª e 5ª casas a partir do Amatyakaraka sejam fortes e contenham planetas auspiciosos.

Quando há planetas maléficos colocados na 3ª ou 6ª casas a partir do regente do Ascendente ou do regente da 7ª casa, o nativo torna-se um chefe militar.

Terminamos os Rajyogas no sistema Jaimini. Continuaremos a descrever outros yogas deste sistema no próximo artigo.

Também Poderá Gostar de Ler

Deixe um comentário a sua opinião conta