Configurações de Capacidade Intelectual

rapariga em traje académico

Continuamos a descrever os yogas no sistema astrológico de Jaimini, hoje com descrevendo configurações que revelam as capacidades intelectuais.

Quando Mercúrio está colocado na ou 5ª casa a partir do Karakamsa, a pessoa será um grande sábio que atinge a iluminação.

Quando Júpiter e a Lua estão colocados no karakamsa ou na 5ª casa a partir do Karakamsa, a pessoa será um(a) autor (a). O mesmo resultado acontece se estiverem colocados na 9ª casa a partir do Karakamsa ou no Ascendente ou na 5ª casa a partir do Ascendente comum. Há uma exceção : quando a 5ª ou 9ª casas referidas coincidem com o signo Peixes, o yoga não se forma.

Quando Vénus e a Lua estão colocadas no Karakamsa, no Ascendente comum ou na 5ª ou na 9ª casa a partir do karakamsa ou do Ascendente comum, a pessoa  terá menos possibilidades de ser um (a) autor (a).

Quando Mercúrio e a Lua estão colocados no Karakamsa ou no Ascendente comum ou estão na 5ª ou 9ª casa a partir do Ascendente ou do Karakamsa, há ainda menos possibilidades de obter reconhecimento como autor (a).

Quando Vénus está colocado na 5ª ou 9ª casa a partir do karakamsa, a pessoa será poeta ou orador e terá conhecimento da literatura.

Quando a 5ª ou 9 ª casa a partir do Karakamsa recebe o aspeto de Vénus o yoga também se manifesta, mas é mais fraco.

Quando Júpiter está colocado na 5ª ou na 9ª casa a partir do Karakamsa, a pessoa terá muitos conhecimentos e será um (a) autor (a). O mesmo efeito ocorre quando a 5ª ou 9ª casa a partir do karakamsa recebe o aspeto de Júpiter.

Quando Júpiter está colocado na 5ª ou na 9ª casa a partir do karakamsa, em conjunção com um planeta debilitado, a pessoa usará o seu conhecimento para maus propósitos.

Quando há um planeta debilitado na 5ª ou na 9ª casa a partir do karakamsa, a pessoa não terá  o dom da oratória.

Quando Júpiter está colocado na 5ª casa a partir do Karakamsa, a pessoa será um (a) linguista ou será perita na recitação dos Vedas (e outros textos clássicos de sabedoria).

Quando o regente do Ascendente ou do Karakamsa recebe o aspeto do regente da 5ª casa a partir do Karakamsa, o nativo será um sábio.

Quando Saturno está colocado na 5ª  ou na 9ª casa a partir do Karakamsa ou quando Saturno lança aspeto para a 5ª ou a 9ª casa a partir do Karakamsa, a pessoa tem medo de falar em público e não consegue dar respostas prontas.

O mesmo efeito acontece quando Saturno está colocado na 5ª ou 9ª casa a partir do Ascendente comum ou lança aspeto para essas casas a partir do Ascendente comum.

Quando Mercúrio está colocado na 5ª  ou 9ª casa a partir do karakamsa, o nativo será um (a) académico (a) especialista na interpretação dos textos dos Vedas. (para os ocidentais, poderá ser alguém especialista na interpretação da Bíblia e/ou outros textos sagrados/filosóficos.

Quando a Lua está colocada na 5ª ou 9ª casa a partir do Karakamsa; ou se está na 5ª casa a partir do Ascendente comum; ou se a Lua está em aspeto com a 5ª ou a 9ª casa a partir do Karakamsa, a pessoa será um (a) académico (a) na área dos números, da Literatura ou da Música.

Quando Marte está colocado na 5ª ou na 9ª casa a partir do Ascendente comum ou do Karakamsa, a pessoa será instruída e perita em Lógica.

Quando o Sol está colocado na 5ª ou na 9ª casa a partir do Karakamsa, a pessoa será um filósofo ou músico.

Quando Júpiter está colocado na 5ª casa a partir do Karakamsa, a pessoa é adepta do saber tradicional.

Quando Ketu está colocado na 5ª ou na 9ª casa a partir do Karakamsa, a pessoa será um Matemático.

Vários astrólogos consideram que os yogas que revelam capacidades intelectuais  também se formam na 2ª casa  a partir do Karakamsa. Em alguns casos, também parecem verificar-se quando lidos na 3ª casa a partir do Karakamsa.

Também Poderá Gostar de Ler

Deixe um comentário a sua opinião conta